IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA DEPRESSÃO DE ADOLESCENTES NUM CONTEXTO ESCOLAR
Thatiane Duarte Mendes 1
Airton Pereira do Rêgo Barros 1
Camila Rosa Alvarenga 1
Rafael Santos Carrijo 1
Renato Lopes Cavalheiro 1
(1. Instituto de Psicologia - Universidade Federal de Uberlândia/ UFU)
INTRODUÇÃO:
A depressão tem se mostrado como um dos mais preocupantes e graves problemas de saúde coletiva da atualidade, atingindo pessoas em todo mundo, independente do gênero, valores culturais e nível sócio-econômico. Assim, esse estudo se torna relevante devido à necessidade de se elaborar novas formas de conhecimento sobre a sintomatologia dessa doença em adolescentes no contexto escolar. O presente estudo tem como objetivo geral apreender as representações sociais da depressão no coletivo de adolescentes que manifestam a sintomatologia no contexto do ensino médio da Escola Estadual Uberlândia e como objetivos específicos: 1) Verificar como se estruturam, do ponto de vista cognitivo, afetivo, comportamental e sócio-cultural as representações sociais da depressão em adolescentes no contexto escolar; 2) Identificar os campos semânticos das representações sociais da sintomatologia da depressão no contexto escolar.
METODOLOGIA:
Foram utilizados dois instrumentos para a realização da pesquisa: o Inventário de Depressão Infantil - CDI (validado para essa população) e uma Entrevista Semi-estruturada. O CDI foi utilizado como instrumento de screening, o que delimitou o contingente da amostra em 25 participantes. Após o rastreamento da amostra com sintomas depressivos, foi aplicado uma Entrevista Semi-Estruturada dividida em questões sócio-demográficas e questões formuladas de acordo com pressupostos dos objetivos da pesquisa.
RESULTADOS:
Os resultados das entrevistas apontaram as seguintes categorias empíricas: concepção-descrição da sintomatologia, manifestações da sintomatologia depressiva, causas e tratamento. A categoria concepção/descrição da depressão representou 36,7% do total de unidades temáticas; a categoria causas da depressão representou 33%; a categoria tratamento, por sua vez, 19%; finalmente, a categoria manifestações da sintomatologia depressiva, 11,3%.
CONCLUSÕES:
Os resultados evidenciaram que as Representações Sociais desse grupo de adolescentes se aproximam não só do saber do senso comum, mas também do conhecimento científico sobre a depressão.
 
Palavras-chave: Depressão; Representações Sociais; Adolescência.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006