IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

EXPOSIÇÕES ITINERANTES: PROJETO ESTIMULA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS PARA A CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Wellington Antonio Soares 1
Paulo Ney de Araújo Barros 1
(1. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN/CNEN/MCT)
INTRODUÇÃO:

Atendimento a estudantes e a escolas é uma ação que vem sendo conduzida há cerca de 20 anos pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), um dos institutos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A partir de 2000, iniciou-se um trabalho de acompanhamento dessa atividade por meio de indicadores. A análise dos mesmos mostrou que a maioria das escolas atendidas era particular, comparada com as públicas. Em 2004, o governo do Estado de Minas Gerais lançou, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado - Fapemig -, edital de fomento para difusão e popularização da ciência e tecnologia. Em parceria com a Associação Comercial de Minas (ACMinas), o CDTN teve aprovado o projeto “Energia Nuclear - exposições itinerantes”, de que trata este trabalho. Concebido para atender 30 escolas da rede pública da região metropolitana de Belo Horizonte, o projeto consta de uma exposição, precedida de palestras sobre aplicações da tecnologia nuclear, visando estimular o interesse de estudantes para as disciplinas básicas cursadas, a partir da visualização de aplicações reais da ciência. O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados do projeto em 2005 e o aprendizado adquirido, como forma de estimular outras instituições a se engajarem em projetos semelhantes.

METODOLOGIA:

O projeto consta de: palestras motivadoras; exposição, com maquetes e painéis, assistidos por expositores; distribuição de material de divulgação; entrega de certificado de participação para cada escola; avaliação do evento pela escola; registro fotográfico do evento; registro de depoimentos de estudantes e professores e divulgação do evento. Manter estudantes de ensino médio em um auditório com grupo de até 600 alunos assistindo a palestras não é uma tarefa fácil e exige criatividade na forma de apresentação dos temas. Assim, a estratégia foi produzir material de boa qualidade visual, focada principalmente em imagens, permeadas com animações gráficas e filmes ilustrativos de curta duração. Nas palestras, busca-se mostrar como o teor das disciplinas ora cursadas pelos alunos são fundamentais para a ciência e tecnologia e para a formação profissional dos estudantes. Procura-se associar as aplicações práticas da ciência com disciplinas básicas como história, geografia, matemática, física, química e biologia. Foi conduzido um trabalho de preparação da equipe, sendo realizada uma Oficina de Divulgação Científica, aproximando pesquisadores de jornalistas, e treinamentos específicos precedendo cada exposição, visando adequação de linguagem. Como o projeto é destinado aos estudantes do ensino médio, as exposições são realizadas no período da manhã. Todos os materiais para o evento, incluindo computador, projetor multimídia, telão e equipamento de som foram custeados pelo projeto.

RESULTADOS:

Uma equipe com cerca de 10 pessoas do CDTN participa de cada exposição, incluindo o pessoal do Serviço de Negócios e Comunicação, setor que coordena o projeto. Quatro escolas públicas, duas estaduais e duas municipais foram visitadas em 2005. Em média, foram atendidas 21 turmas por escola. A infra-estrutura disponível foi determinante no número de palestras ministradas em cada escola. Na primeira, por exemplo, a palestra foi realizada em uma quadra de esportes parcialmente aberta, enquanto que nas outras foram utilizados auditórios disponíveis. Foram ministradas 12 palestras, cada uma com duração de 40 minutos, para um total de 63 turmas, abrangendo 2440 estudantes. Todas as escolas visitadas avaliaram o evento com a nota máxima prevista no formulário de avaliação. O projeto foi divulgado pela instituição parceira, a ACMinas, em duas edições do seu jornal impresso. Os resultados das atividades do projeto, incluindo a oficina de divulgação científica, foram divulgados em vários websites e em jornais eletrônicos, como o Jornal da Ciência da SBPC, Gestão de C&T da Abipti, Fonte Nuclear da ABEN, totalizando cerca de 20 citações ao projeto.

CONCLUSÕES:

A realização dessas exposições só foi possível graças ao desprendimento e dedicação de técnicos e pesquisadores do CDTN que, além de suas atividades normais, se dispuseram a participar de um projeto desafiador de comunicar ciência e tecnologia em linguagem acessível a um público diferente daquele com o qual têm interação mais freqüente. O número de estudantes atendidos com ações de difusão e popularização de C&T pelo CDTN cresceu substancialmente de 2004 para 2005, passando de cerca de 2400 para 6300 em 2005. O trabalho teve excelente receptividade pelas direções das escolas, estudantes e professores. Depoimentos de alguns professores mostram a dificuldade de ministrarem disciplinas sem infra-estrutura para mostrarem aplicações práticas e que, segundo opinião dos mesmos, o projeto vem contribuir para suprir, em parte, essa deficiência. Houve grande repercussão do projeto junto a websites e a jornais eletrônicos de instituições de C&T. A expectativa, com base nos depoimentos tomados, e na busca espontânea pelas exposições por outras escolas, é que se está atingindo o objetivo do projeto, que é estimular os estudantes do ensino médio pelas disciplinas até então cursadas.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig
 
Palavras-chave: Ciência; Difusão de C&T; Escolas Públicas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006