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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
EMPREENDEDORISMO E COMUNICAÇÃO: O PERFIL E A FORMAÇÃO EMPREENDEDORA DOS EGRESSOS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIJUÍ
Felipe Rigon Dorneles  1
Tiago Mainieri de Oliveira  2
(1. Aluno e bolsista FAPERGS - Departamento de Linguagem Arte e Comunicação - UNIJUÍ; 2. Professor e orientador - Departamento de Linguagem Arte e Comunicação - UNIJUÍ)
INTRODUÇÃO:
O empreendedorismo vem sendo recentemente introduzido no ambiente das universidades de maneira a estimular a formação de novos empreendedores. Inúmeros cursos de graduação de diferentes áreas têm inserido em seus currículos o tema do empreendedorismo. Nos cursos de comunicação, ainda são poucas as iniciativas que estimulam o perfil empreendedor dos alunos. O estudo tem como objetivo trazer a discussão sobre empreendedorismo, destacando a importância de características empreendedoras para formação de futuros profissionais comunicadores. Outro objetivo do trabalho é delinear o perfil e a formação empreendedora dos egressos do curso de Comunicação Social da Unijuí, a partir de uma pesquisa de campo.
METODOLOGIA:

Para fundamentação teórica, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre empreendedorismo, de maneira a permitir o entendimento das várias concepções e estudos sobre o tema (evolução do conceito de empreendedorismo). Com base na literatura, definiram-se também características essenciais à comunicadores-empreendedores. Além da revisão bibliográfica, considerou-se para o embasamento científico da pesquisa, o histórico do curso, o desenvolvimento do currículo e da proposta político-pedagógica do mesmo. Quanto ao estudo empírico, utilizou-se de uma pesquisa de campo que trouxe resultados da área de atuação, do perfil empreendedor e da formação acadêmica dos egressos do curso de Comunicação Social da Unijuí.

RESULTADOS:
Analisando o perfil empreendedor dos egressos, levantado a partir do estudo empírico, pode-se afirmar que, em geral, os ex-alunos apresentam características essenciais aos comunicadores-empreendedores. Os dados baseiam-se no perfil de um comunicador-empreendedor, conforme referencial teórico sobre empreendedorismo e categorias identificadas pela pesquisa de campo. Inúmeros fatores, como a experiência profissional, leituras sobre o tema, e cursos profissionalizantes, foram determinantes na formação empreendedora dos egressos. Portanto, não coube apenas a Universidade desenvolver este perfil. 
CONCLUSÕES:
Grande parte dos profissionais que deixam a universidade irão aperfeiçoar o perfil empreendedor somente quando entram no mercado de trabalho. Ao deparar-se com dificuldades, os profissionais procuram buscar novos conhecimentos para permanecer neste mercado. A partir do estudo, pode-se concluir que o curso de Comunicação Social da Unijuí auxiliou na formação de comunicadores-empreendedores. Acredita-se que o incremento do tema empreendedorismo nos currículos dos cursos de comunicação possa representar um diferencial na formação dos futuros profissionais da comunicação.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul –FAPERGS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: comunicação; perfil comunicador-empreendedor; formação empreendedora.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006