IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

LEITURA E ESCRITA INICIAIS: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NA CONSOLIDAÇÃO DAS CONCEPÇÕES INFANTIS

Doris Pires Vargas Bolzan 1
Lisiane Pappis 1, 2
Carla Markus Lopes 1, 3
Mozara Zasso Spencer 1, 4
(1. Universidade Federal de Santa Maria; 2. Bolsista PIBIC/CE; 3. Membro GPFOPE/CE; 4. Monitoria/MEN/CE)
INTRODUÇÃO:

Essa pesquisa refere-se ao acompanhamento do processo de construção da leitura e da escrita dos alunos em primeira série do Ensino Fundamental, bem como quais as situações que estes estabelecem entre as situações práticas vividas e as escolares, isto é, suas hipóteses formuladas acerca da lecto-escrita, considerando a interação sociocultural e entre pares num meio alfabetizador. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo possibilitar o estudo compartilhado entre crianças dessas classes e promover a formação continuada de seus professores. Além disso, procura-se compreender e reconhecer os saberes e fazeres no processo de alfabetização desses professores envolvidos, pois as diversas dificuldades apresentadas pelas crianças na construção da lecto-escrita derivam da metodologia utilizada pelos docentes. Nesse sentido, o projeto de pesquisa é de grande valia nos processos formativos de discentes e docentes, proporcionando um [re] pensar pedagógico norteado pelas práticas de alfabetização e fundamentado a partir dos estudos teóricos construtivistas e/ou interacionistas.

METODOLOGIA:
Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa de cunho qualitativo através da qual busca-se fazer uma leitura de sala de aula com base em estudos de desenho etnográfico e observações participantes. Para tanto, conta-se com a participação dos alunos de classes de alfabetização e seus professores regentes de algumas escolas de Santa Maria, juntamente com as acadêmicas dos Cursos de Pedagogia, de Educação Especial, de Especialização e de Mestrado da UFSM, bem como dos docentes desta instituição. A pesquisa desenvolve-se em quatro etapas: observações nas classes de 1ª série do Ensino Fundamental, observando a metodologia utilizada pelo professor regente e em quais níveis de alfabetização encontram-se os alunos, quais as suas dificuldades, entre outros aspectos; montagem dos circuitos de atividades diversificadas que compreendem jogos e/ou atividades envolvendo lecto-escrita; o desenvolvimento desses circuitos nas turmas, divididas em grupos heterogêneos para que se favoreça as trocas de experiências e a construção de hipóteses e assim, proporcionar a interação entre pares na produção das atividades e; ao término do trabalho realiza-se o registro de todas as atividades no grande grupo por meio de escritas espontâneas e/ou desenhos. No transcorrer dessas etapas GPFOPE reúne-se para aprofundamentos teóricos, elaborações dos circuitos de atividades, discussões e reflexões sobre os resultados obtidos a partir das atividades desenvolvidas acerca do processo de alfabetização.
RESULTADOS:
A partir do trabalho desenvolvido no GPFOPE acerca do processo de alfabetização com alunos de primeira série, pode-se traçar algumas considerações produzidas durante o projeto de pesquisa. Primeiramente, é de grande valia ressaltar que através desse projeto, os professores regentes das classes de alfabetização passam a ter um maior conhecimento sobre os períodos evolutivos que os alunos percorrem durante o processo de construção da lecto-escrita e, assim, [re] dimensionar suas práticas educativas com maior significação para eles. Além disso, o estudo possibilita o reconhecimento e a compreensão acerca da importância da interação social no processo de construção da lecto-escrita, pois antes de alguns professores terem contato com o GPFOPE, muitos consideravam o trabalho em grupo como uma desordem em classe e não como um aprendizado através de trocas de experiências e possibilidade de consolidações de “novas” hipóteses. Nesse sentido, a pesquisa proporciona [re] pensar as atividades didático pedagógicas, estimulando os docentes a uma busca por inovações em suas metodologias e uma alfabetização significativa para seus alunos. Ainda, promove aos alunos envolvidos, novas oportunidades de aprendizado, tornando o processo de ensino mais dinâmico e desafiador, superando assim, algumas dificuldades apresentadas por eles na construção da leitura e da escrita.
CONCLUSÕES:
O projeto em andamento desde 2003 nos Sistemas de Ensino estadual, municipal e particular de Santa Maria, envolveu mais de 29 escolas até o ano de 2005. Além disso, corroborou para que os processos interativos e mediacionais promovidos através do desenvolvimento dos circuitos permitissem aos professores regentes dos grupos acompanhados a expansão das atividades de leitura e de escrita organizadas para as classes de alfabetização, proporcionando um trabalho pedagógico de consolidação das hipóteses infantis para as crianças que participaram desse estudo. É possível ainda referir que estes docentes, bem como os membros do GPFOPE têm podido aprofundar teoricamente seus conhecimentos acerca da temática em estudo, consolidando aportes didático-metodológicos capazes de promover o avanço das hipóteses infantis em relação à leitura e a escrita iniciais nessas Instituições.
Instituição de fomento: PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Lecto-escrita; Mediação pedagógica; Formação de professores.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006