IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária

QUALIDADE SANITÁRIA DE EFLUENTE TRATADO EM REATOR FOTOCATALÍTICO PARA REÚSO AGRÍCOLA

Leila de Sousa Nunes 1
Mariaugusta Ferreira Mota 1
Mário Pereira de Oliveira 1
José Tavares de Sousa 1
(1. Departamento de Química , Universidade Estadual da Paraíba / UEPB)
INTRODUÇÃO:

A utilização de esgotos tratados na agricultura é uma alternativa que reduz a quantidade de água extraída dos mananciais, diminui os impactos relacionados ao seu lançamento no ambiente e proporciona um aumento na produtividade agrícola devido à quantidade de nutrientes presentes nos esgotos. Os efluentes domésticos utilizados na agricultura sem tratamento adequado podem contaminar o ambiente e, sobretudo os consumidores das culturas irrigadas. Por isso é de extrema importância que se trate o esgoto com a finalidade de reduzir o risco de contaminação e a proliferação de doenças oriundas de veiculação hídrica. Assim sendo, este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a qualidade sanitária do efluente produzido por um reator fotocatalítico, com a finalidade de ser utilizado na agricultura.

METODOLOGIA:

Foram realizados ensaios utilizando um reator fotocatalítico constituído de uma placa de vidro com 4mm de espessura, 1,0m de comprimento e 0,5m de largura. Esta placa era impregnada com o catalisador dióxido de titânio, sobre a qual o esgoto foi recirculado. O experimento foi executado em batelada, tendo início às 10h 00min e término às 14h 00min. Durante esse período um volume de 5 litros de esgoto, proveniente de um pré-tratamento em um filtro biológico anaeróbio com chicanas, era bombeado até o topo da placa e distribuído uniformemente sobre sua superfície, de modo que, o mesmo era coletado no final da placa e recirculado. O esgoto foi submetido a quatro diferentes vazões (75, 42, 13,2 e 25,2 L/h), sendo o ângulo de inclinação da placa de vidro com a horizontal de 7°, visto que a latitude da cidade de Campina Grande é 07° 13’ S, possibilitando uma maior incidência de radiação solar sobre a mesma. Foram avaliados a presença de coliformes termotolerantes, e para isto, utilizou-se a técnica da membrana filtrante com incubação à 44,5°C durante 24 horas, tendo sido os resultados expressos em UFC/100mL da amostra.

RESULTADOS:

Ensaios realizados utilizando a vazão de 75L/h mostraram que a concentração inicial de coliformes termotolerantes era da ordem de 104 UFC/100mL e que ao final das quatro horas de tratamento foi observada uma concentração da ordem de 102 UFC/100mL, verificando-se uma eficiência de remoção de aproximadamente 98,5%. Durante a realização de ensaios utilizando a vazão de 42L/h, observou-se que o tratamento forneceu efluentes com eficiência em torno de 99,7% e concentrações de coliformes termotolerantes da ordem de 101 UFC/100mL. Os resultados referentes à quantificação de coliformes termotolerantes obtidos durante ensaios realizados com a vazão de 13,2L/h, mostraram que as concentrações inicial e final foram da ordem de 105 e 103 UFC/100ml, respectivamente e percentagem de remoção em torno de 98,4%. Já para a vazão de 25,2L/h, a concentração bacteriana sofreu redução máxima após um período de tratamento de 180 minutos.

CONCLUSÕES:

Nas condições do experimento, os ensaios realizados com as vazões de 75, 42 e 25,2L/h mostraram melhor desempenho quanto à desinfecção fornecendo efluentes com concentrações bacterianas de 3,3X102, 8,33X101 e 2,20 UFC/100mL, respectivamente. É, portanto, recomendável a utilização destes efluentes para a irrigação irrestrita, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Pôde-se observar que por possibilitar a utilização da luz solar como fonte de radiação, a fotocatálise torna-se uma técnica que apresenta grande vantagem em termos energéticos, além de se mostrar um método promissor na desinfecção de águas residuárias.

Instituição de fomento: PIBIC / UEPB / CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Desinfecção; Fotocatálise heterogênea; Reúso.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006