IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
AVALIAÇÃO DA BIODEGRADABILIDADE AERÓBIA DE ÓLEO LUBRIFICANTE CONJUNTAMENTE COM ESGOTO DOMÉSTICO
Guilherme Costa de Oliveira 1
Judite Siqueira Leite 1
Marcelo Batista de Queiroz 1
Bráulio Dafné de Almeida Firmo 1
Wilton Silva Lopes 1
Valderi Duarte Leite 1
(1. Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba)
INTRODUÇÃO:
A indústria de petróleo tem causado ao longo dos anos uma série de impactos ambientais negativos ao meio ambiente. Esses impactos são decorrentes, principalmente, de derramamentos acidentais de petróleo ou de algum de seus derivados. Estima-se que em todo mundo, mais de 10 bilhões de toneladas por ano de petróleo são produzidas e que 0,6% desta produção mundial termine poluindo os oceanos. A recuperação ambiental de áreas impactadas por atividades petrolíferas tem sido bastante relatada pela comunidade científica internacional, e, apesar dos investimentos destinados à modernização dos navios e instalações, acidentes ainda continuam ocorrendo. A biodegradação de hidrocarbonetos por populações nativas de microrganismos constitui um dos processos primários para a eliminação de poluentes de ambientes contaminados. Dessa forma, torna-se imprescindível a busca de tecnologias para degradar esta fração de petróleo e seus derivados que são lançados no meio ambiente causando diversos tipos de impactos negativos. Além disso, os sistemas de tratamento biológico de resíduos sempre se apresentaram como uma alternativa promissora para o tratamento de resíduos, principalmente, com relação aos custos quando comparado a outras formas de tratamento. Este trabalho teve como objetivo avaliar a biodegradabilidade de óleo lubrificante automotivo e esgoto doméstico tratados conjuntamento em reatores aeróbios.
METODOLOGIA:
Para a realização do experimento foram construídos e instalados dois reatores aeróbios com capacidade unitária de 3,5 litros. Os reatores foram construídos em acrílico e possuíam um diâmetro de 8cm com altura de 70cm. Como derivado da indústria de petróleo foi utilizado óleo lubrificante. O óleo foi devidamente misturado, em diferentes proporções, ao esgoto sanitário em proporções crescente, partindo-se de 0,5% de óleo até atingir 5%. O experimento experimental também contava com um sistema de agitação com aeradores que forneciam oxigênio ao substrato. Todo o sistema experimental era controlado automaticamente por um dispositivo eletrônico que foi programado para fornecer oxigênio e períodos regulares. Todos os ensaios foram realizados com quatro repetições. Os ensaios deverão ser realizados na forma de batelada. Todos os ensaios foram realizados a temperatura ambiente. Para avaliação do desempenho do processo os seguintes parâmetros foram monitorados durante a realização do sistema experimental: pH, ácidos voláteis, sólidos totais e suas frações, enxofre, fósforo, nitrogênio total e amoniacal, oléos e graxas. Todas as análises foram realizadas utilizando os metodos preconizados por APHA (1995).
RESULTADOS:
A análise dos resultados obtidos, até o presente momento, mostra que o tratamento deste tipo de substrato através de sistemas biológicos aeróbio é possível. Foi possível verificar que com a aplicação de 0,5% de óleo o sistema manteve o seu desempenho praticamente estável, no tocante a remoção de DQO. À medida que a quantidade de óleo foi sendo aumentada o desempenho do sistema começou a diminuir, a ponto de que quando atingimos o patamar de 5% de óleo o sistema experimental teve seu desempenho comprometido. A remoção de DQO com 0,5% de óleo foi de 90%, sendo que quando o teor de óleo passou para 5% a eficiência atingiu o patamar de aproximadamente 50%, isso para um tempo de operação de 15 dias. Considerando uma cinética de 1ª ordem para a remoção de DQO no sistema experimental o valor médio da constante de biodegradabilidade para o substrato estudado neste trabalho foi de 0,079 dia-1.
CONCLUSÕES:
Apesar do valor da constante de biodegradabilidade ser considerado baixo, quando comparado com os valores de k obtidos para esgoto doméstico, estes resultados indicam que é possível tratar este tipo de substrato em sistemas biológicos. Assim, podemos concluir que é possível o tratamento de óleo lubrificante conjuntamente com esgoto doméstico em sistemas aeróbios.
 
Palavras-chave: óleo lubrificante; tratamento aérobio; tratamento conjugado.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006