IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 11. Economia

A ANÁLISE COMPARATIVA DO CONSUMO DOS BRASILEIROS COM RENDA ENTRE 1-20 SALÁRIOS MÍNIMOS NO PERÍODO DE 1984 A 2004.

 

Juliana Melo Oliveira  1
Lícia de Cerqueira Angelo  1
Lívia de Cerqueira Angelo 1
Eliane Aparecida de Abreu 1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- UFAL)
INTRODUÇÃO:

A partir da década de 80 os Planos Econômicos implementados na Economia Brasileira tiveram como objetivo principal a estabilidade de preços, dentre tais planos o mais eficiente foi o Plano Real. Em decorrência do efeito da estabilidade de preço na renda real este estudo se propõe a analisar e verificar a qualidade de vida da população brasileira dentro da mudança de moeda ocorrida em meados dos anos 90 onde o Cruzeiro Real foi trocado pelo Real, comparando dados dos anos anteriores a nova moeda com os anos posteriores - período de 1984 a 2004 - da criação do real. Visando principalmente a evolução do consumo brasileiro no decorrer destes.

 

 

METODOLOGIA:

A análise está sendo feita com dados do IBGE (enfoque na POF e PNAD) e Atlas de Desenvolvimento Econômico relacionados a consumo, concentrando a pesquisa na comparação dos dados anteriores e posteriores a nova moeda compreendendo o período de 1984 a 2004, utilizando-se também variações percentuais que demonstram a piora ou a melhora do padrão de vida dos brasileiros, visto que quando o real surgiu como alternativa para a estabilização da inflação e como um processo de ajuste da economia, o que se acreditava era que aconteceria como de costume, piora nas condições sociais e econômicas da população, devido aos fracassos sucessivos da maioria dos Planos Econômicos implantados até então que serviam apenas como paliativos imediatos, mas em longo prazo, não garantiram resultados expressivos para a Economia Brasileira.

RESULTADOS:

Baseando-se nos dados analisados, pudemos observar que com a chegada do plano real, houve mudanças significativas nos hábitos de consumo da população, por exemplo, a substituição do leite pelo iogurte cujo consumo per capita em 2003 chegou a 3 litros enquanto em 1974 este era de apenas 360g, outro produto que apresentou aumento no consumo foi a água mineral saindo de 320g para 18,5kg no mesmo período. O consumo difere quanto às áreas urbanas e rurais, nas cidades os produtos mais consumidos são: leite, pão francês, arroz, frango e carne bovina. No campo o consumo é composto prioritariamente por arroz, feijão, farinha de mandioca, açúcar cristal e frango. A média de gasto dos brasileiros em 2003 era de R$1.778,03, já os rendimentos médios foram de R$1.789,66. é importante ressaltar que as famílias, independente do nível de salários, geralmente gastam mais do que recebem.

CONCLUSÕES:

Pôde-se perceber que com a implantação de uma nova moeda no Brasil, o Real, houve uma melhora significativa do padrão de vida da população, acompanhada de uma intensificação do consumo, devido às vantagens que este trouxe além da situação conjuntural favorável ao crescimento da economia. Observou-se também uma desproporção entre o que é recebido e o que é gasto pelas famílias brasileiras, há uma tendência em quase todas as regiões do país, independente do nível de renda, de um déficit no orçamento familiar.

 

 

 

Instituição de fomento: PET- ECONOMIA/UFAL
 
Palavras-chave: RENDA; CONSUMO ; PLANOS ECONÔMICOS..
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006