IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil

PAINÉIS DE CONCRETO LEVE: UMA ALTERNATIVA PARA O SISTEMA CONSTRUTIVO SCPAL

Miguel León González  1
Aldinei Paula Dias 1
André Paula Dias 1
Samuel Dereste dos Santos 1
(1. Universidade Cruzeiro do Sul )
INTRODUÇÃO:

O déficit habitacional existente no Brasil é um dos elementos que aumentam a falta de dignidade com que convive a população.  Visando a este aspecto, propôs-se uma pesquisa a fim de desenvolver um sistema construtivo barato, rápido e eficiente para a construção de moradias populares utilizando painéis pré-moldados como constituintes principais do sistema. A este sistema foi dado o nome de SCPAL – Sistema Construtivo de Painéis Auto-suportantes Leves (Leon Gonzalez 2002), baseado na sobreposição de painéis de concreto formando paredes estruturais, havendo, no encaixe vertical entre eles, abas que formam falsos pilares.

O objetivo deste trabalho é estudar o comportamento dos painéis do sistema SCPAL ao serem moldados com concreto leve confeccionados com agregado leve (vemiculita).

Os painéis moldados com concreto convencional atingem o peso de 54 kg por bloco, o que os torna razoavelmente pesados e de difícil transporte. Um peso ideal estaria em torno de 15 kg a menos do que o obtido com o concreto convencional.

METODOLOGIA:

Utilizando a metodologia de dosagem de concretos do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, da Universidade de São Paulo, foi determinado um traço de concreto convencional, com resistência característica (fck) de 10 MPa, que é a resistência característica de um bloco estrutural. De posse dos dados, foi efetuada a substituição dos agregados graúdos (brita 0) por vermiculita. Foram confeccionados 24 corpos de prova cilíndricos e foi efetuada a moldagem de seis painéis-parede para estudo do comportamento do painel com relação à moldagem e a deforma.

RESULTADOS:

O traço em massa utilizado foi de 1: 2,55: 3,55: 0,85 (cimento: areia: vermiculita: água) e o resultado de resistência característica Fcj aos 28 dias foi de (8,9 Mpa +/- 1%) e a densidade média do concreto obtido foi de (1575 kg/m3 +/- 0,8 %).

O painel do sistema SCPAL tem dimensões de 104 cm de comprimento, 40 cm de altura e 12 cm totalizando um volume de aproximadamente 50 litros. Em seu interior é colocada uma placa de EPS com volume de 14,4 litros, ou seja, a quantidade líquida necessária de concreto para a moldagem de um painel e 35,6 litros, tendo o peso final do painel ficado em 39kgf.

Com o objetivo de avaliar o processo de moldagem, deforma e manuseio, foram construídos seis painéis com resultados excelentes.

CONCLUSÕES:

Conclui-se que o estudo demonstrou uma nítida redução de 30% no peso específico médio do concreto, o que resultou num painel de 39 kg; isto demonstra um ganho significativo na facilidade de locomoção do mesmo no canteiro de obra.

A diminuição do peso final dos painéis de parede conseguida com o uso do concreto leve estudado acarreta uma melhoria significativa ao sistema, ampliando as possibilidades de disseminação deste no mercado da construção civil não apenas como solução para a construção de moradias de baixo custo mas também como boa alternativa de composição para outros tipos de estruturas que necessitam de painéis com estas características.

O diagnóstico positivo suplanta, também, a utilização deste painel em sistemas de construção de moradias em mutirões, pois, nestes, muitas vezes, a mão-de-obra existente é a feminina.

Constata-se, ainda, que, tendo os painéis um peso menor, consecutivamente as paredes descarregaram uma carga menor à fundação da edificação, o que significa uma menor utilização de materiais e diminuição do preço final da obra.

Destaca-se, assim a legitimidade da pesquisa apresentada, que, além de ampliar os conhecimentos de seus autores, gera boas perspectivas para a continuidade do desenvolvimento do sistema construtivo SCPAL, iniciado por  León-González em 2002.

 

 
Palavras-chave: concreto leve; painéis; sistema construtivo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006