IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 4. Materiais Odontológicos

INFLUÊNCIA DO CICLO DE POLIMERIZAÇÃO NA SORÇÃO, SOLUBILIDADE, TEMPERATURA DE TRANSIÇÃO VÍTREA E NA MICRODUREZA DE RESINAS ACRÍLICAS PARA MICROONDAS

Daniel Candido Haddad 1
Carmen Beatriz Borges Fortes 2
Susana Werner Samuel 3
Ulisses Campregher 3
(1. Graduando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS; 2. Orientadora. Departamento Odontologia Conservadora da UFRGS; 3. Departamento Odontologia Conservadora da UFRGS)
INTRODUÇÃO:
A perda dental não é um problema recente e tem acompanhado a humanidade há muito tempo. Existe um envelhecimento populacional do mundo ocidental, e a projeção é que, por volta de 2025, mais de 50% da população terá acima de 50 anos. Mesmo com todos os programas de prevenção na área da saúde bucal, é provável que muitas dessas pessoas necessitem de dentaduras para substituir os dentes perdidos. Para esses pacientes é importante que seja fornecida uma dentadura que além de restabelecer a função mastigatória, seja esteticamente aceitável, pois ela terá influência muito positiva na sua qualidade de vida. A resina acrílica é atualmente o material de escolha para tal fim: possui a qualidade estética necessária, é barato e de fácil processamento. Mesmo assim, não é ideal em todos os aspectos. Essas resinas, segundo a ISO 1567, são classificadas como termopolimerizáveis (tipo 1), autopolimerizáveis (tipo 2), termoplásticas (tipo 3), fotoativadas (tipo 4) e polimerizáveis com energia de microondas (tipo 5). Contudo, a literatura, ainda hoje, carece de estudos que avaliem as propriedades da resina acrílica para microondas e se elas se modificam quando utilizados ciclos de polimerização diferentes daquele recomendado pelo fabricante da resina. Com base na literatura existente, o objetivo desse trabalho foi avaliar a influência dos diferentes ciclos de polimerização na sorção, solubilidade, temperatura de transição vítrea e microdureza de uma resina acrílica para microondas.
METODOLOGIA:

Para a realização da pesquisa foram criados dois grupos, um controle e um teste. No primeiro utilizou-se a resina acrílica da marca comercial OndaCryl seguindo as orientações do fabricante. No segundo, utilizou-se a mesma resina, porém, sendo submetida a um ciclo curto de polimerização, de 3 minutos, a 580W. Para avaliar as propriedades de sorção e solubilidade foram confeccionados 5 discos para cada grupo, conforme a ISO 1567. Para esses ensaios, os corpos de prova foram imersos, individualmente, num recipiente contendo 50 mL de água destilada e mantidos em estufa a 37ºC. Já para avaliar a microdureza Knoop (KHN) e a temperatura de transição vítrea (Tg), foram confeccionados para cada grupo outros 5 corpos de prova, medindo 10x20x3 mm. Para o ensaio de dureza foi empregado o microscópio MICROMET® (Bueller, Germany). Foram realizadas 5 endentações com carga de 25g durante 10 segundos, em cada corpo de prova. Com o objetivo de avaliar as alterações intermoleculares dos diferentes métodos, foram retiradas da superfície desses corpos de prova 10mg de material para análise por Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC). Esse ensaio, para estabelecer a Tg do material, foi realizado em um aparelho da marca comercial Perkin Elmer DSC 4. Houve um aquecimento de 10ºC/min variando de 40ºC até 200ºC.

RESULTADOS:
Os resultados passaram no teste de normalidade e foram analisados através de estatística paramétrica pelo teste "t" de Student com um intervalo de confiança de 95%. Para a sorção, não foi encontrada diferença estatisticamente significante com p=0,362. Considerando a solubilidade, foi encontrada diferença estatisticamente significante com p<0,001, com o ciclo do fabricante determinando menor solubilidade do que o ciclo curto. Em relação à microdureza Knoop, foi encontrada diferença estatisticamente significante com p=0,022, com o ciclo do fabricante determinando maior dureza do que o ciclo curto. Já para a temperatura de transição vítrea (Tg), foi encontrada diferença estatisticamente significante com p=0,019, com o ciclo do fabricante determinando maior Tg do que o ciclo curto.
CONCLUSÕES:
As propriedades de microdureza Knoop e temperatura de transição vítrea apresentaram valores significativamente menores no ciclo reduzido. Os valores de sorção e solubilidade estavam dentro dos parâmetros da ISO 1567 para os dois ciclos, embora ambos tenham sido menores no ciclo do fabricante. Os dados obtidos nesse trabalho contra-indicam a redução no ciclo de polimerização defendida por alguns autores por reduzir a Tg, aumentar a solubilidade e reduzir a KHN do polímero.
Instituição de fomento: PET
 
Palavras-chave: resina acrílica; microondas; ciclos de polimerização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006