IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
INFLUÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO MOTORA NA EFICIÊNCIA DO FUNDAMENTO DE PASSE CURTO DO FUTEBOL
Álvaro Adolfo Duarte Alberto 1
(1. Universidade Federal do Amapá/UNIFAP)
INTRODUÇÃO:
A partir dos anos 50, a literatura científica vinculada a Psicologia do Esporte começa a prestar especial atenção sobre a Representação Motora como elemento indispensável de aprendizagem e aperfeiçoamento motor. P. A. Rudik, A. Z. Puni, N. A. Bernstein, A.V. Rodionov, H. Eberspächer, H. Hoffmann, J. Wiemeyer, entre outros, realizaram e realizam valiosos aportes a esta temática. Em geral os esforços destes estudos caminham na determinação do papel do modelo interno sobre o processo da aprendizagem motora e a qualidade de sua execução. Esta esfera científica constitui hoje em dia um dos objetos de estudo mais importante da aprendizagem motora. Assim, a presente pesquisa teve os objetivos de: a) determinar a qualidade do conteúdo vebalizado da Representação Motora no fundamento de passe curto no futebol de campo; b) determinar a qualidade da excução técnica do fundamento selecionado; e c) analisar a relação entre a qualidade das imagens do movimento no âmbito mental e a eficiência das ações técnicas. Portanto, o resultado desta pesquisa, servirá para se determinar quais os componentes dos movimentos que apresentam melhor e peor nível de expressão em suas Representações Motoras, e ao mesmo tempo levantar questionamentos sobre uma temática totalmente desconhecida e de inquestionável valor para todas as disciplinas esportivas, pois em nosso país as investigações e bibliografias na esfera da Representação Motora, são quase inexistentes.
METODOLOGIA:
O presente estudo foi realizada em 11 jogadores de futebol de campo da equipe A. S. Saint Elie da Guiana Francesa, do sexo masculino, com idade média de 18 anos. Para diagnosticar a qualidade do conteúdo da Representação Motora no fundamento técnico foi utilizada a prova psicológica de descrição oral com estimulação verbal (DOEV). Esta prova consiste em solicitar ao esportista a explicação de forma verbal de todos os detalhes técnicos de cada uma das fases do movimento, levando-se em conta os seguintes detalhes: 1o) a posição do pé de apoio; 2o) a semi-fllexão da perna de apoio; 3o) o equilíbrio do corpo; 4o) o olhar a quem vai passar a bola; 5o) a posição do pé de toque; e 6o) a força que se imprime ao movimento. Na avaliação da referida prova, se levou em conta a seguinte escala: 3-detalhe bem descrito; 2-detalhe descrito incompleto; 1-detalhe mal descrito; 0-detalhe omitido. Com o objetivo obter uma maior exatidão na avaliação desta prova, se utilizou um mini-gravador. Na avaliação da eficiência técnica, foi determinado aos jogadores que executassem o passe curto a uma distancia de mais ou menos 6 metros em direção a um companheiro A referida prova foi avaliado entre (0 e 3) pontos. Na obtenção de uma exatidão na avaliação da execução da referida prova, se utilizou a filmagem das ações com uma câmera de vídeo. Ambas as provas foram realizadas no mês de agosto de 2003 nas instalações do Ginásio Avertino Ramos na cidade de Macapá/AP.
RESULTADOS:
Os valores entre todos os elementos técnicos verbalizados conscientemente foram de 47.6%. Isto demonstra que as maiorias dos esportistas apresentam várias dificuldades para descrever, a través de palavras, determinados detalhes da Representação Motora do elemento técnico. É possível que esta qualidade esteja influenciada por aspectos como: a) deficiência na preparação teórica, pois a través dela se obterá uma explicação mais adequada dos detalhes, aprofundando-se a importância de cada um dos mesmos, com o objetivo de ampliar conhecimento dos esportistas sobre a estrutura, o conteúdo e os vínculos entre eles; e b) falta de correção e orientação do técnico durante as execuções práticas de determinados detalhes de grande importancia para a boa execução do fundamento. Quanto a análise da execução do fundamento técnico, os esportistas estudados alcançaram um resultado de 66.6%. Este percentual é mais positivo do que o da descrição oral com estimulação verbal. As dificuldades na emissão de uma resposta em determinadas fases, indicam que as imagens estão fixadas com erros no âmbito mental, o que pode incidir negativamente na boa qualidade da execução técnica. Ao aplicar o coeficiente de correlação, para se determinar a possível relação entre a qualidade das imagens e a eficiência da execução técnica, se obteve o resultado de 0.756298367.
CONCLUSÕES:
Após a análise dos resultados obtidos, e levando em conta os objetivos da presente investigação foi possível concluir que: 1-Se comprovou dificuldades da verbalização dos detalhes do elemento técnico na maioria dos esportistas estudados, o que denota deficiência na preparação teórica de ditos esportistas; 2-Os esportistas com melhores resultados na eficiência da execução do fundamento técnico alcançam também maiores valores na verbalização consciente da imagem do movimento; 3-Se obtiveram valores de correlação estatística significativa entre a qualidade da verbalização consciente dos detalhes e a qualidade da execução técnica.
 
Palavras-chave: Psicologia do Esporte; Representação Motora; Futebol.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006