IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
INFORMÁTICA EDUCATIVA - O ESCOPO DO CONTEÚDO ON-LINE NO PROCESSO EDUCACIONAL
Luiz Augusto Matos da Silva 1
Andrenizia de Aquino Eluan 1
Andreia Cristiane Stanger 1
Tereza Otsubo Sanchez 1
Marcelo Douglas Silva dos Santos 1
(1. Coordenação de Redes de Computadores, União Educacional do Norte / UNINORTE)
INTRODUÇÃO:
Com a expansão do acesso à Internet nos ambientes de trabalho, educacional e doméstico o vasto conteúdo disponível on-line torna-se cada vez mais acessível à determinada camada da sociedade, que por outrora precisa efetuar os questionamentos pertinentes à proveniência e qualidade deste conteúdo. Considerando-se a utilização da Internet, no meio acadêmico, como ferramenta de apoio ao processo educacional, seu escopo pode ser definido pela relação existente entre: fundamentos teóricos, organização, disponibilidade, aplicabilidade no contexto educacional e autoria do assunto acessado de forma virtual. A quantidade de informação na Internet é grandiosa, sua diversidade pode gerar falsos sentimentos de confiança e acomodação por parte do aluno. Abstendo-se de uma análise crítica e detalhada de determinado tema, tendo-o como verdade absoluta, inerte a um maior aprofundamento, e ocultando a busca de outras fontes de pesquisa, tais como livros, jornais, revistas, professores e os demais colegas. Diante desta problematização, este trabalho teve por objetivo identificar a aptidão do aluno de graduação no manuseio e aplicação das informações obtidas através da Internet. A relevância do estudo é tida através de sua contribuição na qualidade da utilização do conteúdo on-line na realização das atividades acadêmicas e fortalecimento do elo entre informática, inteligência e educação.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa, de natureza aplicada à informática na educação, é resultado de uma abordagem quantitativa e exploratória apoiada na aplicação de questionário a 132 alunos, o que corresponde a 60% dos 218 no total, dos cursos de graduação em Administração, Sistemas de Informação e Redes de Computadores da Faculdade Barão do Rio Branco (FAB), localizada no município de Rio Branco, Acre. A fim de se obter o conteúdo base da pesquisa, a distribuição das questões se deu em 2 blocos com um total de 20 questões. Sendo que, as questões de cunho geral buscavam identificar a relação básica do entrevistado com a informática, tais como, aptidão no manuseio de ferramentas computadorizadas, local, duração e finalidade do acesso à Internet. No bloco de questões referentes à informática educativa, buscou-se analisar o grau de utilização do conteúdo disponível on-line nas atividades acadêmicas e de que maneira este material é trabalhado. Constituído por questões fechadas, o roteiro foi estabelecido de forma a se mapear o perfil do estudante e enfatizar as problemáticas analisadas no período de observação, tais como: acesso aos recursos oferecidos pela instituição, práticas comuns na elaboração de pesquisas e a utilização da tecnologia em prol da construção do conhecimento.
RESULTADOS:
Diante da análise criteriosa dos fatos, constatou-se que é vasta a utilização da Internet como fonte de pesquisa acadêmica, seu conteúdo não é totalmente satisfatório ao aprendizado, exigindo a busca por outros referenciais teóricos e ressaltando a importância do papel do professor na disseminação de fontes adequadas ao objetivo educacional. Observou-se que 90% dos alunos fazem uso da Internet como ferramenta de estudo e pesquisa, seguida por materiais elaborados pelos professores e, de maneira menos expressiva, buscam-se livros, jornais ou revistas. Tal resultado deve-se principalmente à facilidade de acesso ao conteúdo on-line, realizado principalmente no ambiente de trabalho - paralelamente com a realização de outras atividades. A má utilização de ferramentas de busca on-line proporciona falhas na investigação do conteúdo, tendo em vista que 40% dos entrevistados afirmam não possuir domínio em sua utilização e outros 60% apontam insatisfação nos resultados obtidos. Para isso, exige-se também do educador o conhecimento, a indicação e instrução de uso de referências adequadas na Internet, tais como listas de discussão, sites especializados, bancos de teses, dentre outras. Os serviços disponibilizados on-line pela instituição, são bem aceitos pelos alunos, que demonstraram interesse também pelo ensino a distância, apesar de 80% não ter realizado algum curso deste tipo. Apontando um canal de complementação ao ensino presencial.
CONCLUSÕES:
Os benefícios da expansão do acesso e do conteúdo disponível na Internet é um fato que se analisado criticamente, em um contexto educacional de ensino superior, aponta-nos determinadas carências e falhas. Na intenção de identificar a aptidão do aluno de graduação no manuseio e aplicação das informações obtidas através da Internet, pode-se concluir que muito há de ser feito para o alinhamento entre as tecnologias da informação - como a Internet - e a finalidade de todo o processo educacional. É importante fazer uso da informática à serviço da educação, galgando suporte ao educador, agregando valor à relação existente em sala de aula, sendo mais um instrumento na construção do conhecimento. A integração de conteúdos, democratização da informação e capacidade de inovação são itens que relacionados devem ser postos em prática. Desta maneira, conclui-se que, mesmo sendo uma ferramenta de grande utilidade, precisa-se saber identificar o que é relevante e o que não passa do chamado lixo virtual.
 
Palavras-chave: Internet; Conteúdo; Ensino.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006