IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 7. Linguagens de Programação

UNINORTE GSM - SISTEMA DE CONTROLE ACADÊMICO UTILIZANDO TECNOLOGIA MÓVEL ATRAVÉS DE APARELHO CELULAR

Marcelo Douglas Silva dos Santos 1
Andreia Cristiane Stanger 1
Luiz Augusto Matos da Silva 1
Andrenizia Aquino Eluan 1
(1. Faculdades Barão de Rio Branco - UNINORTE)
INTRODUÇÃO:

O avanço da tecnologia móvel tornou o celular um ambiente para as mais diversas aplicações. O presente trabalho objetivou explorar essas possibilidades desenvolvendo um aplicativo de controle acadêmico utilizando recursos da tecnologia móvel com foco em aparelhos celulares.

A convergência de tecnologias do cotidiano para os dispositivos móveis aumentam de maneira significativa. Através de um aparelho celular é possível, dentre outras coisas, efetuar transações bancárias e até mesmo assistir programas de televisão.

Segundo a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) em fevereiro de 2006 o Brasil alcançou o número de 87,4 milhões de aparelhos celulares. Com uma quantidade cada vez maior de recursos, fazer uso do celular para desenvolver aplicações que facilitem as operações do dia-a-dia é uma tendência crescente.

O objetivo deste trabalho é justamente acompanhar essa tendência. A faculdade Barão de Rio Branco é uma instituição de ensino superior com aproximadamente 5.000 alunos e há uma grande demanda de serviços relativos à disponibilização de informações aos alunos. Utilizando tecnologia de vanguarda, o aplicativo UninorteGSM permite aos estudantes da instituição acompanhar o seu desenvolvimento acadêmico de forma simples e dinâmica. Informações que antes só eram possíveis através da secretaria da faculdade agora estão ao alcance de poucos toques no teclado do celular.

METODOLOGIA:

Em pesquisa realizada, observou-se que 96% dos estudantes da Faculdade Barão de Rio Branco localizada na cidade de Rio Branco/AC possuem celulares. Destes, 80% possuem celulares modernos, com recursos que possibilitam a instalação de aplicativos externos. Com essa demanda, percebeu-se que o trabalho proposto tornava-se viável.  

Durante o estudo foram pesquisadas diversas obras sobre tecnologias para dispositivos móveis. Trabalhos correlatos também foram analisados com o intuito de estabelecer um padrão de desenvolvimento. Para a elaboração da aplicação foi utilizada a linguagem Java nas arquiteturas J2ME (Java Micro Edition) e J2EE (Java Enterprise Edition). O fato de ser um gerenciador de banco de dados robusto, de fácil uso e licenciamento grátis, fez com que o FireBird fosse escolhido como ferramenta de SGBD. 

A capacidade do Java de operar em diversas plataformas foi ponto fundamental para escolha desta tecnologia, visto que para a realização deste trabalho foi necessário desenvolver tanto a aplicação para os aparelhos celulares quanto o Servlet para a troca de informações entre o Banco de Dados e os dispositivos móveis. Neste ponto, Java se mostrou altamente recomendável.   

Para verificar a relevância do estudo, foi feita uma pesquisa com os estudantes da instituição, onde ficou comprovado o interesse e a aceitação do aplicativo.

RESULTADOS:

O aplicativo UninorteGSM possibilita aos alunos uma forma ágil de obterem informações pertinentes ao seu desenvolvimento acadêmico. Pelo celular os estudantes têm acesso a dados como notas, faltas, histórico, disciplinas a realizar, entre outras informações. A interface do sistema, em forma de menus de navegação, permite o acesso com poucos pressionamentos de teclas, bastando ao acadêmico informar seu login e senha para ter acesso às informações.

O sistema foi testado com o apoio da ferramenta Sun Java Wireless Toolkit. Nessa etapa verificou-se que a maior dificuldade era a de manter o banco de dados atualizado com informações referentes a notas e faltas. De acordo com as normas da faculdade, após cada aula o professor deve entregar a lista de presença devidamente preenchida na secretaria. Com base neste fato, foi desenvolvido um módulo onde um funcionário insere essas informações diretamente na base de dados do sistema, eliminando assim o problema da atualização.

Atualmente o UninorteGSM encontra-se em funcionamento sendo utilizado em um projeto piloto pelos alunos dos cursos de Redes de computadores e Sistemas de Informação. Os resultados obtidos até o momento ratificam o objetivo do sistema. Além dos alunos estarem constantemente informados, a busca de informações na secretaria diminuiu consideravelmente. Em uma etapa posterior o sistema será disponibilizado para todos os acadêmicos da instituição.

CONCLUSÕES:

Neste trabalho foi realizado um estudo sobre aplicativos móveis, culminando com o desenvolvimento do UninorteGSM, um sistema para controle acadêmico através de aparelhos celulares. Para dar suporte ao projeto, foi utilizada a tecnologia Java, a qual atendeu todos os requisitos necessários. 

Através de questionário aplicado aos acadêmicos e funcionários da Faculdade Barão de Rio Branco, comprovou-se as hipóteses que norteavam o princípio desta pesquisa: os funcionários da secretaria teriam menos problemas a resolver e os alunos ficariam constantemente informados. Um ponto que chamou atenção foi a pré-disponibilidade dos alunos às novas tecnologias, a maioria mostrou-se empolgada para fazer uso do novo sistema.  

Analisando os resultados obtidos até o momento, pode-se averiguar que os propósitos aos quais esta pesquisa se embasava foram alcançados, visto que a utilização do sistema mostrou-se simples, com poucos problemas relatados pelos alunos, permitindo o acompanhamento acadêmico de forma efetiva e satisfatória.  

Através da disponibilização das informações via celular, houve uma diminuição do acesso físico dos alunos aos SAE (Serviço de Atendimento ao Estudante), diminuindo a impressão das informações e filas. 

Pretende-se em pesquisas futuras ampliar os serviços fornecidos pelo sistema. Envio automático de informativo aos alunos e reserva de livros da biblioteca são alguns dos itens que serão implementados.

Instituição de fomento: Faculdades Barão de Rio Branco - UNINORTE
 
Palavras-chave: Java; Celular; Acadêmico.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006