IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
RECIFE FANTÁSTICO: CAUSOS E MAL-ASSOMBROS
Maria Izabela Macambira 1
(1. Professor do Ensino Fundamental da Prefeitura da Cidade do Recife/PCR)
INTRODUÇÃO:

 

As narrativas populares de causos e histórias mal-assombradas fazem parte de tradições difundidas oralmente e possuem grande valor cultural. O bairro de Dois Irmãos, por estar localizado entre matas e ter grande parte de seus moradores mais antigos vindos do interior do Estado, é um ambiente propício à proliferação de histórias fantásticas. Foi nesse ambiente urbano, com características rurais, que surgiu a necessidade de preservação e respeito às tradições populares, representadas na literatura oral.

 

 

 

 

 

METODOLOGIA:

Desenvolvemos nosso estudo a partir da leitura e comentários de diversos gêneros textuais que tratavam do tema: Causos e Mal-Assombros, apresentados em livros e folhetos de cordel. Também buscamos na Internet informações sobre conhecidas lendas do Recife assombrado. A partir daí, os alunos conversavam com pessoas mais velhas da comunidade e ouviam relatos de histórias assombrosas. Esses relatos eram comentados na sala de aula e transformados em textos que, depois de devidamente ilustrados pelos alunos e revisados coletivamente, foram transformados em livros e distribuídos entre os alunos e a comunidade, incluindo aí, os contadores dos causos. Participaram do projeto 38 alunos do 1.º aluno do 2.º ciclo da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, bairro de Dois Irmãos.

 

RESULTADOS:

Observou-se com essa pesquisa que, além do conhecimento e informações passadas pelos livros ou Internet, há fora deles, um rico universo cultural e outras formas de expressão. Expressões que devem fazer parte do cotidiano escolar. Pois, foi dessa forma, que os alunos da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, passaram a respeitar e valorizar a memória e as crenças de um povo, considerando, agora, que os diversos tipos de saberes são fundamentais na construção de uma escola-cidadã.

 

CONCLUSÕES:

Numa época de grandes comunicações e tecnologias, é papel da escola estimular os alunos e criar oportunidades para que haja uma maior articulação entre o saber erudito e a cultura popular. Assim, os causos ouvidos, comentados e reproduzidos através de textos pelos alunos, durante a realização desse projeto, favoreceram o fortalecimento e continuidade dessa tradição. Tradição que deve ser realimentada num mundo em permanente mutação.

Instituição de fomento: Prefeitura da Cidade do Recife/PCR
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Tradição; Causos; Popular.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006