IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE VERMINOSES NA CASA DA MENINA - MURIAÉ - MG

Marisia Muniz Alves de Aguiar 1
Cynthia Fochat Domiciano 1
Fernando Amaral de Calais 1
Lessandra Alves Nunes 1
Rodrigo Lourenço de Abreu Dias  1
Monica Irani de Gouvêia Belinelo 1, 2
(1. Faculdade de Minas - Muriaé; 2. Universidade Vale do Rio Verde, UNINCOR, Três Corações/MG)
INTRODUÇÃO:

A Obra Unida Casa da Menina da Sociedade de São Vicente de Paulo, é uma entidade filantrópica, fundada em 1961, com o intuito inicial de amparar meninas órfãs na faixa etária de 6 a 12 anos. Hoje, a instituição presta assistência a sessenta meninas de 2 a 15 anos, que permanecem lá de segunda-feira a sexta-feira, proporcionando apoio moral e religioso, fazendo-as se sentir pessoas com direito de viver como cidadãs honestas, fornecendo alimentação, medicamento, estudo, material escolar, tratamento odontológico, roupas e aulas de informática, sendo mantida por doações e voluntariado.

A presente pesquisa visou associar a motivação dos alunos dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Terapia Ocupacional da Faculdade de Minas, para o ensino e aprendizagem da disciplina de parasitologia com o desenvolvimento de um trabalho de extensão e de pesquisa às internas da casa.

Os alunos realizaram visitas ao local para conhecerem na prática o funcionamento de um alojamento conjunto de menores carentes, os hábitos de cada criança para a posterior adoção de medidas profiláticas visando a difusão da educação em saúde e a mudança de hábitos nutricionais e comportamentais. Os funcionários do estabelecimento também passaram pelo processo de análise parasitológica.

O exercício de visualização através de microscopia ótica de parasitos contidos nas amostras colhidas, torna os acadêmicos mais experientes na área e prontos a enfrentar o mercado de trabalho, além de proporcionar a otimização da saúde das moradoras da Casa.

METODOLOGIA:

Os acadêmicos foram subdivididos em dois grupos de trabalho: alguns dos cursos de Farmácia e Enfermagem responsabilizaram-se pelas análises laboratoriais de fezes e a emissão dos respectivos resultados; outros dos cursos de Farmácia e Terapia Ocupacional encarregaram-se de elaborar palestras educativas.

Primeiramente realizou-se uma reunião com a presidente da Instituição para o recolhimento de informações sobre as condições de moradia, alimentação e saneamento, assim como a coleta de dados tais como: nome completo, idade e endereço. 

Foram distribuídos coletores contendo solução conservadora de fezes, identificados, e o retorno foi marcado para o recolhimento do material distribuído. Os exames foram realizados pelos alunos no laboratório da FAMINAS sob orientação da pesquisadora.

A técnica adotada foi a de Hoffmann, Pons e Janer ou de Lutz (Sedimentação Espontânea). Os resultados foram emitidos em formulário próprio e assinados pela professora pesquisadora registrada no Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.

Os dados levantados foram estatisticamente analisados, correlacionando diversos parâmetros e serviram como norteadores para a realização da palestra educativa sobre saúde, saneamento básico, prevenção, sinais e sintomatologia das verminoses mais encontradas.

 

RESULTADOS:

Por tratar-se de uma instituição considerada pelos acadêmicos com condições higiênicas adequadas, os resultados obtidos foram surpreendentes: exatamente 50% dos exames obtiveram resultados negativos, em contra partida, 35% apresentaram resultado positivo para um tipo de verme, 12% portavam dois tipos diferentes de vermes e 3% obtiveram resultados positivos para quatro vermes diferentes. O protozoário <i>Entamoeba histolytica</i> foi o de maior incidência dentre os positivos, seguido da presença de <i>Giardia lamblia</i>; abaixo destes, foram encontrados em menor freqüência ovos de <i>Ascaris lumbricoides</i>,  <i>Trichiurus trichiura</i> e <i>Enterobius vermicularis</i> e larvas de <i>Strongiloides stercoralis</i>. Esses resultados não condizem com as condições higiênico-sanitárias observadas no local, porém podem ser reflexo do pequeno, todavia significativo contato das meninas com suas residências nos finais de semana, quando ficam sob a responsabilidade de seus pais, associado ao fato de serem crianças que possuem hábitos de brincar na terra e levarem a mão à boca constantemente, sendo, portanto, a faixa etária mais acometida por verminoses.

Entre os funcionários, 60% encontravam-se infectados com <i>Giardia lamblia</i> ou <i>Entamoeba histolytica</i>, os quais se constituem uma forma de manutenção da propagação de verminoses entre as habitantes da casa, uma vez que manipulam os seus alimentos e promovem o cuidado com roupas e banho.

CONCLUSÕES:

A realização de um estudo conjunto com graduandos de diversos cursos, promovendo a interdisciplinaridade entre Farmácia, Enfermagem e Terapia Ocupacional, constituiu-se numa oportunidade ímpar para o aprimoramento das relações sociais e pessoais entre os acadêmicos, além de proporcionar um benefício tanto para as moradoras da Casa da Menina quanto para seus funcionários, no que diz respeito à promoção da saúde.    

Os protozoários como as giárdias e amebas foram os mais detectados nos exames laboratoriais, tanto nas crianças quanto nos funcionários, fato que indica uma deficiência no saneamento básico e nas condições higiênico-sanitárias daquele local. Um agravante é o elevado percentual de resultados positivos oriundos de funcionários, constituindo-se, estes, uma fonte disseminadora destes vermes, uma vez que a maioria dos adultos é assintomática para estas helmintoses.

A compilação dos dados obtidos serviu para nortear a realização de palestras com fins profiláticos e educativos, utilizando meios de entretenimento como uso de fantoches e cartazes ilustrativos, respeitando a mentalidade do público-alvo.    

O convívio com realidades diferentes promoveu aos acadêmicos o espírito de solidariedade e a certeza de poder modificar situações adversas com pequenos atos, porém de grande significado e que culminam com o despertar científico e o engrandecimento humano.

Instituição de fomento: Faculdade de Minas - FAMINAS, Muriaé/MG
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Verminoses; Solidariedade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006