IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

Os fatores motivacionais que influenciam na qualidade da aprendizagem escolar dos alunos do Ensino Médio.

Vilma Biadola 1
(1. INH - Instituição de Ensino Novo Horizonte)
INTRODUÇÃO:

Esta Pesquisa foi desenvolvida com o intuito de identificar os principais fatores motivacionais que influenciam na qualidade da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio. Inicialmente desenvolveu-se uma revisão de literatura envolvendo os temas: motivação e qualidade. A abordagem da motivação foi associada aos pensadores como Skinner, Klausmeir e Maslow, que propõem a hierarquia das necessidades, além das teorias da motivação intrínseca e extrínseca na aprendizagem escolar. Na abordagem qualidade analisou-se pensadores como Juran, Deming, Crosby, Feigenbaum e Ishiakawa.

METODOLOGIA:

Para os procedimentos metodológicos, apoiou-se em critérios científicos que embasassem o planejamento e desenvolvimento desta pesquisa, realizando um estudo descritivo e exploratório. Para o levantamento de dados, utilizou-se um questionário aplicado a 108 alunos do ensino médio de uma instituição de ensino particular que respondessem aos propósitos da pesquisa.

RESULTADOS:

Os resultados foram obtidos através de uma análise estatística, utilizando escalas somatórias de Liket, teste de confiabilidade, gráficos e análise fatorial embasado nos dados obtidos através do levantamento de dados. Na seqüência foi construída uma escala de motivação, para verificar os fatores intrínsecos e extrínsecos presentes na motivação da aprendizagem escolar. Para medir o grau de correlação entre os fatores motivacionais, foi realizado uma análise de correspondência múltipla.  

CONCLUSÕES:

Com base nos resultados observados constatou-se que os fatores motivacionais como auto-estima, empatia em sala de aula e relacionamento professor-aluno caminham em uma única dimensão para a motivação e qualidade da aprendizagem escolar. Através da escala de motivação, pôde-se constatar que os alunos analisados sentem-se motivados para o estudo de um modo geral. Em relação fatores intrínsecos observa-se que os alunos menos motivados são os alunos da 1ª série do ensino médio e alunos do sexo masculinos. Os alunos mais motivados são do sexo feminino e pertencente a 3ª série do ensino médio. Quanto aos fatores extrínsecos, constatou-se que os alunos menos motivados pertence à família com renda familiar acima de 9 salários mínimos e os alunos em que os pais tem escolaridade superior. Os alunos mais motivados extrinsecamente residem com os pais, tem renda familiar de 5 a 9 salários mínimos e os pais possuem escolaridade até o ensino médio.

 
Palavras-chave: motivação; aprendizagem; qualidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006