IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 4. Física da Matéria Condensada
MEDIDAS DE INDÍCES DE REFRAÇÃO E BIRREFRINGÊNCIAS ÓPTICAS EM MISTURAS TERNÁRIAS COMPLEXAS DE SURFACTANTE, ÁGUA E SAL ( NH4CL , KCL ).
Márcio Higino da Silva  1
Gerson Rezentti Ouriques 1
Flávio R. R. de Lima 1
(1. UFSC)
INTRODUÇÃO:

             A descoberta dos cristais líquidos liotrópicos micelares tem atraído a atenção de muitos pesquisadores em diversas partes do mundo devido as enormes e crescentes aplicações que são encontradas a cada ano nas indústrias, principalmente a química de superfície, a de petróleo, a farmacêutica e na medicina ( seres vivos ) ou mais especificamente, em membranas biológicas, vesículas e em lipídios. Estudo teóricos e experimentais de sistemas contendo surfactante em soluções aquosa são numerosos na literatura.A grande maioria tentando determinar a concentração micelar crítica, o tamanho e formas das micelares, a conformação da cadeia de surfactante, a polidispersidade micelar, as temperaturas de transição de fase, a orientação e o parâmetro de ordem micelar e o comportamento das fases dos surfactantes em solução.

METODOLOGIA:

                 O comportamento das fases micelares Isotrópica ( I ) e líquido-cristalinas     homogêneas, Nemática ( N ) e Lamelar ( L ), presentes nas misturas de surfactante ( amônio pendadecafluorooctanoato, APFO ) e água tridestilada ( H2O ) foram investigado através de microscopia óptica polarizante para tubos de teste e capilares retangulares colocados num porta amostra controlado por  um sistema de temperatura desenvolvido pelo grupo de Cristais Líquidos e Micelas da UFSC e pela analise dos índices de refração pelo refratômetro de Abbe. As concentrações de surfactante das amostras investigadas variaram de 35% APFO a 60% APFO, enquanto a concentração dos sais variou de 0,025 M a 1,0 M. Podendo-se elaborar os gráficos de birrefringência óptica pela temperatura e do parâmetro de ordem pela temperatura.

RESULTADOS:

          Quando as concentrações dos sais ( NH4Cl e KCl ) são colocados e adicionado na mistura de surfactante ( APFO ) e a água é gradativamente aumentada, são produzidas  grandes mudanças nas propriedades físicas e físico-químico nesta fases micelares homogêneas: 1 - O diagrama de fases é enormemente modificado; 2 - A fase micelar é suprimida; 3 - Ocorrem mudanças estruturais na geometria dos agregados, onde as micelas do tipo disco se transformam em estruturas lamelares contínuas ( bicamadas ). Foi utilizado a teoria de Maier – Saupe para poder fazer uma análise mais apurada do grau de ordem micelar das amostras com sal, bem como a birrefringência óptica observada em cada mistura.

CONCLUSÕES:

              A análise dos resultados mostra na linha de contorno da transição de fase isotrópico – nemático, o parâmetro de ordem micelar aumenta com a adição de sais ( NH4Cl e KCl ), extrapolando o valor de S previsto pela teoria. Ocorre o aumento do índice de refração médio ( n ), com o aumento dos sais fazendo a distância dos índices de refração paralelo e perpendicular aumentarem proporcionalmente. Estes resultados mostram os mesmo comportamento para os dois sais eletrolíticos fortes são adicionados a mistura binária ( APFO / H2O ), o que nos leva a acreditar em um comportamento universal nestes sistemas.

Instituição de fomento: CNPQ
 
Palavras-chave: Micela; Birrefringência; Surfactante.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006