IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional

ESTUDO COMPARATIVO DA APLICAÇÃO DE TENS E SHIATSU NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA

Márcia Elisabeth Rodrigues 1
Sâmia Amire Maluf 1
Douglas Rodrigo Raymundo 1
Lígia Maria de Carvalho Araújo Klein 1
Luciana Ribeiro Guimarães 1
(1. Centro Universitário Hermínio Ometto/UNIARARAS)
INTRODUÇÃO:

O termo "fibromialgia" vem do latim fibro (tecido fibroso e fáscia), e do grego mio (músculo) e algos (dor) e ia (condição). Esta é uma síndrome reumática não articular de etiologia desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica e por sítios anatômicos específicos dolorosos à palpação, os tender points; As dores musculares difusas, distúrbios do sono, fadiga, cefaléias, distúrbios intestinais funcionais e humor depressivo são as principais manifestações clínicas, sendo mais freqüente no sexo feminino com início entre 29 e 37 anos, sendo que o seu diagnóstico se dá entre 34 e 57 anos e a sua principal queixa é a dor difusa. Os autores objetivaram comparar a aplicação da TENS ou Eletroestimulação Transcutânea sobre os tender points, com o trabalho corporal do shiatsu, cuja finalidade é melhorar o fluxo energético, a circulação sanguínea, a flexibilidade e a postura do sujeito e verificar qual possibilitaria um melhor efeito analgésico.

METODOLOGIA:

O estudo foi realizado com 8 indivíduos, com idade variando entre 29 a 55 anos, todos do sexo feminino, com atendimento individual, 2 vezes por semana, totalizando 10 sessões, onde cada sessão durou em média 50 minutos. Os parâmetros utilizados para o TENS foram: freqüência de pulso (R) = 75 Hz, largura de pulso = 150 us, intensidade (i): foi orientado à paciente que relatasse uma sensação de "formigamento" durante toda a aplicação da TENS, utilizando o aparelho PHYSIOTONUS II da BIOSET, sendo aumentada a intensidade a cada acomodação da sensação referida. Tempo de aplicação = 30 minutos. No Shiatsu, foram usados toques de sedação (estacionário e profundo) para obter o efeito de analgesia utilizando-se pontos dos seguintes meridianos: Bexiga, Vesícula Biliar, Estômago Baço/Pâncreas, Rim ,Fígado, Vasoconcepção, Pulmão ,Coração, Circulação e Sexo, Intestino Delgado, Intestino Grosso e Triplo Aquecedor.

RESULTADOS:

Em ambas as técnicas o resultado obtido foi satisfatório quanto a analgesia e o estado de ânimo.

CONCLUSÕES:

No entanto, pode-se concluir que o Shiatsu apresentou um melhor efeito analgésico (84%) maior quantidade de dias sem a presença de dor (3 dias), quando comparado ao TENS.

 
Palavras-chave: Fibromialgia; TENS; Shiatsu.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006