IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
A VARIÁVEL AMBIENTAL EM EVENTOS TURÍSTICOS COMO OBJETO DE ESTUDOS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO DO BRASIL
Gisele Silva Pereira 1
Suzana Maria De Conto 2
(1. Mestranda em Turismo da Universidade de Caxias do Sul/UCS; 2. Profa. Dra. do Instituto de Saneamento Ambiental da UCS)
INTRODUÇÃO:

A área de eventos representa o segmento que mais cresce no mercado mundial de turismo, possibilitando transformar esse setor na mais importante atividade econômica do mundo. Contudo, convém observar que o turismo é um fenômeno complexo e que não pode ser analisado somente sob a ótica econômica. Os impactos e aspectos ambientais precisam ser considerados no planejamento das atividades turísticas. A presente investigação propõem-se a examinar as relações estabelecidas entre eventos turísticos e a variável ambiental, contribuindo para sistematizar o conhecimento sobre o planejamento ambiental de eventos turísticos. Além disso, esta também é relevante do ponto de vista ambiental, pois contribui para o pensar e agir ambiental em eventos. Portanto, o presente estudo contribui para a construção da teoria do turismo porque trata de um tema ainda pouco examinado no campo teórico do turismo.

METODOLOGIA:

 

O presente estudo é fruto de uma dúvida: a variável ambiental em eventos turísticos é contemplada nas dissertações defendidas nos mestrados acadêmicos em turismo do Brasil? Para responder a essa questão, foi sistematizado o conhecimento produzido nos programas de mestrado acadêmico em turismo no Brasil reconhecidos pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tais contribuições permitem verificar como esses estudos estão relacionados à variável ambiental.

RESULTADOS:

No Brasil há quatro programas de mestrados acadêmicos em turismo reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): Hospitalidade (FAM/SP), Turismo (UCS/RS), Turismo e Hotelaria (UNIVALI/SC) e Turismo e Meio Ambiente (UNA/MG). Em relação ao Mestrado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), constatou-se que desde 1999 (ano de sua abertura) até 2004 foram defendidas 109 dissertações, sendo que apenas quatro examinam o assunto eventos. O Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em atividade desde o ano de 2000, apresenta, 12 dissertações defendidas até o ano de 2003. Destas, três contemplam o tema eventos. O Mestrado em Hospitalidade da Faculdade Anhembi-Morumbi (FAM), em funcionamento desde 2002, possui 24 dissertações defendidas até o ano de 2004, sendo que três tratam o tema eventos. O Mestrado em Turismo e Meio Ambiente do Centro Universitário UNA (UNA), foi homologado pelo Conselho Nacional de Educação em 25 de agosto de 2005. Portanto, ainda não possui dissertações defendidas.

CONCLUSÕES:

A análise das dissertações defendidas nos programas brasileiros de mestrado acadêmico em turismo permitem concluir que de 145 dissertações defendidas no País, no período de 2000 a 2004, apenas dez referem-se a eventos (6,89%). Ressalta-se que nenhum dos trabalhos examinados sobre eventos analisou a variável ambiental. A partir dos resultados obtidos nesse estudo, é importante e necessário incentivar o desenvolvimento de novos saberes na área de eventos, investindo na produção de conhecimento que contabilize a variável ambiental nas diferentes etapas do planejamento dos mesmos. É importante destacar a responsabilidade ambiental dos eventos (festas populares, rodeios, shows musicais) ainda no planejamento. Todos os agentes envolvidos em um evento do turismo (planejadores, organizadores, patrocinadores, expositores, turistas) devem entender que a responsabilidade ambiental é solidária, legal, social, moral e ética.

 
Palavras-chave: Teoria do turismo; Eventos turísticos; Variável ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006