IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

IMAGINÁRIOS E SABERES: NO CAMPO DO POSSÍVEL DO ENSINO SUPERIOR

Crys Ellen dos Santos 1
Chaiana Viário Carneiro 1
Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos 1
Valeska Fortes de Oliveira 2
(1. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; 2. Fundamentos da Educação/Universidade Federal de Santa Maria FUE/UFSM)
INTRODUÇÃO:

 

Alunas do curso de graduação de Pedagogia - Educação Infantil e integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), com o objetivo de conhecer as representações dos professores, construíram o projeto intitulado “Imaginários e Saberes: no campo do possível do ensino superior” cuja finalidade refere-se à aproximação e conhecimento das representações do professor formador, atuante no curso de Pedagogia atendido pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, sobre o seu papel de formador, o seu espaço de formação no ambiente da Universidade, as aprendizagens realizadas durante a trajetória docente (os saberes experienciais) construídos como formadores e, também como pesquisadores. A relevância deste projeto reside no conhecimento da pessoa do professor formador, que vem atuando no espaço da universidade. Particularmente nos interessou as representações dos professores sobre o ensino superior e o papel da Universidade na formação profissional atualmente. Com relação aos saberes voltamos nosso olhar e nosso trabalho analítico para os saberes experienciais construídos durante suas trajetórias de vida profissional.

METODOLOGIA:

Foram convidados três professores a colaborarem na investigação, atendendo a critérios como docência nos cursos de licenciatura da UFSM, especialmente nos cursos do Centro de Educação, e, com tempos diferenciados na docência, para que a categoria “experiência e aprendizagens” (saberes experienciais) pudesse ser analisada com reflexões diferenciadas acerca da docência no ensino superior. Os colaboradores foram entrevistados oralmente enfocando as representações sobre o espaço da Universidade e o papel do professor universitário na formação de professores, através de um roteiro de História de Vida temática, com as seguintes questões: “como você se sente enquanto professor universitário?”; “quais as aprendizagens que tens construído neste espaço?”; “que tipos de dificuldade tens encontrado na trajetória profissional?”; “como você percebe o papel do formador de outras gerações de professores?”, “como você se vê enquanto professor universitário?”, “como você vê o papel da universidade?”, “em relação à formação do professor universitário, onde pensas que acontece e de que forma?”, “sua experiência anterior influenciou na docência universitária ou você acha que não teve relação nenhuma?” e, finalmente, “como você tem cuidado de sua formação?”.

RESULTADOS:

Podemos começar perguntando: “como os professores que estão na docência universitária se constituíram professores?”.Na tentativa de responder à questão, e para saber como se dá esse caminhar em relação à profissão do docente universitário, Anastasiou (2002, p.174) aponta para o fato de que a “maioria dos que atuam na docência universitária, tornou-se professor da noite para o dia: dormiram profissionais e pesquisadores de diferentes áreas e acordaram professores. Por mais excelência que tragam das diferentes áreas de atuação, não há garantia de que a mesma tenha igual peso na construção do significado, dos saberes, das competências, dos compromissos e das habilidades referentes à docência”. Os estudos sobre a profissão de professor e sobre os saberes docentes têm apontado para a experiência como produtora de saberes. Nas entrevistas realizadas podemos constatar que os sujeitos envolvidos valorizam e reconhecem experiência adquirida como professor de escola publica ou privada para o exercício da docência universitária. Tardif (2002) salienta o fato de dedicarmos uma atenção especial à experiência como fonte de saberes. Prestar atenção à experiência como produtora de saberes é colocá-la no movimento da formação do professor reflexivo e no processo de desenvolvimento profissional do professor.

CONCLUSÕES:

A partir dos resultados produzidos, concluímos que os professores formadores destacam a importância da experiência anterior (escola pública ou privada), influente na docência universitária destes, como elaboradora de saberes que são acionados no trabalho formativo das acadêmicas do curso de Pedagogia. A representação que os sujeitos construíram sobre o espaço da universidade e o seu papel como formadores é de uma percepção do significado atribuído à formação de gerações mais novas. Em relação à formação do professor universitário, os entrevistados mostraram o cotidiano no ensino superior e a experiência na docência como produtores de saberes e que, a formação do professor universitário acontece prioritariamente no espaço acadêmico, se constituindo num espaço/tempo desafiador para novas aprendizagens (quando formador assim se dispuser).

Instituição de fomento: CNPq e FIPE
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ensino Superior; Saberes ; Formação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006