IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária

CARACTERIZAÇÃO DE LODO ORIUNDO DE TANQUES SÉPTICOS LOCALIZADOS EM CAMPINA GRANDE/PB

Wanderson Barbosa da Silva Feitosa 1
Danilla Barbosa de Sousa 1
Marcelo Batista de Queiroz 1
José Tavares de Sousa 2
Mônica Maria Pereira da Silva 3
André Gustavo da Silva 4
(1. Departamento de Química / DQ - UEPB; 2. Professor Dr. Orientador do Departamento de Química / DQ - UEPB; 3. Professora Mestre do Departamento de Biologia / DB - UEPB; 4. Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA UFPB/UEPB)
INTRODUÇÃO:
A problemática da gestão de resíduos oriundos do tratamento primário de afluentes domésticos domina grande número de habitações, que em geral conta apenas com tanques sépticos. Estes resíduos, comumente denominados de lodo, provêm dos sólidos em suspensão que decantam na parte inferior do tanque séptico. O lodo obtido representa riscos à saúde da população quando disposto de forma incorreta no ambiente, acarretando contaminação do solo, de cursos d’água, dentre outros. Há mecanismos de tratamento secundário destes resíduos orgânicos, que garante segurança no seu manuseio e utilização em cultivos agrícolas. Para tanto, é necessária a caracterização física, química e microbiológica para que se possa escolher um mecanismo de tratamento que mais se adeque as suas características. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo principal caracterizar o lodo oriundo de tanques sépticos localizados em Campina Grande/PB visando determinar alternativas para o correto tratamento.
METODOLOGIA:
O lodo oriundo de tanques sépticos localizados em Campina Grande/PB foi caracterizado na Estação Experimental de Tratamentos Biológicos de Esgotos Sanitários, EXTRABES, nos laboratórios do grupo de pesquisa do Programa de Pesquisa em Saneamento Básico, PROSAB, situadas no bairro do Tambor, localizado na Mesoregião do Agreste Central do Planalto da Borborema, em Campina Grande/PB (7° 13’ 11” sul, 35’52’31” oeste, a 550m acima do nível do mar). Para a caracterização qualitativa do lodo oriundo de tanques sépticos localizados em Campina Grande/PB, foram coletadas amostras periodicamente, sendo que o total correspondeu a 6 amostras. Realizaram-se análises físicas, químicas e microbiológicas das amostras coletadas, tais análises seguem as recomendações do APHA (1992).
RESULTADOS:
De acordo com os dados coletados a média de DQO obtida para as seis amostras foi de 286,5mg/L; para o teor de umidade 89%; pH 7,25; nitrogênio total Kjeldahl 402,1mg/L; fósforo total 345mg/L e para sólidos totais 115177mg/L; sólidos totais voláteis 43961mg/L; sólidos totais fixos 71216mg/L; sólidos suspensos totais 114146 mg/L; sólidos suspensos voláteis 42124 mg/L e ácidos graxos voláteis 159mgHac/L. Em relação aos helmintos foram identificados em média 109,5 ovos de helmintos por grama de lodo seco. Deste total 95,4 mostram-se viáveis. Entre as espécies de helmintos identificadas predominou a Ascaris lumbricoides, (52,7%), seguido de Enterobius vermiculares (22,6%). Os dados revelam que apesar dos parâmetros apresentados indicarem a redução de DQO e de fósforo do afluente, a quantidade de Sólidos em Suspensão aponta para a possibilidade de uso do lodo no processo de codisposição com resíduos sólidos orgânicos. Este processo deve ser monitorado de forma rigorosa, com intuito de garantir a ausência de ovos viáveis de helmintos no adubo resultante.
CONCLUSÕES:
A caracterização do lodo oriundo de tanques sépticos localizados em Campina Grande/PB compreende importante procedimento quando se refere ao processo de codisposição com resíduos sólidos orgânicos domiciliares, visando manter as condições favoráveis a atuação dos seres vivos e, por conseguinte, permitir o tratamento adequado a estes resíduos, de forma a propiciar o uso do composto resultante na agricultura sem pôr em risco a saúde ambiental e humana.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Caracterização; Lodo; Tratamento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006