IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil

A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA PRESENTE NAS REUNIÕES ANUAIS DA ANPEd ENTRE 1993 E 2003

Senhorinha de Jesus Pit Paz  1
(1. Centro de Ciências da Educação/PPGE/UFSC)
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa tem como objetivo investigar o fenômeno da avaliação na educação infantil, verificando sua ocorrência e caracterização nos programas e resumos dos trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd,  num período de onze anos, de 1993 a 2003,  A escolha da ANPEd justifica-se pelo fato de esta ser uma das instituições que  congrega a essência da produção acadêmica brasileira na área da educação. Apesar do tema avaliação ocupar um lugar de destaque nas Instituições de Educação Infantil, percebe-se uma lacuna na produção teórica que enfoca especificamente a avaliação na educação de 0 a 6 anos. Esta pesquisa busca contribuir  com dados para problematizar algumas questões polêmicas no campo da educação das crianças de 0 a 6 anos e, dessa forma, ajudar a pensar a “Pedagogia da Educação Infantil”, cujo campo se encontra em construção. Tenho clareza de que o problema da avaliação na educação infantil continuará sendo objeto de investigação sob outros pontos de vista, já que esse fenômeno está presente no cotidiano das instituições, necessitando de um olhar estranho e curioso sobre as práticas aí desenvolvidas.

METODOLOGIA:

Foi elaborado um mapeamento dos trabalhos existentes na base da ANPEd em todos os GTs (grupos de trabalho) selecionando-se os referentes à educação infantil. A partir desse mapeamento foi possível destacar as referências mais freqüentes sobre a avaliação, e estudá-las, para evidenciar os principais pontos de vista aí apresentados através das analises das convergências e das divergências dos trabalhos apresentados no GT 0 a 6. A tessitura  das considerações sobre o tema, no estudo dos trabalhos, se deu pela comparação das diferentes matrizes especialmente em relação às diretrizes presentes no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – (RCNEI). Com base nos trabalhos selecionados foi desenvolvido um estudo que teve como instrumento metodológico a análise de conteúdo, e como suporte teórico o que vem sendo indicado como uma possível Pedagogia da Educação Infantil.

 

RESULTADOS:

Número de  trabalhos encontrados referentes a avaliação no período de onze anos na ANPEd:

Trabalhos sobre avaliação na Educação Infantil: 03

Trabalhos sobre avaliação em outros níveis e Modalidades de Educação: 134

Total de trabalhos Encontrados: 137

Quantidade de trabalhos encontrados por ano nos Programas e Resumos da ANPEd   (AVALIAÇÃO) 

Ano: 1993 - Educação Infantil: 0  Outros:  14 Total: 14; Ano: 1994 - Educação Infantil: 1  Outros:  11 Total: 12; Ano: 1995 - Educação Infantil: 1  Outros:  22 Total: 23; Ano: 1996 - Educação Infantil: 0   Outros: 22 Total : 22; Ano: 1997 - Educação Infantil: 0   Outros: 13 Total: 13; Ano: 1998 - Educação Infantil: 0   Outros: 09  Total: 09; Ano: 1999 - Educação Infantil: 0  Outros : 05  Total: 05; Ano: 2000 - Educação Infantil: 1  Outros:  03  Total: 04; Ano: 2001 - Educação Infantil: 0  Outros:  17 Total: 17 Ano: 2002 - Educação Infantil: 0  Outros:  05  Total: 05; Ano: 2003: Educação Infantil: 0 Outros: 13 Total:13

CONCLUSÕES:

A partir dos dados coletados foi possível concluir que: a avaliação é um tema bastante discutido entre os educadores e pesquisadores da maioria dos grupos de trabalhos da ANPEd. No entanto, nas pesquisas que tratam da avaliação na educação infantil, neste mesmo espaço, é um tema ainda incipiente. Através do trabalho realizado confirmou-se a reduzida existência de estudos sobre avaliação na educação infantil. Outro aspecto também evidenciado neste estudo foi que os modelos de avaliação na educação infantil geralmente se subordinam aos moldes do ensino fundamental, desconsiderando as especificidades da educação de crianças na faixa etária de 0 a 6 anos.

 

 
Palavras-chave: Avaliação; Planejamento; Proposta pedagógica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006