IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
ANÁLISE E ATUALIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL
Karen Mello Colpes 1
Alania Caroline Gonçalves Bonfim dos Santos  1
Débora Passos Simões de Almeida Tavares 1
Wagner Braga Batista 1
(1. Universidade Federal de Campina Grande - UFCG)
INTRODUÇÃO:
A elaboração dos Projetos Político Pedagógico (PPP) atendeu orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e em Diretrizes Curriculares do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC). No final da década de 90, vários cursos de graduação formularam propostas, que visava adequar a formação acadêmica à novos requisitos pedagógicos, surgindo nesse contexto o atual PPP do Curso de Desenho Industrial, tendo origem em Comissão de Ensino, formada a partir da criação do Departamento de Desenho Industrial, em 1993. Tal projeto fora elaborado a partir de proposições feitas pela professora Maria José Gomes da Silva. Vindo a ser aprovado em reunião ampliada do departamento e colegiado do curso, em 4 de outubro de 2000, após discussão e revisão de conteúdos. Este PPP condensa experiências desenvolvidas no Curso de Desenho Industrial desde 1978 e traduz os limites e possibilidades de reflexões e práticas de ensino/aprendizagem realizadas nesse âmbito. Apesar das considerações críticas sobre o mesmo, entendemos que esse documento é uma contribuição significativa. É um dos projetos pioneiros no Centro de Ciências e Tecnologia, da UFCG, favorecendo a realização de outras proposições similares em outros cursos dessa instituição e a aplicação de diretrizes curriculares em Desenho Industrial. Seu conteúdo e suas lacunas refletem a falta de habilitação pedagógica dos professores que o elaboraram. Após quase seis anos de aplicação, requer análise e atualização.
METODOLOGIA:
A análise e atualização do projeto político pedagógico resultaram do exame da experiência em andamento. Essa apreciação foi comparativa, e, portanto, pressupôs que o projeto fosse cotejado com outros similares. Implicou no levantamento e avaliação de PPPs de cursos de Desenho Industrial realizados em outras instituições de ensino superior presentes no quadro Nacional. Utilizou-se inicialmente o acervo da Coordenação de Curso e do orientador do projeto. A obtenção de dados posteriores foi efetuada por meio da Internet. Recorremos ainda à literatura especializada existente, em especial aos Anais dos eventos técnico-científicos na área de Desenho Industrial e de Educação. A pesquisa almejava formar um banco de dados sobre Projetos Políticos Pedagógicos e Currículos de Desenho Industrial, agregando, novas referências. A filtragem desses materiais permitiu que fossem identificados pontos críticos, que foram avaliados coletivamente pela equipe do projeto. À luz dessa avaliação preliminar foram formuladas alternativas referentes aos tópicos constituintes do mesmo. Após a formulação das propostas, novamente, fóruns de discussão e de avaliação foram criados para consolidar um novo Projeto Político Pedagógico. Nosso propósito era realizar a discussão e avaliação dos itens do Projeto Político Pedagógico em vigor, sensibilizando professores e estudantes para sua relevância, e estimular, desse modo, a participação crítica na elaboração e na implementação dessa proposta.
RESULTADOS:
Observou-se que o projeto político pedagógico deve ser cumulativo, pois assim, leva-se em consideração as experiências e aquisições do projeto ainda em vigor. O novo projeto deve consolidar os resultados obtidos e solidificar a formação dos estudantes de Desenho Industrial, para que estes estejam preparados e saibam localizar-se no mercado de trabalho, assim como em seu papel perante a sociedade. Dentre os resultados alcançados, podemos destacar o apoio à busca de interação entre ensino, pesquisa e extensão; à integração do curso de Desenho Industrial com demais áreas de conhecimento da universidade; à transdisciplinaridade; à flexibilidade e constante atualização curricular; à aplicação de novas tecnologias ou metodologias de ensino/aprendizagem; à avaliação sistemática e contínua tanto do PPP, quanto do corpo discente e docente do curso; ao estímulo à educação continuada; à otimização da carga horária, da distribuição das disciplinas e dos horários de aula; ao incentivo a produção de material didático-pedagógico; à viabilização do acesso às fontes de pesquisa e a ampliação dos bancos de dados na área de Desenho Industrial; à busca pela volta do estágio em empresas, como forma de preparação profissional; ao estímulo à criação de um programa de pós-graduação no curso; à redução dos índices de retenção e de evasão dos estudantes; à busca pela melhoria das dependências destinada ao ensino, à pesquisa e à extensão; e de forma geral, à busca pela valorização da educação na rede pública.
CONCLUSÕES:
O projeto de análise e atualização do Projeto Político Pedagógico do Curso de Desenho Industrial da UFCG teve uma grande valia para os membros integrantes do mesmo, ressalvando a imensidão de sua relevância tanto ao Curso de Desenho Industrial, como em forma de incentivo para que outros cursos afins ou não tomem consciência da necessidade desta abordagem. Há grandes disparidades no ensino superior no Brasil com sérias repercussões sobre os padrões de qualidade dos cursos de Desenho Industrial. Essas deformidades foram consideradas na formulação de PPPs que valoriza a qualidade de ensino e o papel do ensino público superior no Brasil. O PPP não pode se consolidar como documento, apenas, normativo ou como conjunto de planos e propostas divorciado das práticas correntes. O projeto atual é dinâmico, não é um instrumento formal para ser arquivado ou atender veleidades administrativas. Ele deve ser construído e vivenciado por todos os envolvidos com o processo educacional, docente ou discente. Suscita a necessidade de que os professores se comprometam com sua viabilização e sejam avaliados pelo seu desempenho acadêmico. Como práticas salutares recomendamos que a atualização do PPP observe a realidade socioeconômica na qual o curso se insere; estimule a reflexão, a capacitação pedagógica e especialização técnica do corpo docente; examine a adoção de um currículo flexível; atente para a configuração de uma formação de nível superior contínua, autônoma e permanente; dentre outras.
Instituição de fomento: Este projeto teve a contribuição e financiamento do CNPq.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico; Ensino-aprendizagem; Desenho Industrial.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006