IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A PESQUISA CIENTÍFICA CONTRIBUINDO NAS REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE O LIXO EM AMBIENTE ESCOLAR EM BELO HORIZONTE-MG
Bernadete Bittencourt Rodrigues 1
Alecir Antônio Maciel Moreira 1
(1. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
INTRODUÇÃO:

O ser humano é parte integrante do ambiente no qual vive, encontrando nele, os recursos necessários para sua sobrevivência. Entretanto, a ação antrópica tem desrespeitado a velocidade dos ciclos naturais gerando repercussões sobre o ambiente. A exploração dos recursos tem ocorrido de forma pouco racional o que contribui para a crescente degradação do sistema. A educação tem sido apontada como importante instrumento de mediação das relações Homem-Natureza.

Esta pesquisa, desenvolvida em 2004 e 2005, procurou compreender como que as questões ambientais vêm sendo discutidas nas escolas públicas de ensino fundamental de Belo Horizonte. Seu objetivo foi identificar a forma de relação com o ambiente de comunidades escolares, a partir de sua inserção geográfica e social em área central e em área periférica, na perspectiva de alunos e professores.

Procurou-se identificar a existência de práticas coletivas da relação com o ambiente escolar; a relação entre a teoria e a prática das questões ambientais; o tipo de lixo produzido localmente; quantificar o volume de tais resíduos e identificar e mapear os pontos de disposição do lixo.

O trabalho é de fundamental importância tendo em vista as atuais discussões acerca da manutenção do ambiente em que vivemos e as preocupações com o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas nos quais se tem interferido. Almejou-se com esta pesquisa contribuir na formação de cidadãos conscientes da necessidade do uso racional e responsável dos meios naturais.

METODOLOGIA:

Esta pesquisa de iniciação científica foi realizada com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e contou com algumas fases. Num primeiro momento foi feito um levantamento bibliográfico para a construção do arcabouço teórico, fundamental para as posteriores reflexões. Em um momento seguinte foi feita a eleição de duas escolas da rede pública de ensino fundamental de Belo Horizonte, que atendessem às necessidades do trabalho e pudessem constituir a amostra de pesquisa. As escolas escolhidas atendem a grupos sociais distintos e localizam-se em posições geográficas diferenciadas no espaço urbano da capital mineira, uma em região central e outra em região periférica.

Em um terceiro momento foi feita a coleta de dados. Para tanto elegeu-se o método quanti-qualitativo com aplicação de questionários para alunos e professores. Também foi feito um mapeamento da disposição do lixo encontrado nas escolas que posteriormente figurou no relatório de pesquisa em formato de croquis.

De posse dos dados coletados ocorreu a tabulação e o ajustamento dos mesmos tendo em vista a diferença de amostras coletadas em cada instituição. A escola da região central apresentou uma amostra maior que a escola da região periférica. Com o auxílio da técnica da Amostragem Estratificada Proporcional foi possível equilibrar as amostras, calcular as freqüências e construir os gráficos.

Por fim procedeu-se à análise e interpretação dos dados e a redação final do trabalho.

RESULTADOS:

Foram analisados 162 questionários de alunos sendo 81 de cada escola e 12 questionários de professores sendo 6 de cada escola. Apesar de ser uma amostra restrita, ela foi suficiente para ilustrar a realidade das escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte, quando se trata do trabalho com a Educação Ambiental (EA).

Os dados indicaram que quase a totalidade dos alunos (96%), reconhecem a importância do tratamento da temática. Entretanto, mais da metade dos entrevistados afirmaram não gostar da forma como as questões são trabalhadas.

As respostas dos questionários aplicados aos professores serviram como base de comparação das ações dos profissionais que trabalham nas diversas regiões da cidade. Também pode-se confrontar as respostas dos alunos com as respostas dos professores.

Na análise dos croquis produzidos foi possível verificar que, o que é aprendido na teoria não é transposto para a prática. Tanto na escola da região central, quanto na escola da região periférica foi encontrado lixo no chão mesmo na proximidade das lixeiras. Acredita-se que o problema esteja relacionado à não internalização das teorias, ou a não significação, pelo aluno, da temática, sendo que, o cuidado com o ambiente não é retido na mente de cada aluno.

CONCLUSÕES:

Os resultados desta pesquisa serviram para constatar a urgência de ações voltadas para a reestruturação dos trabalhos de Educação Ambiental em tais instituições de ensino.

Tendo em vista uma das metas desta pesquisa ter sido a investigação de formas adequadas para intervir na percepção que a comunidade escolar tem sobre a relação Homem-Ambiente, propôs-se a discussão de possíveis práticas que as escolas poderiam adotar para tal intervenção.

Por ser aluna do curso de Turismo e por tal projeto ter surgido dentro de tal academia, a pesquisadora procurou delimitar quais as contribuições de tal atividade para a melhoria da Educação Ambiental nas escolas de nível fundamental.

Uma possível contribuição seria atrelar a Educação Ambiental trabalhada nas escolas às práticas de lazer. A introdução de atividades de lazer no ambiente escolar pode proporcionar melhorias nos resultados e na ressignificação das práticas em relação ao ambiente, elevando assim os índices de aprendizagem por parte dos alunos e também dos animadores.

O turismo pode contribuir para a melhoria da Educação Ambiental, produzindo espaços de sociabilidade ambientalmente mais saudáveis e criando uma reflexão sobre os recursos e a sociedade de consumo.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação Ambiental; Escola; Lixo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006