IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 1. Gerontologia

DESEMPENHO DE ADULTOS JOVENS, DE IDADE INTERMEDIÁRIA E IDOSOS EM TAREFAS DE EVOCAÇÃO LEXICAL LIVRE, COM CRITÉRIO ORTOGRÁFICO E COM CRITÉRIO SEMÂNTICO: EFEITO DA VARIÁVEL IDADE

Juliana de Lima Müller 1
Mariana Pires 1
Thaís Sarmento 1
Maria Alice Pimenta Parente 1
Rochele Paz Fonseca 1
(1. Instituto de Psicologia/ UFRGS)
INTRODUÇÃO:

Em função do crescente aumento da população idosa no mundo, é importante estudar o efeito do envelhecimento na cognição. Há poucos estudos que relacionam o envelhecimento com a linguagem e a comunicação, principalmente no que se refere às habilidades do Hemisfério Direito (HD) do cérebro. A literatura indica que as funções dependentes do HD sofrem declínio com o avançar dos anos, em populações normais, incluindo habilidades verbais no nível lexical, percepção visuoespacial e memória. Além disso, aponta-se declínio em tarefas de compreensão lingüística nesta população, embora o declínio tenda a ser mais evidente no processamento da produção da linguagem do que no processamento da compreensão. Por outro lado, há pesquisas que apontam habilidades de compreensão de linguagem preservadas em indivíduos idosos. Assim, em função dessas divergências e do reduzido número de estudos, é importante verificar o efeito da idade para o desempenho de habilidades comunicativas relacionadas principalmente com o HD, como a evocação lexical, definida como a produção oral ou escrita de maior quantidade possível de vocábulos em um determinado intervalo de tempo, sendo também conhecida como fluência verbal.

METODOLOGIA:

Participaram do estudo 40 adultos jovens (19 a 35 anos), 40 adultos de idade intermediária (40 a 56 anos) e 40 adultos idosos (60 a 75 anos), sendo que toda a amostra apresentava alta escolaridade (oito anos de escolaridade ou mais) e esta foi selecionada por conveniência. Os indivíduos tinham que ter fluência no Português Brasileiro, procedência brasileira e podiam ser de ambos os sexos. Não foram incluídos no estudo participantes que apresentaram quaisquer distúrbios, neurológicos, psiquiátricos, sensoriais e/ou lingüísticos e que obtiveram um escore inferior a 26 pontos no Mini-mental. A prova a que foram submetidos avalia três modalidades de evocação lexical: (1) livre, (2) com critério ortográfico e (3) com critério semântico. Na primeira modalidade, as pessoas são orientadas a dizer o maior número possível de palavras num intervalo de tempo de 2 minutos e 30 segundos; na segunda, devem falar a maior quantidade de palavras que começam com a letra ‘p’, em 2 minutos; e na terceira, emitir o maior número de vocábulos do campo semântico roupas, em 2 minutos. Para a análise dos dados, foi somado o total de vocábulos para cada modalidade. A análise comparativa dos grupos foi efetuada a partir do teste estatístico ANOVA, pacote SPSS versão 12.

RESULTADOS:

Na tarefa de evocação lexical livre, os adultos jovens emitiram, em média, 62,18 vocábulos (DP 23,68), os adultos de idade intermediária, 58,28 (DP 24,64) e os adultos idosos, 41,73 (DP 15,81). Na evocação lexical com critério ortográfico, os adultos jovens evocaram, em média, 26,78 palavras (DP 7,08), os adultos de idade intermediária, 26,73 (DP 8,29) e os adultos idosos, 20,63 (DP 9,12). Por fim, na modalidade de evocação lexical com critério semântico, os adultos jovens totalizaram, em média, 31,35 palavras (DP 6,56), os adultos de idade intermediária, 29,08 (DP 8,27) e os adultos idosos, 22,93 (DP 5,55). Dessa forma, observou-se que os adultos idosos obtiveram escores significativamente inferiores aos dos dois outros grupos nas três modalidades da tarefa, havendo efeito de idade.

CONCLUSÕES:

Foi observado um efeito de idade no desempenho de adultos nas três modalidades da tarefa de evocação lexical. Assim, pode-se notar que o efeito do envelhecimento provocou em média um pior desempenho dos adultos idosos nas três tarefas, o que foi provavelmente ocasionado pela freqüente anomia na terceira idade. Por fim, sugerem-se estudos que avaliem o efeito do envelhecimento em relação a outras habilidades comunicativas relacionadas ao HD para uma melhor compreensão do funcionamento cognitivo e comunicativo da população idosa, visando-se à elaboração de processos de avaliação e reabilitação mais contextualizados para esta faixa etária.

Instituição de fomento: PET SESu/ MEC e CAPES
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: comunicação; envelhecimento; evocação lexical.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006