IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 4. Políticas Públicas

CAPITAL SOCIAL E A REDE DE MOVIMENTOS SOCIAIS EM ITAJAÍ

Roberto Wöhlke 1
Fernanda de Salles Cavedon 1
Vanessa Ehlke 1
José Everton da Silva 1
Ricardo Miranda da Rosa 1
Rodrigo Maestrelli 1
(1. Centro de Ciências Jurídicas, Políticas e Sociais/ UNIVALI)
INTRODUÇÃO:

O conceito de capital social (PUTNAM, 2002 / ARAUJO, 2004) dado com o conjunto de normas sociais, de redes de cooperação e confiança, bem como de instituições e práticas culturais, que qualificam e dão intensidade às relações interpessoais em uma determinada sociedade, faz com que o estudo sobre redes sociais adquira critérios analíticos possíveis de mensuração. Com isso, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a construção da rede de movimentos sociais de Itajaí através dos critérios estabelecidos no conceito de Capital Social. Parte-se do pressuposto de que o atendimento, a tais critérios possibilitam diagnosticar a consolidação ou não de determinada rede no âmbito local de suas relações. Neste sentido, o programa UNICIDADE (Universidade-Comunidade) oferece o universo da pesquisa, pois apresenta-se como uma proposta de fortalecimento da sociedade civil disponibilizando cursos e oficinas no sentido de suprir a carência instrumental por parte das organizações da sociedade civil. Embora a rede de movimentos sociais de Itajaí já apresente um histórico de duas décadas, especificamente, no ano de 2005 o programa apresentou propostas para a consolidação desta rede.

METODOLOGIA:

Utilizou-se como método de pesquisa, além da revisão bibliografia, a aplicação de um questionário quali-quantitativo a 30 organizações da sociedade civil. No período de um ano de atividades, o programa (2004/2005) debateu, mobilizou recursos e atores em torno da rede. Foram utilizados quatro critérios para mensurar a rede, a saber: a) conjunto de regras sociais estabelecidas (atas, estatuto, regimento, etc); b) relacionamento das parcerias existentes entre as entidades; c) verificação do grau de afinidade das entidades com os temas que propuseram trabalhar; e por fim d) analise as práticas sociais desenvolvidas.  Os dados foram sistematizados num sentido de obter uma tabela comparativa das organizações, demonstrando quais eram as entidades e temas que apresentavam uma estrutura mais sólida das atividades. Inicialmente agrupou-se as entidades em temas conforme o objetivo geral apresentado por elas, a saber: 1) Assistência Social - promoção e execução da assistência social, somam-se 9 entidades; 2) Meio Ambiente - suas finalidades estão voltadas a defesa, preservação e conservação do meio ambiente, somam-se 6 entidades; 3) Cidadania/Cultura/Defesa de Direito - grupos sociais, entidades ligadas a promoção da cidadania, criação de novos direitos, promoção, defesa e conservação do patrimônio cultural, histórico e artístico, somam-se ao todo 8 entidades.

RESULTADOS:

Através do perfil temático levantado analisam-se os quatro critérios propostos. 1) conjunto de regras - todas as entidades possuem, muito embora, isto não represente que todas estejam legalmente registradas, mas apresentam normas sociais nas suas práticas; 2)parcerias existentes - percebe-se que os temas 2 e 3 apresentam mais relações que os outros, isto porque no contexto dos novos movimentos sociais estes temas representam recentes bandeiras, havendo uma predisposição maior dos dirigentes em manter sempre a entidade bem articulada, ou contrario do tema 1, que historicamente apresenta um trabalho caritativo com forte vínculo religioso, constituído as entidades mais velhas e menos articuladas. 3) grau de afinidade, - cabe salientar o aspecto positivo de subdividir a rede em áreas temáticas, pois as relações estabelecida entre as entidades antes do programa eram mantidas para tratar de grandes mobilizações, trabalhando quase que individualmente quanto tratava-se de seu tema especifico, mesmo existindo na região 6 entidades, como foi o caso o tema 2.  4)Práticas Sociais, existem duas distinções: 1)as entidades que compõem a temática da assistência  social ainda possuem um prática social, extremamente caritativa, baseado nos recursos provenientes de doações. Possuindo forte dependência, sendo muitas vezes, mantidas pelo poder público, enquanto os demais eixos temáticos planejam e executam de forma mais autônoma e com constantes diálogos com o poder público.

CONCLUSÕES:

Nas considerações destacamos três pontos: O primeiro, vincula-se ao programa, no sentido de fomentar o debate sobre as redes no contexto dos movimentos sociais em Itajaí, estimulando o envolvimento recíproco entre as associações. O segundo ponto, refere-se a metodologia de eixos temáticos, no sentido de otimizar o tempo de trabalho das associações nos seus objetivos específicos e potencializar forças no trabalho realizado em equipe com outras organizações do mesmo tema. Como último ponto, avalia-se a produção de capital social, na medida em que, mesmo trabalhando de forma temática a rede possibilita a constituição de uma unidade, criando nesta forma, uma consciência a respeito dos problemas municipais e a construção coletiva de políticas públicas.

Instituição de fomento: Universidade do Vale do Itajaí
 
Palavras-chave: Capital Social; Sociedade Civil; Redes Sociais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006