IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
MACROBENTOS INCRUSTANTES DO MESOLITORAL DOS COSTÕES ROCHOSOS DA BAÍA DE BENEVENTES (ES): IX – BALNEÁRIO DE ITAIPAVA (ITAPEMERIM)
Ricardo C. L. Elias 1
Munike G. de Rezende  1
Clésio Castro da Silva  1
Gilson A. de Castro  1
(1. DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA, ICB, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA / UFJF)
INTRODUÇÃO:

Costões rochosos são importantes ecossistemas presentes na região entremarés e no sublitoral da costa litorânea de todo o mundo. São formados por rochas modeladas por aspectos físicos, químicos e biológicos, abrigando uma complexa diversidade de vida. Sua alta riqueza de espécies gera grande importância ecológica e econômica, oferecendo, portanto, grande interesse ao homem.

Por apresentarem uma grande biomassa, os costões rochosos recebem grande quantidade de nutrientes provenientes dos sistemas terrestres permitindo uma alta produção primária de microalgas e microfitobentos. São locais de alimentação, crescimento e reprodução de um elevado número de espécies, que como conseqüência permitem importantes interações biológicas nesse ambiente. Tais relações ocorrem principalmente pela limitação imposta pelo substrato ao longo de um gradiente horizontal e vertical existente entre o hábitat terrestre e o marinho.

As comunidades bióticas costeiras estão sujeitas não só ao estresse natural como também ao estresse de origem antrópica, causado por diferentes fontes de poluição.

Este trabalho objetiva caracterizar quali e quantitativamente a fauna bêntica entre-marés dos costões rochosos na Baía de Beneventes, suas flutuações temporais e incrementar um banco de dados a ser formulado para estudos de monitoramento ambiental.
METODOLOGIA:

As amostragens foram feitas na zona mesolitorânea dos costões rochosos da praia do balneário de Itaipava (20o 53’30,5” S e 40o 46’4” W) localizada no município de Itapemerim (ES), nos dias 27 de maio e 13 de outubro de 2005.

As coletas foram feitas numa transecção de 10 metros com aparato amostrador, constituído de um quadrado de alumínio com medida de 10 X 10cm e, os organismos retirados com auxílio de espátula, em 10 réplicas (2), colocados em vidros para serem resfriados no interior de caixa de isopor por cerca de 2 a 3 horas e depois fixados em formalina a 10%. No laboratório de Anelídeos, Moluscos e Equinodermos foram triados e transferidos para álcool a 70% para conservação.

O processamento dos dados ocorreu com a adoção do índice de diversidade de Shannon (H), diversidade máxima (Hmáx), riqueza de espécies (S) e uniformidade (J).
RESULTADOS:

Os costões analisados estão representados pelos cirripédios Chthamalus bisinuatus Pilsbry, 1916; bivalves Brachidontes solesianus (Orbigny, 1846), Perna perna (Linné, 1758) e Isognomon bicolor (C. B. Adams, 1845), gastrópode Collisela subrugosa (Orbigny, 1846) e Fissurela clenchi Farfante, 1943. A densidade variou de 5860 a 6429 espécimes, o índice de Shannon (H’), de 1,13 e 1,20; Hmáx de 1,99 e 2,32 e a uniformidade de 51% e 57%.

Os índices de diversidade não diferiram significativamente entre os dois costões analisados.

            O baixo índice de diversidade dos costões do balneário de Itaipava é conseqüência da baixa riqueza de espécies e da dominância numérica de C. bisinuatus e B. solisianus. Entretanto B. solisianus apresentou uma alta taxa de cobertura. Além disso, os diferentes valores de uniformidade indicam que a distribuição dos macrobentos do mesolitoral nestes locais não é homogênea ao longo do gradiente horizontal. Isto possivelmente deve-se a heterogeneidade dos dois costões.
CONCLUSÕES:
          Os resultados sobre densidade, riqueza e diversidade da região mesolitorânea dos costões rochosos analisados são informações pioneiras para o litoral sudeste brasileiro, revelando características da ecologia e distribuição dos macroinvertebrados bentônicos encontrados e que poderão subsidiar futuros estudos sobre monitoramento ambiental nesta região.
 
Palavras-chave: Macrobentos; Mesolitoral; Costão.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006