IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem

A RELAÇÃO ENTRE A ENFERMAGEM E A ACUPUNTURA NA OBESIDADE

Luciara Fabiane Sebold 1
(1. CIEPH)
INTRODUÇÃO:

A humanidade enfrenta diversos problemas ambientais, culturais, sociais e de saúde. Um dos aspectos preocupantes da saúde é o surgimento de novas doenças e ou doenças que passaram a ter aspectos mais severos na história de vida do homem, como a obesidade. A evolução do ser humano é marcada pela busca incansável de novos desafios, deixando de lado aspectos saudáveis que o manterá vivo, tendo a Enfermagem o papel da manutenção e promoção da saúde. Neste aspecto, assemelha-se a Medicina Tradicional Chinesa, particularmente a acupuntura. O cuidado realizado pela enfermeira pode assumir outras dimensões alem das tradicionais, sendo a inter-relação entre a Enfermagem e a Acupuntura, uma das ferramentas no cuidado de pessoas com desequilíbrio energético, que pode favorecer a obesidade. A enfermeira pode usar a acupuntura no tratamento da obesidade para restabelecer o equilíbrio energético através do uso de agulhas inseridas em determinados pontos dos meridianos, com o objetivo de desbloquear ou fazer fluir o fluxo energético. Assim, este estudo teve como objetivo realizar e observar a eficiência e a eficácia da inter-relação entre o cuidado de enfermagem associado à acupuntura, no tratamento da obesidade.

METODOLOGIA:

O presente estudo identifica-se como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, tipo estudo de caso. Realizado em consultório particular, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, no período setembro de 2004 a dezembro de 2005, sendo que houve uma interrupção de quatro meses devido licença médica da pesquisadora. Paciente do sexo feminino, 36 anos, pesando 80 quilos, estatura de 1,67cm e Índice de Massa Corpórea (IMC) de 28,3. Foram realizados encontros semanais, que obedeceram a um rigor estabelecido através de um protocolo previamente elaborado, que constava de questões tanto objetivas como subjetivas de seu estado físico e emocional, como também exame físico. Além disso, a paciente foi orientada acerca da alimentação, segundo a concepção de CÓRDOVA (2003) e exercícios físicos durante todo o processo. Após a aplicação do protocolo e a análise do instrumento, foi utilizada a terapêutica citada por MACIOCIO (1996), a qual insere-se agulha em determinados pontos pertinentes ao tratamento. A análise foi realizada através dos parâmetros do IMC e da visão sobre o estado emocional segundo MACIOCIO (1996). Além disso, a paciente participou ativamente do seu cuidado, sendo que suas falas e reações foram registradas direcionando o tratamento. As normas regulamentadoras da pesquisa com seres humanos, ditadas na Resolução 196/96 foram respeitadas durante todo o estudo e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi assinado pela mesma.

 

RESULTADOS:

 Nos primeiros oito meses do tratamento a paciente, apresentou uma perda de peso de 3 quilos, sendo que seu IMC passou de 28,3 para 27,6. Além disso, referiu sentir-se mais corajosa, mais leve em relação as suas atividades, menos ansiosa, não ter medo de falar o que pensa e percebeu que os enfrentamentos de sua vida não são tão difíceis. Devido licença médica, de quatro meses, a pesquisadora ficou afastada do estudo, porém antes de sua ausência a mesma reviu com a paciente os objetivos de uma alimentação segundo seu tipo energético, a necessidade de exercícios físicos e a manutenção do equilíbrio emocional.  Na retomada do tratamento, a paciente apresentava peso de 73 quilos e IMC de 26. Nos três últimos meses, seu peso diminuiu para 70 quilos e seu IMC para 25. O término do tratamento deu-se em 21 de Dezembro de 2005, com um total de 42 sessões. Nas últimas sessões a paciente conseguiu perceber, segundo sua fala, que perder peso não foi o mais importante neste processo, mas sim, a sensação de segurança e de bem estar sentidas.

CONCLUSÕES:

O cuidado de Enfermagem e a acupuntura quando aliados, segundo o estudo realizado, são ferramentas complementares no cuidado do ser humano. Além disso, a Enfermagem consegue inserir a acupuntura no processo de cuidar. Também constatado, que o desequilíbrio energético passou a ser um dos fatores causadores da obesidade, sendo que isso foi verificado quando a paciente conseguiu, além de perder peso referir que a diminuição de peso foi importante, porém não mais considerada como prioridade, e sim o que sentiu com as mudanças de comportamento e de suas emoções. A paciente passou da condição de sobre peso para normal segundo seu IMC.  O fator relevante deste estudo foi evidenciar que o desequilíbrio energético do ser humano influencia na sua psique e estado físico. Como também, a associação da enfermagem com a acupuntura conseguem avaliar o paciente como um todo e reorganizar a energia refletindo em sua auto-estima e auto-imagem, sendo esta uma condição fundamental na melhora do processo de viver do ser humano.

 

 
Palavras-chave: enfermagem; acupuntura; obesidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006