IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA): A ELABORAÇÃO COM BASE NOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS E SUA IMPORTÂNCIA COMO MECANISMO DE PROLIFERAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE)

Daniel Bernardi Rohenkohl 1
(1. Dep. de Econ. e Contabilidade - UNIV. REG. DO NOROESTE DO ESTADO DO RS / UNIJUÍ)
INTRODUÇÃO:

No estudo das aplicações da responsabilidade social (RS), sua abordagem ultrapassa as barreiras da sociedade e gestões públicas, abrangendo variados campos de atuação, inclusive o empresarial. Dentro desta abordagem, diversos atributos surgiram para que esta ligação entre empresa e sociedade (stakeholders) pudesse contribuir para o controle e dissociação das informações. Assim como foram criadas entidades ligadas diretamente a este intuito, como o Instituto Ethos de Responsabilidade Social que contribui e intensifica os estudos e aplicações sobre a Responsabilidade Social Empresarial (RSE), também surgiram diversos mecanismos de utilização administrativa que facilitam o engajamento empresarial neste novo foco de atribuições das funções: a atuação empresarial como agente social. Dentro destes mecanismos encontra-se a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), um demonstrativo de ordem econômico-social que se utiliza das informações contábeis para evidenciar a agregação de recursos junto a sociedade. Desta forma, este trabalho busca evidenciar a DVA em empresas de setores da economia e demonstrar seu poder de interatividade e auxilio para com a RSE.

METODOLOGIA:
Levando em consideração o trabalho em questão, este enquadra-se como um estudo de pesquisa de natureza Aplicada, onde referenciou um estudo sobre a DVA e sua implementação em 6 (seis) empresas localizadas no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e que apresentam escrituração contábil permanente. Quanto aos objetivos, o trabalho estabelece a característica de Pesquisa Explanatória onde, através do levantamento bibliográfico sobre o assunto proposto, desenvolve práticas e cálculos com base nos demonstrativos das empresas referidas para o desenvolvimento das DVAs e que, para tal, atribui procedimentos Técnicos de ordem Bibliográfica, Documental e Estudo de Caso, onde busca na literatura existente base teórica para o desenvolver das atividades; base informacional nos demonstrativos apresentados pelas empresas e, por se tratar de um grupo de empresas, o mesmo qualifica-se como estudo de caso modalidade multicaso.
RESULTADOS:

A partir da obtenção de demonstrativos contábeis de 6 empresas dos setores: industrial, comercial e de prestação de serviços, e levando em consideração o modelo de DVA proposto pela FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, foi possível representar a facilidade de elaboração deste demonstrativo. Basicamente oriunda da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), as informações são de fácil alocação para a evidenciação da DVA, o que comprova sua facilidade.

 

Quando a sua importância e representatividade no aprimoramento da RSE, sua representação principal esta voltada quanto ao conjunto do demonstrativo, pois a DVA evidencia, através da dinâmica de sua estrutura, o resultado agregado à sociedade em valores e quais setores foram destinados. Uma informação valiosa na comprovação do emprenho empresarial frente ao beneficiamento social. Sendo assim e através do estudo e da implementação prática da DVA, foi possível estabelecer como cada empresa contribuiu para sociedade, qual contribuiu com mais significância e em quais setores. Desenvolvendo ainda uma analise de quocientes, é possível ainda desenvolver indicadores de interatividade da sociedade com a empresa, como: Valor Agregado por Empregado, Valor Agregado em relação ao Faturamento Bruto, etc, e que qualificam ainda mais as informações prestadas junto ao demonstrativo.
CONCLUSÕES:

Através das informações contidas nas demonstrações contábeis, em especial a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), foi possível desenvolver as DVAs nas empresas referidas apenas realocando informações e pesquisando dados para sua melhor adequação, o que comprova sua facilidade de evidenciação e preenchimento e sugerindo ainda a não necessidade de mão-de-obra especializada para seu desenvolvimento em empresas que ainda não demonstram.

 

Já frente aos resultados encontrados nas DVAs, estas intensificam o fator de interatividade social apresentando valores pelo qual a empresa  agregou à sociedade em seus processos. Valores divididos por setores da economia e que abrangem os mais variados meios de atividade social e que através da análise da distribuição do valor adicionado de todas as empresas em âmbito nacional, é possível qualificar os setores da economia que melhor interagem com a sociedade e estruturar, através da soma de todos valores adicionados pelas empresas, o valor do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

 

Importante destacar a necessidade de haver ética nas atribuições das funções, pois, através dos princípios de responsabilidade social, nada vale um emprenho pela evidenciação das informações sociais, como acontece com a demonstração da DVA, se o mesmo não for cumprido com zelo e responsabilidade, ou seja, pagando os impostos em dia, não os sonegando, oferecendo condições adequadas de trabalho, etc.
 
Palavras-chave: Demonstração do Valor Adicionado; Responsabilidade Social Empresarial; Contabilidade Social.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006