IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada

INTERAÇÃO EM EVENTO SÍNCRONO REALIZADO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Sueli Cristina Marquesi 1, 2
Karlene da Rocha Campos 1, 2
(1. Universidade Cruzeiro do Sul; 2. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
INTRODUÇÃO:

Em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), a sala de bate-papo constitui uma das ferramentas utilizadas na configuração de cursos mais interativos. Por esse motivo, no contexto da educação a distância via Internet (EAD), são vários os estudiosos que se preocupam em pesquisar que estratégias podem ser utilizadas em aulas síncronas para garantir a motivação e, ainda, que recursos o mediador pode utilizar para estabelecer uma interação mais eficaz. Visando a contribuir para tais pesquisas, pretendemos, neste trabalho, apresentar trechos de uma aula online, em que foram utilizadas algumas estratégias lingüísticas que auxiliaram na interação entre os participantes de um chat, partindo de estudos sobre interação pela linguagem e subjetividade. A proposta foi aplicada em um curso de extensão, criado pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Cruzeiro do Sul (NEAD/UNICSUL), voltado para a formação de professores que se preparavam para atuar na área de educação a distância.

METODOLOGIA:

A pesquisa é de natureza teórico-analítica e insere-se nos campos da Educação a distância, da Teoria da Enunciação e da Lingüística Textual. As estratégias foram categorizadas com base em estudos que consideram a linguagem como forma de ação (Barros, 2002; Koch, 2000; van Dijk, 2000, 1983, 1977; Bronckart, 1999); em estudos que tratam da subjetividade da linguagem (Bakhtin, 2000, 1999; Benveniste, 1995, 1989) e em estudos que tratam da interação em cursos a distância (Holmberg, 1995; Moore, 1993; Porter,1997; Marquesi, 2001, 2002, 2004; Crescitelli & Elias, 2002; Campos, 2004).

RESULTADOS:

Os resultados da aplicação demonstraram que: a) as estratégias interacionais empregadas motivam o aluno a interagir entre si e com o professor em ambientes virtuais de aprendizagem e b) as estratégias interacionais propiciam maior atuação do estudante em eventos síncronos e motivam a construção do conhecimento.

CONCLUSÕES:

O trabalho realizado permite-nos concluir que: a) torna-se importante observar as contribuições que a Lingüística pode oferecer para professores e elaboradores de cursos no contexto da educação a distância; b) uma vez que a interação é fundamental no processo de aprendizagem, é essencial o desenvolvimento de estudos que enfoquem o modo como o professor se utiliza dos recursos lingüísticos para envolver o aluno em ambientes virtuais e c) o processo de interação auxilia na construção do conhecimento em EAD e, portanto, as propostas metodológicas para esse contexto devem considerar a utilização de estratégias interacionais lingüísticas que propiciem o envolvimento do aluno no processo de ensino e aprendizagem.

 
Palavras-chave: evento síncrono; ambiente virtual de aprendizagem; estratégias interacionais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006