IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
HISTÓRIA SOCIAL DO CURRÍCULO E DAS DISCIPLINAS ESCOLARES - UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA

Kelly da Silva 1
Rita Márcia Andrade Vaz de Mello 1
Maria das Graças Soares Floresta 1
(1. Universidade Federal de Viçosa. (UFV) Departamento de Educação. (DPE))
INTRODUÇÃO:

O Curso de Pedagogia está na pauta de discussão, num momento em que o Ministério da Educação define diretrizes curriculares para a formação de profissionais da educação. Os movimentos e organizações de educadores que vêm realizando o debate sobre os cursos de Pedagogia, exercem importante papel na luta pela valorização deste profissional. Entretanto, conseguiram pouco em relação a medidas efetivas, às mudanças se resumiram a alteração na grade curricular dos cursos, sem avançar em questões específicas. Nosso objetivo é examinar o processo de desenvolvimento curricular, buscando elucidar a partir de diferentes desenhos curriculares desenvolvidos historicamente para uma mesma área de formação, a relação entre prescrição curricular, o movimento das tendências educacionais e das políticas educacionais face aos princípios da teoria da História Social das Disciplinas Escolares. Tomamos como universo de pesquisa o desenvolvimento curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, abordando sua história e os desenhos curriculares que desenvolveu desde sua criação.

METODOLOGIA:

 Este trabalho está baseado na busca de elementos que contribuam para a compreensão do processo de desenvolvimento histórico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV).  O trabalho envolve, pesquisa documental histórica que implicou, consulta aos acervos do Arquivo Central e Histórico da Universidade Federal de Viçosa, e outras unidades como a Pró-Reitoria de Ensino da (UFV),  busca de documentos como Projetos Político Pedagógicos do Curso elaborados ao longo do curso de sua historia, documentos de orientação do MEC para a elaboração desses. Essa sistematização está sendo feita concomitantemente a uma análise das tendências pedagógicas que supostamente teriam orientado a elaboração dos diferentes desenhos curriculares.   Assim, após acolhimento das categorias analíticas em função da primeira fase de estudo teórico e sistematização do material documental, procedemos a uma etapa complementar de levantamento de dados junto aos acervos citados. Desta forma, na primeira fase do nosso trabalho priorizou-se uma revisão de literatura voltada para a História do Currículo e das Disciplinas Escolares e a análise dos catálogos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa do ano 1972 ao ano 2005.

RESULTADOS:

 O curso de pedagogia, criado em 1939, já foi regulamentado varias vezes a nível nacional. A sua primeira regulamentação se deu através do Decreto-lei n.º1.190, de 4  de abril de 1939, inicialmente o curso estruturava-se em Bacharelado de 3 anos acrescido de um ano de didática, conhecido como esquema 3 + 1. O curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi criado na década de 70, no ano 1971, vinculado ao Departamento de Economia Doméstica. No final desta década com a criação do Departamento de Educação, este se responsabilizou pelo Curso. De acordo com o catálogo de graduação do ano de 1972, o curso de Pedagogia da UFV, se dividia em cinco etapas, nas quais os estudantes deveriam somar um total de 147 créditos, para obter o grau de licenciado. Observamos que no ano 1974 são acrescentadas no Curso as disciplinas de metodologia de ensino, demonstrando uma preocupação com a  parte prática do curso. Em 1975, as disciplinas Estatística I e II e Currículos e Programas de 1ª grau são acrescentadas à grade curricular. É importante ressaltar que as modificações na grade curricular do Curso se explicam segundo a História da Educação e das Reformas Educacionais, percebemos, por exemplo, que a disciplina Currículos e Programas  é acrescida à grade do curso em 1973 como disciplina obrigatória, no mesmo momento em que questões curriculares eram discutidas em todo país.

 

CONCLUSÕES:

O processo de desenvolvimento curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa vem se estruturando desde sua criação ajustado ao modelo nacional, ou seja, de acordo com a História da Educação no País. Este vai modificando-se, segundo as Reformas Educacionais. No entanto, observa-se também uma adequação ou criação e modificação de disciplinas de acordo com a chegada ou saída de um docente no curso, geralmente o novo docente vai criar uma disciplina optativa que englobe de forma mais específica sua área de formação. Caracterizando-se como um outro fator modelador da grade curricular do Curso de pedagogia da Universidade Federal de Viçosa.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação Superior ; Currículo; Saberes Escolares.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006