IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 2. Engenharia Biomédica
DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE FUNÇÕES VISUAIS PARA PERTO.
Juliana Aoyama Kawase  1
Vagner Rogério dos Santos  2
Sueli de Faria Müller  3
(1. Graduanda da Tecnologia Oftálmica da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP; 2. Pesquisador da Bioengenharia Ocular do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP; 3. Docente em Oftalmologia da UNIFESP)
INTRODUÇÃO:

A Acuidade Visual é a capacidade do sistema visual de discriminar monocularmente o menor objeto com nitidez e clareza dentro do campo visual a uma determinada distância. O Ponto Próximo de Acomodação (PPA) é a menor distância dos olhos a um objeto para a qual a imagem pode ser vista com nitidez. É o ponto onde ocorre a máxima acomodação. Varia conforme a idade e sua medida aumenta proporcionalmente ao aumento da mesma. O seu valor é expresso em unidade métrica. O Ponto Próximo de Convergência (PPC) é o ponto mais próximo aos olhos no qual a máxima convergência é exercida, sendo o seu valor de normalidade até 10.0 cm. O seu valor também é expresso em unidade métrica. Quando o indivíduo deixa de convergir, ele irá informar diplopia (visão dupla) ou supressão de uma das imagens.

A baixa de Acuidade Visual para perto e anormalidades do PPA ou do PPC são desordens que acarretam uma séria de sintomas oculares. Tais funções são analisadas pela Régua da RAF® (Royal Air Force).

O objetivo é desenvolver um protótipo da Régua da RAF® para a realização dos exames oftalmológicos: Acuidade Visual para Perto, Ponto Próximo de Acomodação e Ponto Próximo de Convergência; disponibilizando tais exames inclusive para pacientes não alfabetizados, pela utilização dos optotipos de Snellen.
METODOLOGIA:

O protótipo desenvolvido no setor de Bioengenharia do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP teve como base a Régua da RAF da Clement Clarke®. O protótipo foi confeccionado, com uma balsa 3 / 4x4 esculpida para adquirir o formato do aparelho. Os optotipos para medição da Acuidade Visual e do PPA foram baseados nos optotipos numéricos e de Snellen da Tabela de Jaeger.

As medidas, utilizando o protótipo e a Régua da RAF®, foram realizadas em 10 voluntários participantes normais do ponto de vista oftalmológico em idade média de 21 anos (17-26). As medidas foram realizadas pelo mesmo examinador.

A mensuração da Acuidade Visual para Perto foi realizada a uma distância de 33 cm, examinando-se cada olho separadamente. A mensuração do PPA foi realizada monocular e binocularmente, apoiando-se a régua no rebordo infraorbitário do voluntário e afastando-se os optotipos em direção ao examinador até o examinado informar os menores optotipos da escala. Mensuração do PPC: apoiou-se a régua no rebordo infraorbitário do voluntário e a partir de 33 cm aproximou-se lentamente o tambor com a face que contém o ponto preto até que o voluntário perdesse a convergência. A avaliação do valor da convergência foi realizada de duas formas: objetivamente, quando o examinador observa a ruptura da fusão e um dos olhos diverge; e, subjetivamente, quando a pessoa que está sendo examinada informa a ocorrência de diplopia.

RESULTADOS:

Os resultados preliminares mostraram que a média das medidas da Acuidade Visual para Perto foi de 1.0±0 utilizando tanto a Régua da RAF® quanto o protótipo. As médias das medidas encontradas do PPA do olho direito foi de 8,4±0,97 cm, do PPA do olho esquerdo foi de 8,4±0,97 cm, e do PPC foi de 6,6±2,07 cm utilizando tanto a Régua da RAF® quanto o protótipo. E a média do PPA binocular foi de 7,6±1,26 cm utilizando a Régua da RAF® e 7,7±1,06 cm utilizando o protótipo.

CONCLUSÕES:

Os resultados obtidos sinalizam que o protótipo construído é de fácil manuseio e que se adequa às necessidades dos exames propostos. Nas medidas realizadas com a Régua da RAF® e com o protótipo, não houve variações entre as médias das medidas do PPA do olho direito, do PPA do olho esquerdo e do PPC. E a variação da média das medidas do PPA binocular foi de 1,31%. O número da amostra deverá ser aumentado para futura comprovação da variação não significativa entre a Régua da RAF® e o protótipo.

 
Palavras-chave: acuidade visual; acomodação; convergência.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006