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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica

PERFIL DO ALUNO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA

Marisa Livia Brançam de Freitas 1
Cláudio Natal Jarretta 1
Élcio Laiter 1
(1. UNIMAR - Universidade de Marília)
INTRODUÇÃO:

Segundo dados do INEP (INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA), de 2000; 67,07% (1 807 219) dos alunos estavam matriculados em IES (INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR) privadas, distribuídos em 85,08% (1004) dos estabelecimentos de ensino superior. Em 2004 temos 71,7% (2 985 405) dos alunos matriculados em 88,87% (1789), o que permite observar a diminuição do número de alunos matriculados por instituição privada. Ainda, tanto faculdades, centros universitários como universidades, podem observar uma mudança significativa no perfil sócio-econômico de seus alunos, que dependem cada vez mais de incentivos financeiros para manterem-se nos estudos. Passa a ser fundamental que as instituições particulares descubram suas vantagens competitivas, suas habilidades, recursos, competências, e, a partir destes conhecimentos, definam ações em função das tendências, principalmente regionais. Frente a este panorama, esta pesquisa teve como objetivo geral diagnosticar, para uma IES privada do oeste paulista, o perfil de seus estudantes quanto aos motivos pela escolha por esta universidade, os motivos que o fazem permanecer e aqueles que o fariam mudar de instituição, pois a mesma verificou a necessidade de rever e reorientar suas estratégias de conquista e manutenção destes clientes. Buscou-se, portanto, analisar seus pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças internas e externas, de maneira que estas informações possibilitassem a tomada de decisão administrativa estratégica institucional.

METODOLOGIA:

Durante a fase exploratória da pesquisa, estabelecemos contato com os diretores das diversas faculdades do campus. Foram utilizados neste momento, como instrumentos, o questionário, a entrevista não estruturada e reuniões, buscando informações sobre as necessidades da instituição e a visão que cada um destes membros tinha com relação ao comportamento do mercado educacional superior. Em seguida, utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, aplicado aos alunos. Quanto à aplicação deste questionário, a instituição optou pelo censo e não por uma amostra representativa da população. Tendo em vista haver cinqüenta e quatro opções de respostas, sendo sete dos dados cadastrais, quarenta e quatro das questões fechadas e, três das questões abertas, desenvolvemos um programa específico capaz de gerar o banco de dados e dar suporte às análises estatísticas. O trabalho de campo exigiu, ainda, a técnica da observação e a formulação de categorias para análise e interpretação dos resultados. Quanto aos fins, a pesquisa foi aplicada motivada pela necessidade de resolver um problema institucional; e quanto aos meios de investigação, classificou-se como estudo de caso. A abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa, sendo que o período de elaboração, coleta e análise dos dados deu-se entre os meses de março a maio de 2005.

RESULTADOS:

Entre os resultados verificou-se que o público alvo passou a ter predominância do sexo feminino, 60,4%; são jovens, sendo que 60,8% apontam uma idade entre 17 e 22 anos; e ainda, 91% residem na cidade e região, dependendo dos pais ou de financiamentos para concluir os estudos. Cerca de 46% dos alunos apontaram a infraestrutura do campus universitário como a principal opção para a escolha da IES, e 40%, como razão para permanecer nesta, demonstrando, assim, que hospital, laboratórios, equipamentos, instalações, e outros elementos/fatores ligados a sua estrutura física, são diferenciais nesta instituição. Dentre os motivos de sua permanência, questões ligadas ao ensino puderam ser observadas, sendo que 33% apontaram a qualificação dos professores, 32%, para o reconhecimento do curso pelo MEC, e 22%, a dedicação dos professores. Também, 59% dos alunos esperam ter melhores oportunidades de emprego após a conclusão do curso, o que demonstra a necessidade de conhecimento e crescimento profissional do estudante, frente à concorrência de mercado. Quanto aos motivos que poderiam provocar sua mudança, estas estavam ligadas diretamente à situação financeira, 51%, e ao custo elevado da mensalidade, 64%. Foram analisadas todas as questões no geral, e também separadas por faculdade, o que permitiu uma análise setorial e o estabelecimento de uma correlação entre as variáveis.

CONCLUSÕES:

Concluímos que os diferenciais de mercado, ou seja, os pontos fortes da instituição pesquisada estão fortemente relacionados com os motivos de escolha dos alunos por virem estudar na mesma, no caso, a infraestrutura, a localização e a qualificação dos docentes e, portanto, investimentos nestas áreas poderão trazer maior competitividade na conquista de novos clientes. Ficou evidenciado que os alunos desejam uma oportunidade de colocação no mercado, sendo indispensável que haja empenho das áreas competentes da IES na conquista de parcerias com empresas e entidades representativas, de forma a atender as expectativas destes. Quanto às razões que podem vir a contribuir para que o aluno migre para a concorrência, seriam o custo da mensalidade, sua situação financeira e as vantagens oferecidas por outras instituições. As conclusões deste estudo permitiram a elaboração de um projeto de marketing, sendo que as estratégias para atração de novos alunos foram implementadas já no vestibular de 2006. Permitiu ainda que a instituição analisasse as oportunidades e ameaças, e portanto, seu potencial de mercado na região em que atua.

 
Palavras-chave: perfil do aluno; IES (INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR) privada; vantagem competitiva.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006