IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOSE-DEPENDENTE DE PIGMENTOS EXTRAÍDOS DE ESPÉCIES DE Fusarium

Ana Carolina Marques Kairalla 1
Anderson Marega Alexandre 1
Aristeu Gomes da Costa 2
Rubens Ferracini Junior 2
(1. departamento de Biomedicina, Centro Universitário Barão de Mauá/ CBM; 2. Departamento da Farmácia, centro Universitário Barão de Mauá/ CBM)
INTRODUÇÃO:
O gênero Fusarium compreende diversas espécies de fungos filamentos, entre elas F. solani, F. oxysporum e F. moniliforme. São entendidas como espécies produtoras de micotoxinas e patógenos. Com o pigmento dessas cepas extraído testamos sua atividade antimicrobiana contra fungos e bactérias obtendo satisfatórios resultados.  A relevância da capacidade antimicrobiana observada adiciona ao gênero Fusarium mais uma atividade biológica interessante
METODOLOGIA:

Em trabalho anterior em nosso laboratório, isolamos várias cepas do gênero que produzem halos de inibição de crescimento de outros microorganismos e uma pigmentação difusível no meio de cultura. Interessados em saber se o pigmento tem atividade antimicrobiana, essas cepas foram purificadas em Batata-Dextrose Agar, e em seguida cultivadas em Caldo Batata-Dextrose por 30 dias a 30°C. A seguir, a massa fungica foi filtrada, e o filtrado dialisado contra água destilada estéril, dessecado C, e o pó obtido ressuspenso em solução salina tamponada em concentrações de 10 a 200 µg/mL. As suspensões foram então utilizadas em ensaios de atividade antimicrobiana pela incorporação em meios de cultura inoculados com Candida albicans, Cryptococcus neoformans, Staphylococcus aureus e Escherichia coli, na densidade de 103 células/mL. Controles não tratados ou tratados com cicloheximida ou penicilina/estreptomicina correrão em paralelo.

RESULTADOS:

A atividade antifúngica foi mais pronunciada que a antibacteriana. À exceção das concentrações de 10 e 25 µg/mL, todas as demais reduziram em 100% o número de unidades formadoras de colônias recuperadas das duas leveduras. Com as duas bactérias, a redução no número de unidades formadoras de colônias só começou a ser observada em concentrações entre 50 e 75 µg/mL, sendo que a partir de 100 µg/mL, a redução foi de 100%.

CONCLUSÕES:
A capacidade antimicrobiana observada adiciona ao gênero Fusarium mais uma atividade biológica interessante e de importância relevante. Some-se a este fato a facilidade de manuseio das espécies do gênero e a facilidade relativa para obtenção dos pigmentos em estado bruto, e teremos uma importante fonte de moléculas bioativas
Instituição de fomento: Centro Universitário Barão de Mauá
 
Palavras-chave: Fusarium; pigmento; antimicrobianos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006