IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE SIMULADOR DA RESPOSTA ELÉTRICA FOTOMÉTRICA E RADIOMETRICA DA  PROJEÇÃO LUMINOSA EM CÂMARA ESCURA PARA ENSINO E PESQUISA EM OFTALMOLOGIA
Elaine Michele Juricic 1
Paulo Schor 2
Vagner Rogério dos Santos 3
(1. Graduanda do curso de Tecnologia Oftálmica/UNIFESP ; 2. Livre Docente em Oftalmologia, Chefe do Setor de Bioengenharia Ocular /UNIFESP ; 3. Pesquisador do Setor de Bioengenharia Ocular/UNIFESP)
INTRODUÇÃO:
Levando em conta  a grande expansão de recursos da área tecnológica em vários campos de atuação e devido a escassez de meios de ensino e pesquisa no campo de junção entre a oftalmologia e a física, pensou-se em desenvolver um protótipo de  um sistema de projeção radiométrico e fotométrico, para ensino das características de resposta à energia irradiante sobre a retina.
METODOLOGIA:
O protótipo do instrumento foi desenvolvido no setor de Bioengenharia do Departamento de Oftalmologia da Unifesp-EPM. Na confecção do projetor foi utilizada como fonte luminosa uma lâmpada dicroica de 24 “LEDS” modelo MR16 na cor branca acoplada a um sistema de luminária (que servia como apoio) encaixada em uma base, um sensor de luz  micro suit “LDR” 5/7 foi  utilizado como simulador de retina, um “Dimer” rotativo Qualitronix com chave bivolt modelo modular utilizado para controlar a intensidade luminosa da lâmpada. Para gerar uma curva de tensão do sensor e proporcional a intensidade luminosa, foi utilizado um multímetro portátil marca Sense. Outros matérias também foram foram utilizados como: garra de jacaré, cabo polar rotor (3x) e câmera falsa. A lâmpada dicroica foi montada em um sistema de luminária para proporcionar uma fonte luminosa que pudesse ser controlada, o sensor LDR utilizado como simulador de retina foi encaixado em uma base e disposto no eixo da fonte luminosa. Os sinais de tensão gerados pelo sensor, de acordo com a variação da intensidade luminosa gerada pelo controle do Dimer, eram capturados e lidos pelo multímetro e anotados pelo observador. A princípio foram realizados testes de sensibilidade luminosa, para verificar o estado e a sensibilidade do sensor LDR, os testes foram realizados em ambiente sem luminosidade (no escuro) e ambiente com luminosidade (no claro).
RESULTADOS:
Em cada situação de teste o LDR apresentou valores de resistência ôhmica alterados o que demonstra o bom funcionamento do sensor a irradiância luminosa. Em seguida foram realizados os testes para o levantamento da curva de resposta a intensidade luminosa a 20 k ohms no qual os resultados levantados demonstraram que o sensor variou sua resistência em função da distancia da fonte luminosa. Para comprovar foram encontrados os seguinte valores: à 1 metro = ¥ k ohms, 50 cm = 10,87 k ohms, 25 cm = 3,66 k ohms.
CONCLUSÕES:
O protótipo para simulação da retina, atingiu as expectativas iniciais, não houve dificuldade no manuseio e nem foi necessária alterações para a realização dos testes iniciais. O sensor utilizado apresentou boa resposta à intensidade luminosa, porem sua resolução e sensibilidade espectral, influenciaram na sensibilidade do experimento. A fonte luminosa apresentou boa emitância radiante e resposta linear ao “Dimer”, o ângulo de emitância dos LEDs, influenciou na eficiência da fonte o que será corrigida com um sistema de colimação. A variação da resistência do sensor respeitou a Lei do inverso do quadrado da distância ( E1/r2 = E2/r2 ), na qual a iluminância varia em função do quadrado da distancia, reduzindo a energia radiante sobre o sensor e por conseqüência aumentando sua resistência e demonstrando que a quantidade de energia em eletrovolts da luz varia de forma a respeitar a lei. Tal situação possibilita a utilização de um sensor como simulador de retina e avaliar a variação da energia projetada sobre ela, em função da distancia da fonte luminosa. Serão testados novos sensores poli-cromáticos para simulação da sensibilidade cromática da retina e avaliar a relação dos comprimentos de onda com a tensão medida pelo multímetro.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: bioengenharia; oftalmologia; ensino.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006