IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, ADEQUADA AO NÍVEL SÓCIO ECONÔMICO DOS ALUNOS DE 4ª ETAPA DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL SUELY FALCÃO EM MARITUBA/PA.
Victor Falcão da Vera Cruz 1
Gianfranco Gatinho Santos 1
(1. Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará/CEFET-PA)
INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa surgiu do interesse em conhecer como se desenvolve o processo de ensino e aprendizagem de Ciências em classes de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), de Ensino Fundamental, bem como, identificar de que maneira o conteúdo de Ciências está sendo trabalhado em classes tão heterogêneas ao comparada com uma classe do ensino regular.

A instituição escolar escolhida foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Suely Falcão, localizada no Bairro Residencia Almir Gabriel, município de Marituba/Pa. A escola encontra-se em uma área de risco, com alto nível de marginalização e os alunos apresentam como agravante o fato de possuírem mais de 15 anos e estarem ausentes dos bancos escolares há longo tempo.

Durante o processo de observação podemos constatar que não existe um tratamento diferenciado para tais alunos que se apresentam em uma situação tão debilitada. Baseando-se nos discursos de Paulo Freire e Piaget, os quais afirmam que a educação deve ser retirada do cotidiano do aluno nos sentimos estimulados a estudar o quadro sócio-econômico desses alunos para tentar suprir tais necessidades.

Este trabalho visa auxiliar aos professores de ciências e a todo e qualquer profissional que venha a trabalhar com essa clientela.

As principais perguntas a serem respondidas neste trabalho são: De que forma o excesso de trabalho influência no aprendizado? O aluno se esforça o suficiente? De que maneira o professor poderá auxiliar os alunos em suas dificuldades?.

METODOLOGIA:

O trabalho de pesquisa foi realizado por intermédio de questionários, entrevistas e levantamento bibliográfico. Todos os dados levantados foram submetidos a uma análise estatística quantitativo-qualitativa. Esta pesquisa foi feita com os alunos, professores e o com o diretor da escola, utilizando um gravador e um questionário previamente formulado, além dos recursos básicos, como canetas, papéis e borracha. A pesquisa desenvolveu-se na própria escola durante as aulas ou durante os horários vagos.

RESULTADOS:

Com a pesquisa podemos constatar que devido a grande carga de trabalho diário da maioria dos estudantes (em média dez horas), geralmente reclamam de cansaço em sala de aula, chegando às vezes a dormir tendo perda de rendimento. Outra conseqüência relacionada a essa problemática são as constantes notas baixas, que normalmente são justificadas, pelos alunos, pelo fato de não terem tempo para estudar. Essa justificativa nos remete a pensar em outra pergunta: será se eles realmente não têm tempo ou apenas não sabem administrar o seu tempo? Ou até pior será se eles têm tempo, no entanto não estudam por falta de interesse?

Os alunos normalmente não se sensibilizam do fato de estarem cursando dois anos em apenas um e apresentam grandes dificuldades devido ao longo tempo afastado da escola desta forma, necessitando de um pouco mais de esforço por parte dos mesmos. No entanto, não podemos deixar de ressaltar que eles não são os únicos culpados, pois os professores carregam uma grande parcela desta culpa, tratando-os como dignos de pena, relevando a sua verdadeira importância como educador, acostumando seus alunos a agirem dessa forma, pois eles sabem que sempre haverá um professor disposto a aprová-lo mesmo sem preencher os pré-requisitos necessários para prosseguir na jornada.
CONCLUSÕES:
Na tentativa de melhorar o processo pedagógico tentarar-se-á traçar uma metodologia de ensino buscando o relaxamento e conforto dos alunos. Daremos importância também à criação de maneiras para atrair a atenção do aluno, através de uma didática mais dinâmica, fugindo da aula expositiva tradicionalista propiciando que o aprendizado se torne mais atraente e significativo. Através de um planejamento em conjunto envolvendo todos os docentes da instituição educacional, deve-se criar um projeto com o objetivo de estimular os alunos a estudarem em suas residências, como por exemplo, a formação de grupos de estudos, a exigência de trabalhos extraclasse voltados para pesquisa e para os alunos que apresentarem diversos problemas em seus domicílios que inviabilizem seus estudos deve-se reservar um ambiente apropriado na escola para recebê-los.
Instituição de fomento: Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: EDUCAÇÃO; EJA; METODOLOGIA.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006