IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
A PARTICIPAÇÃO DA UNITED STATES AGENCY FOR INTERNATIONAL DEVELOPMENT (USAID) NO DESENVOLVIMENTO DA ÁREA DE CIÊNCIA AGRÁRIAS NO BRASIL DURANTE A DÉCADA DE 1960.
Camila Campos Jacobs 1
(1. Área de Ciências Humanas, Centro Universitário Franciscano/ UNIFRA)
INTRODUÇÃO:

O ESTUDO PROPÔS-SE INVESTIGAR DE QUE FORMA A COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (ESCOLA SUPERIOR LUÍS DE QUEIRÓS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO CEARÁ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL E UNIVERSIDADE DE VIÇOSA) E NORTE-AMERICANAS (ESTADUAL DE OHIO, ARIZONA, WISCONSIN, PURDUE), POR INTERMÉDIO DA USAID, DURANTE A DÉCADA DE 1960, FEZ PARTE DA ESTRATÉGIA NORTE-AMERICANA DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, COM VISTAS AO ESTABELECIMENTO DE REGIMES INTERNACIONAIS QUE DEVERIAM SUSTENTAR A ORDEM MUNDIAL APÓS A SEGUNDA GRANDE GUERRA. TAL COOPERAÇÃO RECEBEU RECURSOS DA ALIANÇA PARA O PROGRESSO E CONSISTIU, ALÉM DA APARELHAGEM DE LABORATÓRIOS, NO ENVIO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA OS ESTADOS UNIDOS E NA VINDA DE PROFESSORES NORTE-AMERICANOS PARA O BRASIL COM O INTUITO DE COOPERAREM NO ESFORÇO DO DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO E DA PESQUISA NAS UNIVERSIDADES SELECIONADAS.

METODOLOGIA:

FORAM REALIZADAS ANÁLISE DOCUMENTAL E ENTREVISTAS COM PESSOAS QUE, DE VÁRIAS FORMAS, ESTIVERAM LIGADAS ÀS AÇÕES DA USAID NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1960, EM ESPECIAL AO CASO DA COOPERAÇÃO TÉCNICA COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. O ESTUDO INCLUI ANÁLISE DA POLÍTICA EXTERNA NORTE-AMERICANA E DAS RELAÇÕES ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS, BEM COMO ANÁLISE DA PRODUÇÃO INTELECTUAL SOBRE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MUDANÇA SOCIAL CORRENTES NA ÉPOCA E NAS QUAIS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO ESTIVERAM BASEADAS, COM DESTAQUE PARA ROSTOW (1974) E SCHULTZ (1973).

RESULTADOS:

POR MEIO DA COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS BRASILEIRAS E NORTE-AMERICANAS FOI POSSÍVEL A CRIAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E DA PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS NAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA. NA UFRGS FORAM CRIADOS CURSOS DE MESTRADO (AGRONOMIA, ECONOMIA RURAL E SOCIOLOGIA RURAL) COM A AJUDA DE RECURSO MATERIAIS E HUMANOS PROVENIENTES DA USAID E DAS UNIVERSIDADES POR ELA SELECIONADAS PARA PRESTAR A ASSISTÊNCIA. O PRINCIPAL OBJETIVO VISADO PELA CRIAÇÃO DOS CURSOS ERA A QUALIFICAÇÃO DO PESSAL LOCAL, POIS NÃO HAVIA RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS PARA EMPREENDER A TAREFA DE CONHECER O SOLO E IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA NA REGIÃO. NESSA ÁREA NÃO SE PODE SIMPLESMENTE TRANSFERIR TÉCNICAS E VARIEDADES DE PLANTAS SEM O PRÉVIO CONHECIMENTO DAS CONDIÕES DE CULTIVO LOCAIS. EXEMPLO DESSE EMPREENDIMENTO FOI A OPERAÇÃO TATU, REALIZADA POR PROFESSORES E ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, SOB O PROGRAMA DA USAID.

CONCLUSÕES:

APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, OS ESTRATEGISTAS NORTE-AMERICANOS PERCEBERAM A LIGAÇÃO EXISTENTE ENTRE SUA SEGURANÇA ESTRATÉGICA E CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO ECONÔMICO E A ESTABILIDADE E CRESCIMENTO DA ECONOMIA INTERNACIONAL. PERCEBERAM TAMBÉM QUE A COOPERAÇÃO ECONÔMICA PODERIA DESEMPENHAR UM PAPEL TÃO DECISIVO QUANTO SUAS CAPACIDADES MILITARES. ASSIM SENDO, PROGRAMAS DE AJUDA ECONÔMICA COMO A ALIANÇA PARA O PROGRESSO FORAM INSTRUMENTOS PROPORCIONADOS PELOS ESTADOS UNIDOS PARA O ESTABELECIMENTO DA NOVA ORDEM MUNDIAL. DESSA FORMA, A COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS E NORTE-AMERICANAS, TAIS COMO NO CASO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS ESTIVERAM INSERIDAS NUM PROJETO MAIS AMPLO DE CRIAÇÃO DAS CONDIÇÕES PROPÍCIAS À IMPLANTAÇÃO DE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL.

 
Palavras-chave: COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS; USAID; CIÊNCIAS AGRÁRIAS.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006