IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada

MACROBENTO INCRUSTANTES DA REGIÃO ENTREMARÉS DA PRAIA DE PIRATININGA - NITERÓI, RJ

Thais de O. Freesz  1
Helaina C. Crisóstomo  1
Hilda M. S. Sathler 1
Clésio Castro da Silva  1
Gilson A. de Castro 1
(1. Departamento de Zoologia, ICB, Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF)
INTRODUÇÃO:

          Os habitats costeiros bentônicos estão entre os mais produtivos do planeta. Dentre os ecossistemas presentes na região entremarés e habitat da zona costeira, os costões rochosos são considerados um dos mais importantes por abrigarem um grande número de espécies de grande importância ecológica e econômica. São locais de alimentação, crescimento e reprodução de um grande número de espécies, que como conseqüência permitem importantes interações biológicas neste ambiente.

            De acordo com o tamanho, podem ser macrobentons, meiobentons e microbentons. Com relação à locomoção, podem ser sésseis, sedentários ou vágeis. Os organismos sésseis apresentam alto nível de adaptação e diferentes respostas a vários estímulos, fazendo com que estes sejam os mais adequados para indicar o comportamento do ambiente abiótico, sua abundância, riqueza, densidade e diversidade. Isso se deve à variação das marés na zona mesolitorânea, influenciada pelos ciclos de maré.

            O presente estudo objetivou caracterizar quali e quantitativamente a macrofauna bêntica do mesolitoral de dois diferentes costões rochosos localizados na praia de Piratininga, no município de Niterói, Rio de Janeiro.
METODOLOGIA:
            As coletas foram realizadas na maré de sizígia diurna nos dias 22 de julho de 2005 (Costão 1: 22° 57’10” S - 43° 6’ 01,1” W) e 1 de novembro de 2005 (Costão 2: 22° 57’ 17,0” S - 43° 5’ 54” W). Foram feitas coletas numa transecção de 10 m com um quadrado de alumínio (10 X 10 cm), os organismos retirados com espátula (10 réplicas), colocados em vidros para serem anestesiados por resfriamento (2 a 3 horas) e fixados em formalina a 10%. No laboratório de Anelídeos Moluscos e Equinodermos foram triados e transferidos para o álcool a 70%. As variáveis biológicas utilizadas na avaliação das comunidades foram: densidade total, riqueza de espécies, abundancia de espécies, freqüência relativa e porcentagem de cobertura. As espécies foram identificadas com literatura especializada e para o processamento dos dados estatísticos utilizamos o índice de diversidade de Shannon (H), diversidade máxima (Hmáx), riqueza de espécie (S) e uniformidade (J).
RESULTADOS:

            Os costões analisados estão representados pelos cirripédios Chthamalus bisinuatus Pilsbry, 1916; Tetraclita stalactifera (Lamarck, 1818), Chthamalus proteus Dando & Southward, 1980; bivalves Brachidontes solesianus (Orbigny, 1846), Perna perna (Linné, 1758) e pelos gastrópodes Collisela subrugosa (Orbigny, 1846), e Fissurela clenchi Farfante, 1943. O índice de diversidade de Shannon variou de 0,17 a 1,36 a diversidade máxima de 1,99 a 2,59 a riqueza de espécie de 1 à 6 e a uniformidade de 8% à 53% nos costões 1 e 2 respectivamente. No costão 1 houve uma dominância de P. perna enquanto que no costão 2 houve uma heterogeneidade de espécies.

CONCLUSÕES:

A aleatorização na amostragem é utilizada como forma de obtenção de dados não viciados e permite comparações. O método de raspagem total utilizado na coleta tem demonstrado ser mais adequado se comparado à contagem dos organismos interceptados por quadrantes, pois implica em posterior análise do material coletado, o que permite uma triagem cuidadosa.

P. perna foi a espécie dominante no costão 1 enquanto que no costão 2 apesar de haver uma maior heterogeneidade Chtamalus bisinuatus apresentou maior quantidade de espécimes. Fazendo-se uma comparação dos dados estatísticos entre os dois costões nota-se uma diferença significativa da diversidade, diversidade máxima e equidade as quais foram maiores no Costão 2.

 
Palavras-chave: Costão Rochoso; Macrobentons; Incrustantes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006