IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
LIMITES  E ALCANCES DA EDUCAÇÃO CONTINUADA E A DISTÂNCIA,   MEDIADA POR TECNOLOGIAS, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria da Glória Noronha Serpa  1
Elizabeth Danziato Rêgo 2
Maria Fernanda Noronha Serpa 3
(1. Centro Universitário de Brasília- Pedagogia- UniCEUB ; 2. Universidade de Brasília- Dep. Métodos e Tècnicas - UnB ; 3. Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá - Docência em Ensno Superior-FAPI)
INTRODUÇÃO:

A educação continuada e a distância, mediada por tecnologias, tem sido apontada como uma alternativa capaz de contribuir com a melhoria da qualidade da formação de professores. Sob essa perspectiva, o Centro de Formação Continuada de Professores, da Universidade de Brasília, promoveu o curso “Formação de Professores em Educação Continuada e a Distância, mediada por tecnologias” compondo o programa de “Formação Continuada em Alfabetização e Linguagem” que integra a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, do Ministério da Educação. O curso objetivou formar professores  para leitura e vivência críticas com as tecnologias, capacitando-lhes para o desenvolvimento de habilidades para “aprender a aprender” e “aprender a ensinar”, em ambientes virtuais. Nesse contexto, enfatizaram-se as mediações pedagógicas com uso de recursos tecnológicos como os fóruns virtuais, com vistas à construção coletiva, dialógica e interativa de saberes, em rede. Foi realizado sob a modalidade híbrida da EAD, combinando encontros presenciais e atividades virtuais desenvolvidas no ambiente de aprendizagem Moodle-UnB. A EAD mediada por tecnologias é uma modalidade desafiadora, vez que demanda uma nova compreensão do que significa ensinar e aprender em ambientes virtuais.Portanto, são relevantes as pesquisas que possam fundamentar o conhecimento nesse âmbito. Este trabalho apresenta os resultado de uma avaliação do mencionado curso, destacando-se aspectos sobre seus limites e alcances.

METODOLOGIA:

 A avaliação do referido curso se desenvolveu sob a perspectiva de uma pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada em pressupostos da fenomenologia e da teoria crítico-social. Sob essa perspectiva, buscou-se compreender a complexidade do fenômeno educativo a partir dos pontos  de vistas dos sujeitos, traduzidos nos  significados, valores e símbolos que atribuíam às vivências, inter-relações entre alunos-tutores  e ao papel das mediações pedagógicas concretizadas, sobretudo, nos encontros virtuais, com o uso dos recursos tecnológicos como a utilização de imagens, discussões nos fóruns virtuais e wikis. Para a busca de informações foram realizadas entrevistas semi- estruturadas  e observações participantes, em especial,  no desenvolvimento do trabalho de tutoria. Adicionalmente, realizaram-se análises reflexivas sobre as opiniões, expectativas, dificuldades e satisfação dos alunos - manifestadas na avaliação do curso e  auto-avaliação  que lhes foram solicitadas.  No sentido da  compreensão, buscamos respostas às seguintes questões: como se sentiram, se relacionaram e aprenderam os professores- alunos nessa modalidade de EAD, mediada por tecnologias? Quais as limitações e alcances da EAD, mediada por tecnologias, na formação dos professores? Quais os desafios e possibilidades das tecnologias na concretização da mediação pedagógica, no âmbito da educação continuada e a distância, mediada por tecnologias?

RESULTADOS:

Um  primeiro achado da pesquisa foca o alcance de dinâmicas virtuais permeadas por imagens e atividades lúdicas na  integração e familiarização dos participantes com o ambiente virtual de aprendizagem. Essas atividades mostraram-se eficazes na criação de um clima saudável de convivência, de confiança, de co-laboração, nos primeiros momentos do curso - com continuidade no decorrer do mesmo. Nesse contexto, evidenciam-se  o papel das mediações,  por meio das imagens e do lúdico os quais, não se reduzindo à meras ilustrações,  permitiram  o trânsito de símbolos a uma linguagem que comunica, provoca e dá sentido enquanto produz significados nas apropriações dos saberes. Evidenciam-se, também, alcances e limitações na participação nos fóruns virtuais, observando-se que as dinâmicas vão sendo “tecidas” gradativamente, pois, inicialmente, observaram-se limitações no estabelecimento de reflexões conjuntas. Contudo, mediante a provocação da tutoria, essas situações alcançam novos movimentos com efetivas cooperações e interações, demonstrando as possibilidades dos fóruns virtuais, como espaços de mediações no  enriquecimento da aprendizagem colaborativa, em rede.  Aliado a esses achados, o estudo evidencia também problemas  na construção e oferta do curso, sobretudo, no âmbito técnico-pedagógico, cerceando, por vezes, o melhor acompanhamento, tutoria e gerenciamento do curso, assim como, a intenção de concretização de uma efetiva interdisciplinaridade na construção conjunta do saber.

CONCLUSÕES:

A avaliação do  curso “Formação de Professores em Educação Continuada e a Distância, mediada, por tecnologias” vem, com efeito  mostrar que são grandes os desafios colocados pela EAD, às instituições de ensino superior, sobretudo, com relação à formação continuada de professores. São desafios de ordem epistemológica, ontológica, didático-pedagógica e metodológica que requer a revisão do próprio conceito e sentido da educação que almejamos construir. É no enfrentamento desses desafios que vão se revelando as implicações das mediações pedagógicas, com o uso de recursos tecnológicos, nas “novas” relações entre materiais e sujeitos da educação na construção coletiva do saber. Sob essa perspectiva, a pesquisa - corroborando outros estudos- evidencia a importância de cuidados para a integração dos participantes no sentido de superar a distância, imposta pelo virtual. Similarmente, o estudo aponta a necessidade da melhor exploração dos fóruns virtuais, e de outros recursos para a construção das almejadas comunidades de aprendizagem, permeadas pela interdisciplinaridade- aspecto ressentido no curso. Não obstante às limitações e dificuldades apontadas, a pesquisa revela um alto índice de satisfação e aprendizagem dos participantes. Contudo, seus resultados indicaram que há, ainda, muito a aprender com vistas à construção de uma educação a distância, mediada por tecnologias que responda aos anseios de uma educação efetivamente democrática, dialógica e comunicativa.

 
Palavras-chave: Educação a Distância, mediada por tecnologias; Formação continuada e a distância de professores; Novas tecnologias na educação e educação a distância.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006