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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 8. Comunicação

NOTICIABILIDADE E ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NA COMUNICAÇÃO SINDICAL MARANHENSE

Aline Cristina Ribeiro Alves  1
Andréia de Lima Silva  1
Mariela Costa Carvalho  1
Nívia Cristina Lins Martins  1
Romulo Fernando Lemos Gomes  1
Sarita Bastos Costa  1
(1. Depto. de Comunicação Social, UFMA )
INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa teve por interesse refletir sobre os critérios de noticiabilidade e os dispositivos de enunciação predominantes na comunicação sindical maranhense. Para tanto, analisamos os materiais informativos produzidos pela Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado do Maranhão (SINDSEP-MA). No período da pesquisa, agosto de 2005, o SINDSEP-MA possuía 8.746 filiados, um número relevante de potenciais leitores que revela a necessidade de estratégias discursivas para o setor. A ampliação do quadro de sócios dessas entidades está entre os fatores determinantes para o crescimento da comunicação sindical e sua conseqüente profissionalização. Atualmente, as principais categorias sindicais do país possuem redações completas com repórter, editor, diagramador, fotógrafo, ilustrador, departamento de pesquisas e um grande número de publicações. Porém, não notamos o mesmo ritmo de mudanças nas estratégias discursivas, pela repetição dos assuntos pautados e permanência de uma linguagem hermética.

 

METODOLOGIA:

O horizonte metodológico deste trabalho está fundamentado nos procedimentos de análise de discursos. Isto implica em uma abordagem multidimensional que articule a observação do texto e do contexto sócio-institucional em que o discurso está situado. Para identificar os critérios de noticiabilidade e os dispositivos de enunciação adotados pela Assessoria de Comunicação do SINDSEP-MA, a investigação foi realizada da seguinte forma: contextualizamos o desenvolvimento da Comunicação Sindical Brasileira, buscando explicitar sua natureza e identificar suas influências nas práticas político-sociais do país; outra etapa foi a pesquisa do contexto institucional do SINDSEP-MA, por meio de observações feitas durante visitas à entidade e de entrevistas com a equipe responsável pela assessoria de comunicação. A análise dos materiais informativos foi a última etapa, na qual utilizamos 5 exemplares do Diário SINDSEP-MA, veiculados entre os dias 4 e 8 de abril de 2005, além de 3 exemplares do informativo bimestral Jornal do SINDSEP-MA, referentes aos períodos: janeiro/fevereiro de 2004; outubro/novembro de 2004; março/abril de 2005.

 

RESULTADOS:

O SINDSEP-MA utiliza os materiais informativos, sobretudo, para promover e divulgar suas ações aos associados. As informações noticiadas revelam que o critério de noticiabilidade mais importante é a divulgação das lutas e dos projetos promovidos pelo sindicato. As questões salariais dos associados são pautadas nas três edições dos informativos bimestrais. Os problemas enfrentados pelas categorias representadas pelo SINDSEP-MA também são noticiados. Outros pontos de pauta são os serviços prestados pela entidade. A participação do sindicato em espaços de debates nacionais ou regionais consta na maioria das peças informativas analisadas. Este excesso de informações sobre os projetos e lutas do SINDSEP-MA está associado a um déficit de cobertura cultural e de lazer em suas publicações. Identifica-se, também, uma tentativa de mudança dos dispositivos de enunciação. Os discursos opositivos dão lugar a modos de dizer que produzam efeitos de sentidos mais propositivos. Isto se configura no bojo da ascensão de Lula à Presidência da República. Para efetuar a readequação, o SINDSEP-MA passou a oferecer oficinas de capacitação aos dirigentes, visando à produção de um discurso que mantenha a essência contestatória, porém com uma linguagem menos hermética. Ainda assim, nota-se a presença constante de vícios de linguagem, que caracterizam o chamado “sindicalês”- expressões típicas de freqüentadores de comitês, diretórios, plenárias e de reuniões partidárias.

CONCLUSÕES:

Cada órgão de classe, de acordo com suas necessidades sociais e o contexto ao qual pertence, se projeta socialmente de maneira diferenciada. Os materiais informativos são essenciais para essa projeção, na medida em que refletem a política institucional e articulam os diferentes interlocutores. Desse modo, sugere-se que a comunicação sindical deve abrir espaço para questões como: a relação cultural estabelecida entre o associado e seu ambiente de trabalho; assuntos que abordem outras dimensões do associado, visto que ele não é apenas um trabalhador; a sociedade multicultural da qual os trabalhadores fazem parte; a necessidade de dar voz aos trabalhadores não sindicalizados. Essas posturas pressupõem a criação de novos mecanismos de comunicação e a discussão de políticas para o setor que garantam a eficácia das estratégias discursivas.

 
Palavras-chave: comunicação sindical; análise de discurso; noticiabilidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006