IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 2. Inspeção de Produtos de Origem Animal
COMPARAÇÃO DA EFICÁCIA DE TRÊS DIFERENTES ANTÍGENOS NA DETECÇÃO DE ANTICORPOS BOVINOS ANTI-CISTICERCOS PELO IMMUNOBLOT
Paulo Sérgio de Arruda Pinto  1
Aline Girotto  1
Júlio César Oliveira Dias  1
Leandro Siqueira Chaves  1
Fernanda Carla Ferreira  1
(1. Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa-UFV, Viçosa/MG)
INTRODUÇÃO:

            A cisticercose é uma doença manifestada pela presença de cistos (cisticercos) na carcaça e em outros tecidos musculares de alguns órgãos dos bovinos, devido à ingestão de pastagens e água contaminada com ovos de Taenia saginata; este parasita também causa a teníase no homem, quando este ingere a carne bovina com cisticercos.

            Esta doença é diagnosticada por meio de exame anátomo-patológico durante a necropsia ou abate dos bovinos e de testes imunológicos como o ELISA e o immunoblot (Monteiro, 2004).

            O diagnóstico imunológico da cisticercose bovina ainda revela algumas deficiências, que podem ser contornadas com os ajustes nos testes indicados; a utilização de antígenos alternativos ao de larva de T. saginata, como o de Taenia crassiceps, parece ser uma forma de aprimoramento dos referidos testes como um recurso diagnóstico (Pinto et al., 2001). Os antígenos de T. crassiceps são originados de um cestódeo comum em raposas na Europa (Freeman, 1962) e podem ser mantidos sob inoculação em camundongos, isso facilita ainda a obtenção do material antigênico e a sua conseqüente utilização em pesquisas que absorvem maior quantidade de antígenos.

            Esta pesquisa tem o objetivo de comparar o desempenho dos antígenos total e vesicular de T. crassiceps e total de T. saginata, no diagnóstico da cisticercose bovina pelo immunoblot.

 

METODOLOGIA:

Inicialmente foram realizados testes com diferentes concentrações de reagentes, através da titulação em bloco de antígenos, soros e conjugado, visando a padronização do immunoblot para a cisticercose bovina nessa pesquisa, com base na técnica utilizada por Pinto et al (2001). Em seguida foram preparados e caracterizados os antígenos total (Tcra) e vesicular (Vcra) de T. crassiceps e total (Tsa) de T. saginata, segundo Pinto et al (2000).  

O desempenho dos diferentes antígenos foi comparado em seguida, priorizando a concentração de 1 µg/orifício de antígenos e as diluições 1:12,5 e 1:1.000 para soros e conjugado, respectivamente, definidos nos ensaios de titulação em bloco. Nesse propósito, foi verificada a capacidade dos peptídeos disponíveis nos três antígenos de reagirem com os anticorpos dos soros-controle de bovinos infectados ou não com cisticercos, os quais foram identificados ao exame post-mortem. Tais peptídeos foram considerados específicos para o diagnóstico da cisticercose bovina, quando foram revelados apenas nos animais positivos.

 

RESULTADOS:

            Os peptídeos de massa molecular das faixas de 6,5-14, 28-30, 44-46, 50-55 e 97-116 kD mostraram um poder de discriminar soros de animais com cisticercose dos soros de animais sem a doença.

            Os três antígenos mostraram peptídeos específicos para o diagnóstico da cisticercose bovina por meio do immunoblot. O antígeno Tsa revelou a presença de dois peptídeos específicos, enquanto que os antígenos Vcra e Tcra revelaram um e cinco peptídeos, respectivamente. Ficou demonstrado também que o antígeno Tcra mostrou a reatividade dos mesmos peptídeos específicos encontrados nos outros dois antígenos, além revelar outros peptídeos, parecendo ser o mais completo. Outra coincidência foi a presença de peptídeos específicos de baixa massa molecular exclusivamente nos antígenos de T. crassiceps.

            Ensaios complementares com maior número e variedade de soros-controle estão em andamento com vistas a confirmar a eficácia do immunoblot para o diagnóstico da cisticercose bovina, utilizando os antígenos de T. saginata e T. crassiceps, visando caracterizar melhor o grupo de peptídeos específicos nas reações com soros-controle positivos, exclusivamente. Assim esses resultados serão ampliados e permitirão a determinação dos valores de sensibilidade e especificidade de cada peptídeo em reconhecer anticorpos anti-cisiticercos, que poderão ser utilizados no estabelecimento dos critérios para a diferenciação de bovinos positivos dos negativos para a cisticercose.

 

CONCLUSÕES:

            Os três antígenos (total e vesicular de T. crassiceps e total de T. saginata) mostraram potencial para o seu emprego no diagnóstico da cisticercose bovina por meio do immunoblot, embora houvesse uma sinalização de vantagem para o antígeno total preparado com larvas de T. crassiceps, por apresentarem maior números de peptídeos específicos para a detecção de anticorpos bovinos anti-cisticercos.

 

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Cisticercose bovina; Immunoblot; Taenia sp.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006