IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento

RELAÇÕES INTERPESSOAIS DOS DOCENTES NO PROCESSO EDUCACIONAL

Iolanda Farias de Sousa 1
Gildo Lima Moreira 1
Neusa Viana Moraes 1
Rubia Miranda de Sousa 1
Maria Eleusa Montenegro 1, 2
(1. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA; 2. Profa. Dra. / Orientadora)
INTRODUÇÃO:
Essa pesquisa aborda as relações interpessoais entre os docentes de escolas da rede pública do Distrito Federal, com o objetivo de conhecer as formas e qualidades de relacionamentos vivenciados pelos professores.
METODOLOGIA:
Após delimitar o tema – relação interpessoal entre os docentes, iniciou-se a procura do referencial teórico em livros na biblioteca do Centro universitário de Brasília  - UniCEUB, que continha continham o assunto abordado, e na Internet. Em seguida, foi feita a coleta de informações em livros e artigos, necessária para fundamentar a pesquisa. A bibliografia mais utilizada foi a voltada para psicologia psicossocial, na qual os autores utilizados foram: Covey, Prette e outros. Esse trabalho teve o caráter qualitativo, devido à preocupação com a explicação das relações humanas, onde foram pesquisadas as condutas das pessoas. O instrumento utilizado foi a entrevista e o público alvo a que se direcionou a entrevista foram educadores das escolas do ensino fundamental e do ensino especial, de duas regiões administrativas: as cidades satélites de Samambaia e de São Sebastião. Os dados analisados e discutidos foram organizados em quatro categorias, sendo elas: participação coletiva, troca de idéias, contribuições e entraves das relações humanas e relacionamento.
RESULTADOS:
Comprovou-se, nesse trabalho, a necessidade de estudar sobre relações interpessoais no contexto educacional, como forma de contribuição social à educação; a ocorrência de “fofocas”, divergências muito acirradas, pessimismo e individualismo; a recusa na participação nos momentos coletivos; a desconfiança, concorrência desleal, falta de ética e exaltação de ânimos; desconforto no ambiente de trabalho; e desentendimento entre professores e direção, tudo isto devido à falta de um bom relacionamento interpessoal entre os docentes.
CONCLUSÕES:

Conclui-se que os docentes apresentam déficit ao relacionar de forma coletiva, no que se refere à aceitação e compartilhar de conhecimentos e experiências.Para que haja uma boa relação interpessoal, é necessário que os docentes aceitem-se e compartilhem suas necessidades.

 
Palavras-chave: Relação Interpessoal; Comunicação; Relacionamento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006