IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
EDUCAÇÃO SUPERIOR E ENSINO A DISTÂNCIA: OS ALUNOS ESTÃO PREPARADOS?
Adriana Paula Borges 1
Silvia Maria Farani Costa 2
José Carlos dos Santos 3
(1. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE-USP; 2. Departamento de Tecnologia / Centro Universitário FIEO - UNIFIEO; 3. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP)
INTRODUÇÃO:

A educação on-line no Brasil começa a despertar o interesse das Instituições Superiores de Ensino e conquistar os alunos. Sua interferência pode ser notada por todas as dimensões e níveis de ensino. Existe uma série de fatores que devem ser levados em conta na hora de decidir pela mudança no paradigma educacional. O planejamento baseado na situação real é de grande importância para uma adaptação curricular significativa.

Este projeto tem como objetivo principal verificar a situação atual de conhecimento, por parte dos alunos do curso de Sistemas de Informação de uma Instituição de ensino superior privado localizada em São Paulo, no que diz respeito ao conceito de Educação a Distância, no intuito de identificar a real possibilidade de implantação de uma “nova” forma de ensino. Para embasar a pesquisa os alunos do curso de Sistemas de Informação responderam questionários colaborando com suas opiniões e vivências.

O objetivo geral foi verificar a real possibilidade de modificação da grade curricular e o nível de conhecimento e aceitação da EaD por parte dos alunos matriculados, na tentativa de contribuir para modificações do projeto pedagógico do curso, que já incluiria disciplinas com parte sendo oferecidas à distância.

No final deste projeto foi proposto um plano de ação para tornar possível a modificação da grade curricular envolvendo os alunos e professores nas discussões pertinentes ao papel de cada um, na tentativa de propiciar um ensino semi-presencial apoiado pela Internet.

METODOLOGIA:

Este trabalho busca, através do embasamento teórico e da pesquisa in loco, coletar dados para expor e discutir o cenário real que compõe a Instituição de Nível Superior, no que se refere às possibilidades de adaptação curricular. Esses apontamentos serão auxiliares na mudança do ensino de presencial para semi-presencial apoiado pela Educação à distância através da Internet.

Com o resultado desta pesquisa, espera-se contribuir para um processo de mudança de paradigma no ensino-aprendizagem presencial, oferecendo ao corpo docente e discente novas formas de abordagem didático-pedagógicas advindas, entre outros, da utilização de recursos telemáticos, tendo em vista a importância dessa relação (ensino-aprendizagem) e da melhor organização do conhecimento na era da informação.

Esta pesquisa foi empírica e exploratória. Para que fosse possível adquirir dados reais, os estudantes da Instituição foram convidados a participar, respondendo a um questionário. Com base nas respostas foram elaborados planos de ação para alcançar os objetivos estabelecidos para esta pesquisa.

Além dos questionários existem também entrevistas realizadas com os alunos envolvidos no processo com a finalidade de investigar nível de conhecimento quando às reais possibilidades de Educação à distância, bem como à mudança da cultura já existente na Instituição de ensino superior. O foco é explicitar a situação atual e delimitar ações para embasar a construção significativa do conhecimento apoiada pela tecnologia.

RESULTADOS:

Os alunos do curso de Sistemas de Informação se mostraram dispostos a participar da mudança no oferecimento das disciplinas. Eles são conscientes de que, para cursar as disciplinas nessa nova modalidade são necessários: planejamento, tanto por parte dos professores com relação aos conteúdos como por parte dos alunos que devem reservar parte do tempo para se dedicar às atividades e ao acompanhamento do curso; envolvimento dos professores e dos alunos, participando no que é possível para tornar o curso dinâmico e mais produtivo;  comprometimento e muita vontade de aprender.

Um fato surpreendente foi a mudança de postura dos alunos perante a responsabilidade de aprendizado. Mais de 40% acreditam que o aprendizado depende do aluno e da forma como o conteúdo é apresentado. Alguns (mais de 20%) acreditam que a aprendizagem depende exclusivamente do aluno e outros (20%)  acham que depende da integração entre aluno, professor/tutor e atividades a serem realizadas. Outros 20% atribuem a aprendizagem a outros fatores. Ressalta-se a importância das atividades colaborativas para a construção do conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem, tendo como papel fundamental o de facilitador, desempenhado pelo professor.

A mistura das várias teorias de ensino-aprendizagem mostra-se necessária e deve fazer parte da discussão que na capacitação dos professores para que cada um deles reflita e identifique as necessidades e especificidades de suas disciplinas quanto às teorias de aprendizagem.

CONCLUSÕES:

Baseando-se no resultado positivo dos questionários, foi possível estabelecer planos de ação. As primeiras ações: a) A definição de qual ambiente de EAD deve ser adotado; b) Quais disciplinas farão uso da EaD como ferramenta para disseminação de conhecimento, uma vez que já existe pré-disposição e interesse dos alunos em fazer parte desse novo paradigma de ensino. Não fazia parte desta proposta inicial o envolvimento direto aos professores, porém os mesmos se ofereceram para participar, demonstrando envolvimento prévio.

Sobre o ambiente foram destacados alguns pontos importantes como a utilização de um ambiente construtivista de aprendizagem, suportado pelo cooperativismo com suporte computacional, estruturado para intermediar a formação continuada e planejado a partir do reconhecimento das necessidades do aprendiz, implicando em um modelo para cada classe de alunos. Sobre o curso é possível destacar etapas de nivelamento em disciplinas fundamentais como português e matemática podendo ser oferecida também a disciplina de fundamentos de informática com ênfase na Internet como apoio aos alunos com pouca “intimidade” com esse modelo de aprendizagem.

Com essa iniciativa pretende-se minimizar os problemas na adaptação curricular, atendendo às exigências do MEC sobre EaD e capacitando e incentivando o corpo docente a fazer uso do ambiente de EaD atentando para as questões importantes: o aluno e seu aprendizado significativo.

 
Palavras-chave: Ensino Superior; Educação a distância; Aprendizagem.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006