IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
EGRESSOS DE PEDAGOGIA: ONDE ESTÃO E O QUE PENSAM DE SUA FORMAÇÃO
Ana Conceição Elias e Silva  1
Maria Augusta Rondas Speller 2
Marineide de Oliveira Silva 3
Gislaine Santiago da Silva 4
Rafael Rodrigo Lourenço Marques 5
(1. Programa de Pós-Graduação em Educação/IE/UFMT; 2. Dept° de Psicologia PPGE/IE/UFMT; 3. Pedagogia UFMT; 4. Comunicação Social UFMT; 5. Comunicação Social UFMT)
INTRODUÇÃO:

A pesquisa intitulada Egressos de Pedagogia: onde estão e o que pensam de sua formação  está voltada para a formação docente a partir de um curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Universidade Federal de Mato Grosso. Este curso teve origem no Convênio nº 035/94-UFMT (Convênio pluripartite de cooperação educacional entre a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso e as Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger) destinado a qualificar, num prazo de 10 anos (1995 a 2005), em nível superior, os professores efetivos  da rede que possuíam apenas o curso de Magistério. Representa o estudo de uma experiência inédita de qualificação profissional que buscou, propositadamente, a articulação da formação docente com a prática desenvolvida por professores que se encontravam em sala de aula no sistema público de ensino. A relevância da pesquisa está tanto na importância da avaliação do citado curso, trabalho que até então não havia sido feito, quanto em oferecer subsídios para o seu redimensionamento e reestruturação, no contexto das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, como também em subsidiar reflexões acerca da formação de professores. Os objetivos desta pesquisa são: conhecer o perfil dos egressos desse curso e sua percepção sobre a formação recebida.

METODOLOGIA:

Esta pesquisa é do tipo empírica, com uma abordagem quanti-qualitativa. O trabalho se desenvolve sob o marco teórico psicanalítico em suas intersecções com a educação Os sujeitos da pesquisa são os egressos do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Universidade Federal de Mato Grosso, produto do Convênio nº 035/94-UFMT. Como procedimentos de pesquisa são utilizados: análise de Dossiês (o instrumento Dossiê Profissional é produzido pelos alunos como requisito de conclusão do curso e representa a retomada pelo professor-aluno de todo seu processo de formação), aplicação de questionários compostos de perguntas abertas e fechadas, análise dos dados cadastrais dos alunos e levantamento da situação profissional dos professores (sujeitos da pesquisa), junto ao órgão administrativo das redes signatárias do Convênio.

RESULTADOS:

Os resultados apresentados referem-se ao perfil dos professores com destaque para a predominância do sexo feminino em atuação na sala de aula das séries iniciais do ensino fundamental. As tendências teóricas que sustentaram o desenvolvimento do curso, segundo as citações dos egressos, foram: o pensamento de Paulo Freire sobre Educação Popular; a sócio-histórica do conhecimento, fundamentada nos estudos de Lev Vygotsky e a construtivista da aprendizagem respaldada nas experiências de Emilia Ferreiro. Os motivos da entrada na profissão variam da falta de opção à realização de um sonho infantil. Os efeitos subjetivantes dos processos educacionais vivenciados e sistematizados na trajetória formativa são marcantes nos escritos e nas falas dos egressos. Há um destaque para a convicção de que o estudo constante, a reflexão coletiva  entre os profissionais, a troca de experiência são formas necessárias para a atualização e o fortalecimento da profissão de professor. Os egressos ressaltam que a formação não termina com o encerramento do curso, mas vai se constituindo no redimensionamento da prática pedagógica diária. As respostas aos questionários e as entrevistas apontam para os mesmos resultados que os dossiês: o curso representou salto qualitativo e de impacto tanto na sala de aula como no processo de inscrição simbólica da identidade profissional.

CONCLUSÕES:

A análise dos resultados permite afirmar que os objetivos propostos pela pesquisa foram alcançados. As considerações gerais acerca das interferências do curso nas mudanças relativas ao modo de pensar e agir na educação apontam para novos rumos no crescimento profissional dos egressos. A fundamentação teórica e as constantes reflexões durante o curso possibilitaram, na visão dos egressos, enxergar as relações entre a sociedade, a educação e a escola de uma outra maneira. A própria produção do dossiê colaborou para este avanço, ao implicar o formando no trabalho sistemático de leituras e reflexões mais rigorosas, fato que contribuiu, também, para fundamentar a própria prática educativa e desse modo possibilitou uma releitura significativa dos processos formativos vividos cujas ações foram re-elaboradas. Tais constatações confirmam a importância da investigação referente ao professor e a sua formação, particularmente, quando este processo  tem a intenção explícita de articular os conteúdos pedagógicos e as metodologias com a prática docente de seus destinatários. Essas constatações indicam também que o professor, desde que inteirado das transformações que ocorrem na sociedade e que lhe afetam pessoalmente, pode desempenhar com mais propriedade sua função enquanto protagonista comprometido com mudanças sócio-culturais a partir da própria prática educativa.

Instituição de fomento: FAPEMAT
 
Palavras-chave: Formação de professor; Pedagogia; Psicanálise.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006