IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Inorgânica
SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE UM COMPLEXO DE SAMÁRIO COM 2,2,6,6-TETRAMETIL-3,5-HEPTANODIONA E 2,2-BIPIRIDINA
Marcelo Batista de Queiroz  1
Bráulio Dafné de Almeida Firmo  1
Judite Siqueira Leite  1
Wilton Silva Lopes  1
Crislene Rodrigues da Silva Morais  2
Antônio Gouveia de Souza  3
(1. Departamento de Química / Universidade Estadual da Paraíba - UEPB; 2. Departamento de Engenharia de Materiais / UFCG; 3. Departamento de Química / Universidade Federal da Paraíba - UFPB )
INTRODUÇÃO:

Atualmente, tem se estudado um grande número de compostos de coordenação com ligantes orgânicos, entre estes estão os complexos de íons lantanídeos com b-dicetonas e ligantes mistos, que podem atuar como excelentes dispositivos moleculares conversores de luz (DMCL), absorvendo radiação no ultravioleta e emitindo no visível. O interesse nesses materiais se deve as suas possíveis aplicações tecnológicas como eficientes fluoroimunoensaios e compostos bioinorgânicos fotossensíveis. A luminescência desses complexos é proveniente da transferência de energia intramolecular dos ligantes orgânicos aos íons lantanídeos (Ln3+). O ligante orgânico atua como antena absorvendo luz ultravioleta, transferindo essa energia para o íon lantanídeo, que por sua vez, emite-a na região visível. Dessa forma, os ligantes desempenham o papel de antenas, coletando a radiação U.V. com alta eficiência quântica, devido às suas altas probabilidades de absorção nesta região do espectro, superando a capacidade limitada dos íons lantanídeos em absorver luz, em virtude da natureza proibida de suas transições f-f. Este trabalho tem como objetivos sintetizar o complexo Sm(thd)3bipy onde Hthd = 2,2,6,6-tetrametil-3,5-heptanodiona e bipy = 2,2-bipiridina, assim como caracterizar o complexo obtido usando as técnicas de análise elementar, ponto de fusão, espectroscopia de absorção na região do infravermelho e UV-visível.

METODOLOGIA:

Para a síntese do complexo procedeu-se da seguinte forma: A partir de determinada massa de óxido de Samário adicionou-se uma solução aquosa de HCl, foram realizas evaporações subseqüentes com água deionizada e etanol, em seguida procedeu-se a diluição da solução do cloreto de lantanídeo com etanol. Inicialmente foi adicionado a solução etanólica de b-dicetona (thd), gota à gota, em seguida o segundo ligante (bipy) foi adicionado. Após a neutralização da solução ocorre a precipitação do complexo formado. As análises elementares de carbono, hidrogênio e oxigênio foram utilizando-se um analisador elementar, marca Thermoquest CE Instruments, modelo EA 1110 CHNS-O, as temperaturas referentes aos intervalos de fusão/decomposição foram obtidas através de um aparelho marca MICROQUÍMICA, modelo MQAPF-301. Na Espectroscopia de absorção eletrônica na região do UV – Visível, os espectros foram obtidos empregando-se um espectrofotômetro da Perkin Elmer, modelo Lambda-6, operando com lâmpada de tungstênio, que abrange a região de 800 a 350 nm e com lâmpada de deutério que abrange a região de 350 a 190 nm e fenda de 2 mm. Os espectros de absorção na região do infravermelho dos ligantes e dos complexos foram obtidos em pastilhas de KBr, prensadas sob vácuo, foram obtidos utilizando se um espectrofotômetro com transformada de Fourier Bruker, modelo IF66 na região compreendida entre 4000 e 400 cm-1, com resolução de 2 cm-1.

RESULTADOS:

A reação do sal de lantanídeo com os ligantes originou um complexo sólido em forma de pó. O complexo sintetizado foi o Sm(thd)3bipy. Analisando os dados obtidos pode-se observar que o complexo inicia a decomposição no estado sólido tendo logo em seguida fundido. Pode-se observar que para o teor do lantanídeo no complexo, o erro relativo encontrado apresentou uma diferença de 1,14% entre os valores teórico e experimental. Com relação à análise de carbono, hidrogênio e nitrogênio do complexo foram encontrados erros relativos de 1.32%, 1.30% e 6.06%, respectivamente. Os espectros de absorção no UV-Visível dos ligantes: Hthd e bipy apresentam, respectivamente, as seguintes bandas de absorção intensas em 275nm e 234 e 280 nm, j[a o complexo sintetizado apresentou as seguintes bandas de absorção: 273 e 286nm. Analisando os espectros vibracionais na região do infravermelho pode-se constatar a evidência da ocorrência de coordenação envolvendo os íons lantanídeos, a β-dicetona e o ligante bipy, visto que o espectro da β-dicetona apresenta-se bastante característico com uma banda de absorção próximo de 1622cm-1.

CONCLUSÕES:

Foi sintetizado um novo complexo misto de lantanídeo (Sm+3) com a β-dicetona 2,2,6,6-tetrametil-3,5-heptanodiona e o ligante 2,2-bipiridina. Após a síntese e caracterização do complexo obtido neste trabalho, foi possível concluir que: a análise elementar (carbono, hidrogênio e nitrogênio) e a análise do teor do íon lantanídeo no complexo estão em boa concordância com a fórmula proposta (Sm(thd)3bipy), onde thd representa o β-dicetonato; o complexo estudado inicia a decomposição no estado sólido tendo em seguida fundido; os espectros eletrônicos de absorção na região do UV-visível do complexo é praticamente uma superposição das bandas dos ligantes livres, sendo observado apenas um pequeno deslocamento do complexo em relação aos ligantes livres, o que pode ser atribuído a coordenação do ligante; os espectros vibracionais na região do infravermelho indicam que a b-dicetona (thd) se coordena aos íons lantanídeos pelos átomos de oxigênio. O que ficou constatado pelo aparecimento das bandas características da b-dicetona. Com relação ao ligante bipy verificou-se que a ligação ocorre através dos átomos de nitrogênio da piridina.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Complexos; Lantanídeos; Samário.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006