IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
AS RELAÇÕES ENTRE MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, IDENTIDADE SOCIAL E URBANIZAÇÃO POPULAR, NOS BAIRROS DO CURUZÚ E SÃO TOMÉ DE PARIPE, SALVADOR-BA
Bruno Carvalho Soares 1, 3
Ângelo Szaniecki Perret Serpa 1, 4
Antônio Mateus de Carvalho Soares 2
(1. Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia – IGEO/UFBA; 2. Departamento de Arquitetura e Urbanismo – EESC/USP - Mestrando ; 3. Graduando; 4. Prof. Pós-Doctor)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho sinaliza compreensões sobre a relação existente entre a cultura popular, identidade social e suas manifestações culturais no cotidiano dos bairros do Curuzú e de São Tomé de Paripe, ambos bairros são formados por uma população afrodescendente e de baixa renda. Como territórios populares os bairros estudados são detentores de uma forte presença da cultura africana. Eles possuem uma identidade social que remete aos valores folclóricos adquiridos no passado e mantidos por manifestações como a Berimbalada e o Ilê Aiyê, no Curuzú, e a Festa dos Reis, em São Tomé de Paripe. A Festa dos Reis faz parte das comemorações do ciclo natalino, remontando aos tempos da colonização, na festa um grupo de moradores de Paripe marcham alegremente pelas ruas do bairro. A Berimbalada no Curuzú se iniciou em 1988, antes chamada de Afro-Bahia, é formada por 30 membros que tocam seus berimbais, pandeiros e timbais, pintados de branco e preto, com a bandeira do Brasil, levam grupos de pessoas para dançarem e seguirem o grupo pelas ruas do bairro.O Ilê Aiyê é um famoso bloco de carnaval, formado por afro descendentes que são embaladas por ritmos musicais que remetem a cultura africana, os ensaios acontecem periodicamente até a chegada do carnaval, mobilizando a comunidade do bairro. Estes eventos culturais são manifestações identitárias de territórios populares em Salvador que ainda compartilham momentos de produção cultural e reafirmação histórica.
METODOLOGIA:
Como métodos e técnicas realizamos seleção bibliográfica e leitura comparada de publicações sobre os bairros; aplicação de questionários e entrevistas com a comunidade; visitas periódicas e observação participante com atenção para o cotidiano e as falas que se referem aos bairros e as manifestações culturais; participação em reuniões dos grupos culturais sondando como eles se referem à produção cultural do bairro e como estes se entusiasmam com a participação no evento. Para além disto, como os bairros do Curuzú e São Tomé de Paripe se localizam em territórios urbanos distintos foi observado também como estas áreas se inserem no contexto geográfico do entorno; assim como a classe social, raça e origem da população que habita cada bairro, realizando relações entre as variáveis de renda, escolaridade e raça, buscando elaborar um perfil identitário para as manifestações culturais.
RESULTADOS:
Levantamento de dados sobre os bairros de Curuzú e São Tomé de Paripe que podem ser utilizados para outros estudos; constatação de que manifestações culturais, identidade e territorialidade fazem parte de uma mesma equação analítica; elaboração e compreensão de relatórios sobre os questionários e roteiros de entrevistas realizadas em campo; construção de um banco de dados e de um acervo fotográfico sobre as manifestações populares dos dois bairros; estabelecimento de contato entre a universidade e as comunidades dos bairros.
CONCLUSÕES:
Percebe-se um clara relação entre as manifestações culturais da Berimbalada e do Ilê Aiyê, no Curuzú, e a Festa dos Reis, em São Tomé de Paripe com a identidade social dos moradores do bairro. Contudo a observação e os relatos dos moradores indicam que as manifestações culturais como a Berimbalada no Curuzú e a Festa dos Reis em São Tomé de Paripe, estão em processo de decadência por falta de apoio financeiro para sua realização, situação que parece ser geral quando comparada, a outras manifestações culturais estudadas, fato não específico dos bairros observados, até porque a natureza destes eventos populares, em muitos casos não tem lucro agregado e o respaldo é apenas local, situação que desestimula o patrocinador. No entanto, as manifestações conseguem cumprir seu objetivo cultural de relembrar um momento histórico social significativo para áquele grupo principalmente para as pessoas mais velhas do bairro. As pessoas participam do evento e a identidade cultural destes territórios populares ainda de alguma forma permanecem vivas, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos no festejo. Este estudo demonstra que as manifestações culturais de um território têm que ser percebidas como uma variável importante da identidade de um povo.
Instituição de fomento: Bolsista de Iniciação Científica – Pibic/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: manifestação cultural ; urbanização popular ; identidade social.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006