G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
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LIMITES E ALCANCES DA EDUCAÇÃO CONTINUADA E A DISTÂNCIA, MEDIADA POR TECNOLOGIAS, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
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Maria da Glória Noronha Serpa 1 |
Elizabeth Danziato Rêgo 2 |
Maria Fernanda Noronha Serpa 3 |
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(1. Centro Universitário de Brasília- Pedagogia- UniCEUB ; 2. Universidade de Brasília- Dep. Métodos e Tècnicas - UnB ; 3. Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá - Docência em Ensno Superior-FAPI) |
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INTRODUÇÃO: |
A educação continuada e a distância, mediada por tecnologias, tem sido apontada como uma alternativa capaz de contribuir com a melhoria da qualidade da formação de professores. Sob essa perspectiva, o Centro de Formação Continuada de Professores, da Universidade de Brasília, promoveu o curso “Formação de Professores em Educação Continuada e a Distância, mediada por tecnologias” compondo o programa de “Formação Continuada em Alfabetização e Linguagem” que integra a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, do Ministério da Educação. O curso objetivou formar professores para leitura e vivência críticas com as tecnologias, capacitando-lhes para o desenvolvimento de habilidades para “aprender a aprender” e “aprender a ensinar”, em ambientes virtuais. Nesse contexto, enfatizaram-se as mediações pedagógicas com uso de recursos tecnológicos como os fóruns virtuais, com vistas à construção coletiva, dialógica e interativa de saberes, em rede. Foi realizado sob a modalidade híbrida da EAD, combinando encontros presenciais e atividades virtuais desenvolvidas no ambiente de aprendizagem Moodle-UnB. A EAD mediada por tecnologias é uma modalidade desafiadora, vez que demanda uma nova compreensão do que significa ensinar e aprender em ambientes virtuais.Portanto, são relevantes as pesquisas que possam fundamentar o conhecimento nesse âmbito. Este trabalho apresenta os resultado de uma avaliação do mencionado curso, destacando-se aspectos sobre seus limites e alcances. |
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METODOLOGIA: |
A avaliação do referido curso se desenvolveu sob a perspectiva de uma pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada em pressupostos da fenomenologia e da teoria crítico-social. Sob essa perspectiva, buscou-se compreender a complexidade do fenômeno educativo a partir dos pontos de vistas dos sujeitos, traduzidos nos significados, valores e símbolos que atribuíam às vivências, inter-relações entre alunos-tutores e ao papel das mediações pedagógicas concretizadas, sobretudo, nos encontros virtuais, com o uso dos recursos tecnológicos como a utilização de imagens, discussões nos fóruns virtuais e wikis. Para a busca de informações foram realizadas entrevistas semi- estruturadas e observações participantes, em especial, no desenvolvimento do trabalho de tutoria. Adicionalmente, realizaram-se análises reflexivas sobre as opiniões, expectativas, dificuldades e satisfação dos alunos - manifestadas na avaliação do curso e auto-avaliação que lhes foram solicitadas. No sentido da compreensão, buscamos respostas às seguintes questões: como se sentiram, se relacionaram e aprenderam os professores- alunos nessa modalidade de EAD, mediada por tecnologias? Quais as limitações e alcances da EAD, mediada por tecnologias, na formação dos professores? Quais os desafios e possibilidades das tecnologias na concretização da mediação pedagógica, no âmbito da educação continuada e a distância, mediada por tecnologias? |
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RESULTADOS: |
Um primeiro achado da pesquisa foca o alcance de dinâmicas virtuais permeadas por imagens e atividades lúdicas na integração e familiarização dos participantes com o ambiente virtual de aprendizagem. Essas atividades mostraram-se eficazes na criação de um clima saudável de convivência, de confiança, de co-laboração, nos primeiros momentos do curso - com continuidade no decorrer do mesmo. Nesse contexto, evidenciam-se o papel das mediações, por meio das imagens e do lúdico os quais, não se reduzindo à meras ilustrações, permitiram o trânsito de símbolos a uma linguagem que comunica, provoca e dá sentido enquanto produz significados nas apropriações dos saberes. Evidenciam-se, também, alcances e limitações na participação nos fóruns virtuais, observando-se que as dinâmicas vão sendo “tecidas” gradativamente, pois, inicialmente, observaram-se limitações no estabelecimento de reflexões conjuntas. Contudo, mediante a provocação da tutoria, essas situações alcançam novos movimentos com efetivas cooperações e interações, demonstrando as possibilidades dos fóruns virtuais, como espaços de mediações no enriquecimento da aprendizagem colaborativa, em rede. Aliado a esses achados, o estudo evidencia também problemas na construção e oferta do curso, sobretudo, no âmbito técnico-pedagógico, cerceando, por vezes, o melhor acompanhamento, tutoria e gerenciamento do curso, assim como, a intenção de concretização de uma efetiva interdisciplinaridade na construção conjunta do saber. |
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CONCLUSÕES: |
A avaliação do curso “Formação de Professores em Educação Continuada e a Distância, mediada, por tecnologias” vem, com efeito mostrar que são grandes os desafios colocados pela EAD, às instituições de ensino superior, sobretudo, com relação à formação continuada de professores. São desafios de ordem epistemológica, ontológica, didático-pedagógica e metodológica que requer a revisão do próprio conceito e sentido da educação que almejamos construir. É no enfrentamento desses desafios que vão se revelando as implicações das mediações pedagógicas, com o uso de recursos tecnológicos, nas “novas” relações entre materiais e sujeitos da educação na construção coletiva do saber. Sob essa perspectiva, a pesquisa - corroborando outros estudos- evidencia a importância de cuidados para a integração dos participantes no sentido de superar a distância, imposta pelo virtual. Similarmente, o estudo aponta a necessidade da melhor exploração dos fóruns virtuais, e de outros recursos para a construção das almejadas comunidades de aprendizagem, permeadas pela interdisciplinaridade- aspecto ressentido no curso. Não obstante às limitações e dificuldades apontadas, a pesquisa revela um alto índice de satisfação e aprendizagem dos participantes. Contudo, seus resultados indicaram que há, ainda, muito a aprender com vistas à construção de uma educação a distância, mediada por tecnologias que responda aos anseios de uma educação efetivamente democrática, dialógica e comunicativa. |
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Palavras-chave: Educação a Distância, mediada por tecnologias; Formação continuada e a distância de professores; Novas tecnologias na educação e educação a distância. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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