IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
PIT – PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO: UMA PROPOSTA DE ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO PLENO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES
Caroline Corrêa Fortes 1
Soraia Napoleão Freitas 2
Andréia Devalle Rech 3
Adriane Franken Bittencourt 4
Bárbara Martins de Lima Delpretto 5
Tatiane Negrini 6
(1. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graducação em Educação/UFSM; 2. Coord. do Projeto de Extensão Prof. Drª do Departamento de Ed. Especial/UFSM; 3. Mestranda em Educação pelo programa de Pós-Graducação em Educação/UFSM; 4. Acadêmica do Curso de Educação Especial/UFSM; 5. Acadêmica do Curso de Educação Especial/UFSM; 6. Especializanda em Gestão Educacional pelo Programa de Pós-Graduação/UFSM)
INTRODUÇÃO:

INTRODUÇÂO: Este projeto de extensão visa assistir, de forma diferenciada, os sujeitos com altas habilidades, incluídos no ensino regular. Tais alunos são assim denominados por apresentarem elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciando alto desempenho nas diversas áreas do conhecimento. Contudo, quando um aluno tem uma habilidade acima da média de seus colegas e não é estimulado, muitas vezes, podem aparecer alterações de comportamento como resposta à frustração que está vivenciando. Por vezes, a escola não dispõe de apoio pedagógico que sustente as reais necessidades desses alunos, como também, é deficitário os serviços de identificação dessas habilidades. Tendo em conta as fragilidades da Escola relativas ao atendimento dessa população, fazem-se necessárias alternativas diferenciadas, como por exemplo, a do PIT – Programa de Incentivo ao Talento –, ligado ao Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social da Universidade Federal de Santa Maria. Dentre os objetivos desse programa, destacamos: proporcionar à criança talentosa a ampliação, aprofundamento e enriquecimento dos conteúdos curriculares já trabalhados pela escola, além de estimular o desenvolvimento do potencial de cada aluno, como também oportunizar o convívio entre seus pares, com o intuito de fortalecer as relações sociais destes.

METODOLOGIA:

METODOLOGIA: Tal projeto é concretizado por meio de encontros semanais, com uma hora de duração, participam do programa de enriquecimento escolar quinze alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal, Particular e Estadual de Santa Maria/RS. As atividades com eles realizadas concentram-se em turno inverso ao que freqüentam à escola. Qualquer programa educacional, e sobretudo o que se destina a alunos com altas habilidades, deve estar em contato direto com o contexto social no qual as crianças estão inseridas. Nesse sentido, a equipe do projeto planeja atividades que tenham alguma relevância na comunidade, beneficiando a educação desses alunos. As atividades desenvolvidas pelo projeto são diversas, algumas enfatizam diretamente as habilidades e talentos específicos de cada criança, outras ressaltam interesses grupais, entretanto, todas almejam estimular a criatividade dos alunos. Por isso, é muito importante a parceria do PIT com outros cursos da UFSM, já que os alunos com altas habilidades têm interesses diversos. Logo, torna-se necessária uma interlocução dos membros que compõem esta pesquisa  com professores e acadêmicos de outros cursos da UFSM, como: Letras, Educação Física, Artes Cênicas, Biologia, entre outros, que contribuem com seus conhecimentos, através de oficinas pedagógicas.

RESULTADOS:
RESULTADOS: O PIT procura promover um ambiente que favoreça o ajustamento emocional e que responda às necessidades sociais e cognitivas da criança. As atividades realizadas no programa são muito apreciadas pelas crianças, pois possibilitam a participação conjunta de todas e atendem aos seus interesses mais imediatos, em complementação ao trabalho escolar. Iniciativas como esta são frutos de um esforço coletivo que, quando começa a dar resultados, tem aumentada a adesão de colaboradores, o que torna viável a continuação e expansão do programa para atender melhor a um maior número de crianças. É necessário ressaltarmos que trabalhamos com um número significativo de crianças e que a questão principal não está em elas serem ou não portadoras de altas habilidades e, sim, na nossa tomada de atitude para que as mesmas sejam estimuladas. Isso porque a facilidade com que o potencial humano pode ser desperdiçado é preocupante, e quem trabalha com Educação tem a tarefa, ou até a obrigação, de encaminhar os alunos para que desenvolvam plenamente seu potencial e talento. Dessa forma, o PIT vem contribuindo por oferecer um ambiente enriquecedor para os alunos com altas habilidades, como também por incentivar a população a pensar a respeito das altas habilidades e da importância de se valorizar talentos, a fim de promover o bem estar social desses indivíduos que estão incluídos no ensino comum.
CONCLUSÕES:

CONCLUSÔES: Considerando a importância da temática das altas habilidades e do direito de todos os indivíduos desenvolverem suas potencialidades e talentos, a comunidade escolar mostra-se satisfeita com o trabalho que vem sendo desenvolvido há três anos pelo PIT. Isso, principalmente porque as escolas possuem precariedade de recursos humanos e materiais para trabalhar de forma enriquecedora com os alunos com altas habilidades, e um programa de enriquecimento e estimulação como este é uma boa alternativa para dinamizar e incentivar o desenvolvimento de tais sujeitos. Assim, possibilitamos um ambiente social rico em estímulos e desafios, reconhecendo o potencial e competência de cada um, através de relações de tolerância às divergências, de respeito e confiança na capacidade de todos. Há que se ressaltar ainda que este projeto se responsabiliza em encaminhar para o PIT anualmente novos alunos, conforme solicitação das escolas, acompanhando-os no decorrer do ano letivo, além de orientar seus pais e professores. Dessa forma, como educadores especiais, estamos contribuindo para que estes alunos tenham suas necessidades educacionais especiais atendidas. Isso porque, durante as atividades de enriquecimento escolar é possibilitados a eles trocarem experiências, exporem suas aspirações, incertezas, ou seja, há espaço para que os alunos debatam, reflitam, analisem, contribuindo assim, para torná-los mais confiantes em suas decisões, inclusive a respeito do futuro profissional.

 

.

Instituição de fomento: Projeto de extensão desenvolvido com o auxílio do FIEX.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: altas habilidades ; enriquecimento escolar; desenvolvimento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006