IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 5. Sociologia Rural

MULHERES DO SERTÃO: TECENDO AS "FIBRAS" DA DEMOCRACIA / VALENTE-BA

Renato Macedo Filho 1
Fabiane Alves Regino 2
(1. Programa de Doutorado - Estudos Interdisciplinares sobre Mulher, Gênero e Feminismo - UFBA; 2. Departamento de Filosofia - Pós-Graduanção em Ciências Sociais - UFBA)
INTRODUÇÃO:
Discutir democracia no contexto dos movimentos sociais, nos faz refletir sobre os tipos de participação popular e o surgimento de novos atores sociais e políticos, num cenário de articulação de identidades entre grupos e/ou movimentos, através de manifestações populares e ações coletivas num corpo de reivindicações, reconhecimentos e construções democráticas. Estas, remetem às mudanças que incitam o interesse de entender o “novo” papel da mulher, inserida num “sistema democrático”, sob a crise da reprodução patriarcal. Assim, os “novos movimentos socais” travam um debate sobre a valorização das identidades e culturas, discutindo igualdade social como fator determinante. Logo, objetivou-se  discutir o papel e o espaço que a mulher ocupa no Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, ligadas a APAEB (Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira/Valente-BA), para compreender o significado, alcance e a importância da sua participação.
METODOLOGIA:

Na metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica, no sentido de fundamentar teoricamente o assunto e as categorias abordadas. Conciliou-se o trabalho com as análises de documentos, noticiários e entrevistas semi-estruturadas com integrantes do Movimento. As entrevistas serviram de instrumentos fundamentais na análise da pesquisa, sobretudo, por unir a prática com a teoria, num processo de observação da realidade das mulheres inseridas no movimento e as suas principais estratégias de participação.

 

Como

 

RESULTADOS:

Como resultados, percebeu-se que a presença feminina nestes movimentos, desmistifica obrigações às mulheres, que foram consolidadas e arraigadas do patriarcalismo familiar. A reprodução da cultura de subordinção feminina, que sofre exploração nas múltiplas jornadas de trabalho, sobretudo, por conciliar diversas tarefas, sem qualquer reconhecimento, é rompida na medida em que a mulher participa politicamente e se insere em um movimento social.

CONCLUSÕES:
Como conclusão, denota-se que o Movimento tem conseguido romper a condição da mulher como ‘receptoras passivas’, ao publicizar discussões antes encaradas como de competência doméstica na esfera pública, principalmente pelo crescimento da participação de mulheres em Associações, como protagonistas, assumindo posições de destaque, tais como, diretoria, presidência, entre outras.
Instituição de fomento: CNPQ
 
Palavras-chave: Mulher; Democracia; Movimentos Sociais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006