IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
motivação científica através da parasitologia
Samira de Castro Pires Miguel 1
Jolliet de Assis Lopes 1
Maycon Bruno de Almeida 1
Taísa Delogo Brandão 1
Edivan Moreira Aredes 1
Mônica Irani de Gouvêia Belinelo 1, 2
(1. Faculdade de Minas - FAMINAS-Muriaé; 2. Universidade Vale do Rio Verde, UNINCOR, Três Corações/MG)
INTRODUÇÃO:

Muriaé é uma cidade mineira com cerca de cem mil habitantes, localizada na rodovia BR-116, sendo um entroncamento e pólo regional para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. É uma cidade com índice de desenvolvimento humano (IDH) igual a 0,772.

A FAMINAS - Faculdade de Minas é uma Instituição de Ensino Superior com 15 cursos e cerca de três mil alunos, com considerável parcela de estudantes oriundos de escolas públicas de ensino e outra parcela de escolas particulares, constituindo-se uma mistura interessante de conhecimentos e práticas.

Com o intuito de motivar os alunos dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Nutrição ao ensino e aprendizagem da disciplina de parasitologia, desde 2004, está sendo desenvolvido um trabalho de extensão e de pesquisa com as comunidades carentes de Muriaé, onde os alunos têm sua iniciação à docência proferindo palestras para os moradores e fazendo diagnóstico de verminoses em crianças e adultos.

Os alunos ainda realizam visitas domiciliares para conhecerem na prática os hábitos da comunidade e a vida domiciliar de cada cidadão para a posterior adoção de medidas profiláticas visando à difusão da educação em saúde e a mudança de hábitos nutricionais e comportamentais.

O trabalho de iniciação científica de pesquisa e extensão permite desenvolver o lado social das relações interpessoais nos acadêmicos e motivar os alunos para o ensino e aprendizagem dos conceitos e técnicas laboratoriais inerentes à sua formação.

METODOLOGIA:

Quatro equipes foram estruturadas com seis acadêmicos em cada, dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Nutrição. Inicialmente, realizaram-se reuniões com as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Aeroporto, nesta cidade para viabilizar a seleção das casas a serem trabalhadas. Sessenta pessoas foram selecionadas e aplicados questionários com perguntas diretas objetivando conhecer a realidade das famílias em relação à escolaridade das pessoas, saneamento básico, além de questionamentos a respeito de peso corporal, idade, presença ou ausência de doença crônica com uso de medicamento, para auxiliar o médico no momento da prescrição nos casos positivos de verminoses.

Foram distribuídos coletores identificados e o retorno foi marcado para o recolhimento do material distribuído, cujos exames foram realizados pelos respectivos alunos no laboratório da FAMINAS sob orientação da pesquisadora.

O método utilizado foi o de Sedimentação Espontânea ou de Lutz ou de Hoffmann, Pons e Janer. A emissão dos resultados foi realizada em formulário próprio, assinado por técnico credenciado pela Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.

Os dados levantados foram estatisticamente analisados, correlacionando diversos parâmetros coletados junto aos clientes.

Foram realizadas oficinas para análise dos problemas de saneamento básico, nutricionais e hábitos da comunidade, seguidas de um <i>brainstorming<i> para propostas de soluções aos quesitos levantados.

RESULTADOS:

Segundo Vygotsky, existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem, um proporcionando recursos ao outro. A linguagem e a memória desenvolvem-se conjuntamente, o que torna a linguagem essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo. O contato dos alunos com a população, fatos do cotidiano e técnicas laboratoriais levaram à memorização interativa dos conceitos biológicos necessários ao seu desenvolvimento enquanto cidadão e ser humano.

Depois de absorvido os conhecimentos, principalmente quanto à parasitologia, foi possível, sob orientação da pesquisadora bioquímica responsável, a análise do material coletado junto às famílias selecionadas pelo PSF do bairro Aeroporto.

Dos exames realizados, quarenta apresentaram algum tipo de parasito, aproximadamente 66% do total, sugerindo assim, a precariedade dos setores de saneamento básico, de distribuição de água e alimentação. Dos resultados positivos, 17% apresentaram uma situação clínica ainda mais grave, pois se detectou dois ou mais parasitos diferentes em cada exame.

Os parasitos mais encontrados foram <i>Entamoeba histolytica</i> e <i>Ascaris lumbricoides</i>, aparecendo esporadicamente (menos de 2%), os parasitos <i>Giardia lamblia</i>, <i>Strongyloides stercoralis</i>, <i>Trichuris trichiura</i> e <i>Hymenolepis nana</i>.

CONCLUSÕES:

Esse projeto despertou grande interesse dos alunos uma vez que proporcionou o contato direto com a população, aprimorando a inter-relação profissional-comunidade e possibilitou o treinamento em metodologias de ensino, através de oficinas, trabalhos lúdicos e palestras.

O trabalho de educação e difusão das medidas profiláticas nas comunidades e escolas está mudando o hábito das pessoas, o que foi sentido nas visitas após o tratamento das mesmas.

Alguns alunos participantes do projeto, antes com certa inibição nos trabalhos escolares agora se apresentam motivados nas aulas teóricas e práticas relativas ao ensino dos conteúdos de ciências biológicas.

O despertar para um mundo melhor, com pessoas bem alimentadas e saudáveis, foi a mola-mestre para o entusiasmo dos alunos que participam do projeto, o que só será possível com a solidariedade de todos, uma boa gestão dos bens públicos e cultura de cidadania.

Instituição de fomento: Faculdade de Minas - FAMINAS, Muriaé/MG
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação; Ciências Biológicas; Saúde coletiva.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006