G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento |
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RELAÇÕES INTERPESSOAIS DOS DOCENTES NO PROCESSO EDUCACIONAL |
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Iolanda Farias de Sousa 1 |
Gildo Lima Moreira 1 |
Neusa Viana Moraes 1 |
Rubia Miranda de Sousa 1 |
Maria Eleusa Montenegro 1, 2 |
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(1. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA; 2. Profa. Dra. / Orientadora) |
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INTRODUÇÃO: |
Essa pesquisa aborda as relações interpessoais entre os docentes de escolas da rede pública do Distrito Federal, com o objetivo de conhecer as formas e qualidades de relacionamentos vivenciados pelos professores. |
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METODOLOGIA: |
Após delimitar o tema – relação interpessoal entre os docentes, iniciou-se a procura do referencial teórico em livros na biblioteca do Centro universitário de Brasília - UniCEUB, que continha continham o assunto abordado, e na Internet. Em seguida, foi feita a coleta de informações em livros e artigos, necessária para fundamentar a pesquisa. A bibliografia mais utilizada foi a voltada para psicologia psicossocial, na qual os autores utilizados foram: Covey, Prette e outros. Esse trabalho teve o caráter qualitativo, devido à preocupação com a explicação das relações humanas, onde foram pesquisadas as condutas das pessoas. O instrumento utilizado foi a entrevista e o público alvo a que se direcionou a entrevista foram educadores das escolas do ensino fundamental e do ensino especial, de duas regiões administrativas: as cidades satélites de Samambaia e de São Sebastião. Os dados analisados e discutidos foram organizados em quatro categorias, sendo elas: participação coletiva, troca de idéias, contribuições e entraves das relações humanas e relacionamento. |
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RESULTADOS: |
Comprovou-se, nesse trabalho, a necessidade de estudar sobre relações interpessoais no contexto educacional, como forma de contribuição social à educação; a ocorrência de “fofocas”, divergências muito acirradas, pessimismo e individualismo; a recusa na participação nos momentos coletivos; a desconfiança, concorrência desleal, falta de ética e exaltação de ânimos; desconforto no ambiente de trabalho; e desentendimento entre professores e direção, tudo isto devido à falta de um bom relacionamento interpessoal entre os docentes. |
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CONCLUSÕES: |
Conclui-se que os docentes apresentam déficit ao relacionar de forma coletiva, no que se refere à aceitação e compartilhar de conhecimentos e experiências.Para que haja uma boa relação interpessoal, é necessário que os docentes aceitem-se e compartilhem suas necessidades. |
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Palavras-chave: Relação Interpessoal; Comunicação; Relacionamento. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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