IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
LENDAS EM SALA DE AULA: LEITURA E RELEITURAS EM VERSOS E QUADRINHOS
Dilma Cléa Barbosa Gomes Silva 1
Ângela Rodrigues de Araújo 1
(1. Instituto Reis Magos - IRM)
INTRODUÇÃO:

A prática

A prática de ler e ouvir histórias oriundas da oralidade é um processo de “construir significado” a partir do texto oral. Isso se torna possível pela interação dos elementos textuais com conhecimentos do leitor. Quanto maior for a concordância entre eles, maior a probabilidade de êxito na leitura. O presente trabalho desenvolvido no ano letivo de 2005 no colégio Instituto Reis Magos tem como objetivo relatar a experiência vivenciada a partir da leitura e releitura das lendas tradicionais em sala de aula,  nas turmas de 5ªs e  s  séries para despertar o gosto e o prazer pela leitura e produção de textos.

 

METODOLOGIA:

 Alguns

Alguns pesquisadores acreditam que os textos extraídos da oralidade podem ser "aperfeiçoados", enquanto outros preferem manter as características do informante impressas no texto. Sendo assim, a metodologia utilizada em sala de aula para a confecção dos livros em quadrinhos e em versos a partir das leituras e releituras das lendas selecionadas pelos alunos do Ensino Fundamental, nas turmas de 5ª e 6ª séries, no colégio Instituto Reis Magos. Tendo como base a pedagogia freinet, na qual os educandos através da expressão espontânea  e texto livre - prática freinetina - na qual a criança desenvolve sua produção escrita baseada em conhecimentos e vivências anteriores e se expressa livremente através da oralidade, os alunos do projeto puderam construir, produzir e divulgar suas produções. Inicialmente, procurou-se manter os traços da oralidade, como a estrutura das orações e o emprego de vocábulos, evitando com isso o que poderia descaracterizar o texto original. Além disso, adotou-se uma série de critérios para a elaboração da ilustração dos mesmos dando-se preferência ao trabalho interativo do leitor, com as emoções que os personagens pudessem transmitir, procurando-se evitar, dessa forma, uma ilustração óbvia.

RESULTADOS:

A A

A finalização do projeto Lendas em sala de aula: leitura e releitura em versos e quadrinhos resultou na confecção de livros com poesias e histórias em quadrinhos. Os alunos puderam opinar durante a confecção dos livros. As exigências para a elaboração dos mesmos conseguiram ser mantidas, sendo o resultado satisfatório. As lendas adaptadas em versos e em quadrinhos abrem caminho não só para a leitura de um mundo imaginário como também para a carga simbólica que os seres apresentados nos textos tradicionais carregam por apresentar uma estrutura social semelhante à humana, apesar da proximidade com a realidade.

CONCLUSÕES:

Após a

Após a leitura e releitura das lendas tradicionais em sala de aula, observamos uma infinidade de informações acerca de um mundo imaginário, através do qual conseguimos visualizar a sociedade "antiga", rural na maioria das vezes, bem diferente da realidade vivida pelas crianças de hoje, ou mesmo, das que vivem exclusivamente na zona urbana. Diante da pouca utilização dos textos populares em sala de aula, tornam-se desconhecido do público infantil obras como lendas, e outros textos de origem simples criados de forma livre pelo povo e passado de geração em geração, os mesmos trazem ricas mensagens e conteúdos que estimulam a imaginação da criança. Sendo assim, cabem única e exclusivamente ao pesquisador professor a sensibilidade e a atenção na escolha destes textos para serem trabalhados na sala de aula.

Instituição de fomento: Instituto Reis Magos
 
Palavras-chave: Lendas em quadrinhos; Leitura e releitura de lendas; Lendas em versos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006