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D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR SOBRE MARGARINAS
Mairy de Lourdes Martins Andrade 1
Maria José de Aquino Guedes 1
Rodrigo Benini Bonato 1
Alessandra Moraes Ferreira 1
Thamires Martins Soares de Andrade 2
Maria Sonia Lopes Duarte 1
(1. Faculdade de Minas/FAMINAS; 2. Centro Educacional São Francisco/CESF)
INTRODUÇÃO:

    

 A margarina é obtida por meio de hidrogenação de óleos vegetais, onde moléculas de hidrogênio são incorporadas aos ácidos graxos insaturados artificialmente a uma temperatura elevada de forma que os ácidos graxos insaturados tornam-se parcialmente hidrogenados.

        

              Hoje a indústria de alimentos coloca no mercado várias opções de margarina algumas comprovadamente mais saudáveis e outras sem nenhuma comprovação cientifica de seus benefícios.Assim temos no mercado margarina sem ácidos graxos trans, margarina adicionada de fibras e margarina com fitoesterois.

                Estudos comprovam que os ácidos graxos trans tem impacto nos níveis de colesterol sanguíneo e provocam o aumento dos níveis de LDL e a diminuição do HDL, importantes fatores de risco para as doenças cardiovasculares.Os fitoesterois são ingredientes encontrados normalmente numa dieta, mas em pequenas proporções. Tem propriedade de inibir a absorção de colesterol ruim (LDL) pelo corpo, sem alterar os níveis de colesterol bom (HDL) o que ajuda a promover níveis saudáveis de colesterol. Com relação às fibras, estas são elementos importantes na composição da dieta por estarem relacionada com o bom funcionamento intestinal e na regulação da absorção de glicose e lipídeos.

                 O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos consumidores sobre os tipos de margarina presentes no mercado.

 

    

         

METODOLOGIA:

Foram entrevistadas 212 pessoas em três supermercados da cidade de Mirai-MG, no período de 01/08/05 a 16/09/05. Os entrevistados foram abordados durante as compras de forma aleatória em diferentes horários e dias da semana.

RESULTADOS:

. Do total de entrevistados 69,66% consomem margarina diariamente, 30,34% não consomem margarina.

De acordo com o gráfico 1 em relação à percepção do consumidor sobre as margarinas presentes no mercado 70% não sabem o que é margarina sem ácido graxo trans, 95% não sabem o que é margarina com fitoesterois e 90% sabem o que é margarina enriquecida com fibras.

CONCLUSÕES:

Pelos resultados do trabalho é possível concluir que a maioria dos consumidores, no grupo estudado, não tem percepção sobre os diferentes tipos de margarinas colocados no mercado, desconhecendo os seus benefícios para a saúde e também outras informações como, por exemplo, que  os ácidos graxos alterados presentes na maioria das margarinas podem prejudicar a saúde acarretando risco cardiovascular, elevação do colesterol e a suscetibilidade de desenvolvimento de câncer, porém algumas margarinas, especialmente as variedades cremosas ou líquidas, são feitas de óleos não hidrogenados sendo, portanto pobres em ácidos graxos trans e que além das escolhas de margarinas cremosas e liquidas, os consumidores podem agora escolher margarinas contendo fitoesterois que reduz o colesterol sanguíneo quando consumido como parte de uma dieta pobre em gordura. As margarinas enriquecidas com fibras solúveis que são verdadeiros apelos ao consumidor, pois a quantidade de fibras existentes não justifica seu uso.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Margarina; Percepção; Consumidor.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006